Salão Internacional do Automóvel retorna ao Distrito Anhembi apostando em carros elétricos

Sete anos depois, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo está de volta. Acontece entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, remodelado em 2025 para concorrer com outros palcos de exposições, em particular o SP Expo, sede das duas últimas edições do evento, em 2016 e 2018. A expectativa da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) – anfitriã da festa automotiva – é receber mais de um milhão de visitantes, número muito superior aos 742 mil registrados em 2018. O foco, como não poderia deixar de ser, é a eletrificação automotiva, mas os apaixonados por carros mais tradicionais, em especial os superesportivos, também terão seu amor correspondido no interior do Dream Lounge – como o nome indica, espaço dedicado a carros de sonho.
Dream Lounge
Uma das atrações mais aguardadas do Salão do Automóvel de São Paulo 2025, o Dream Lounge foi concebido como um espaço exclusivo para os amantes de veículos de alto desempenho e luxo, oferecendo a oportunidade de ver de perto modelos que normalmente são inacessíveis ao público em geral. Este espaço será assinado pelo Motorgrid Brasil, a maior comunidade de proprietários de supercarros da América Latina, que conta com mais de 4 mil membros e um acervo significativo de veículos de luxo e esportivos. Será um ambiente dedicado a supercarros (veículos de marcas renomadas conhecidos por sua performance e design), modelos de produção limitada (carros extremamente exclusivos, fabricados em pouquíssimas unidades no mundo) e veículos emblemáticos e raros (modelos que marcam a história automotiva por sua singularidade e valor). Mais de 70 carros deverão ser expostos, incluindo modelos de marcas como McLaren, Ferrari, Porsche, Lamborghini e Aston Martin. Eduardo Schkair Jr., CEO e fundador do Motorgrid Brasil, cita especificamente quatro modelos que estarão no espaço:
Pagani Huayra R
Inspirado no charme atemporal dos carros de Le Mans e do Campeonato Mundial de Carros Esportivos das décadas de 1960 e 1970, o Huayra R é um carro de corrida desenvolvido sem restrições de regras, com uma exceção: a segurança. Projetado para oferecer desempenho incomparável, o motor Pagani V12-R, naturalmente aspirado, gera 1.000 kgf de potência a 320 km/h, com um sofisticado sistema de aerodinâmica ativa que torna o hipercarro uma convergência entre engenharia de alto nível e refinamento estético – a expressão máxima da filosofia da Pagani Automobili. O design exclusivo dos coletores e as quatro icônicas ponteiras de escapamento tornam a melodia do motor inconfundível, semelhante à de um antigo monoposto de Fórmula 1. Um som tão envolvente que, em 2022, recebeu o título de “Melhor Ruído do Ano” pela BBC Top Gear.

FOTO: Divulgação
Bugatti Chiron
O Bugatti Chiron é o sucessor do Bugatti Veyron, produzido entre 2016 e 2024. É conhecido por seu desempenho extremo, luxo e exclusividade. Possui um motor W16 quadriturbo de 8.0 litros, capaz de gerar 1.500 cv e atingir velocidades de até 420 km/h. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,4 segundos. Uma unidade do Chiron chegou ao Brasil em 2024 e foi considerado o carro mais caro do país no ano passado, com preço estimado entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões.

FOTO: Divulgação
Pagani Utopia
O Pagani Utopia é um hipercarro italiano que chegou ao Brasil em 2025, tornando-se o carro mais caro do país, com valor estimado de R$ 60 milhões. O modelo, com apenas 99 unidades produzidas mundialmente, foi registrado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, pela Paito Motors. O Utopia é conhecido por sua sofisticação tecnológica e leveza, pesando apenas 1.280 kg, um número impressionante para um hipercarro com motor V12.

FOTO: Divulgação
LaFerrari
A LaFerrari é um superesportivo híbrido da Ferrari, produzido entre 2013 e 2016, com edição limitada a 499 unidades. O carro combina um motor V12 a gasolina com um sistema híbrido KERS, resultando em uma potência combinada de 963 cv. Foi o primeiro modelo híbrido da Ferrari e é reconhecido por seu design futurista e tecnologias avançadas.

FOTO: Divulgação
Os números do Salão do Automóvel deste ano são superlativos – ou, pelo menos, o são nas expectativas da organização. Estima-se que 15 mil veículos estarão em exposição, divididos em cinco pavilhões que ocuparão 64 mil m² de área. Ao longo dos nove dias do evento, estão planejados mais de 50 mil test drives. Espera-se alcançar mais de 800 mil seguidores nas redes sociais. O formato do Salão será mais dinâmico e interativo, inspirado em feiras internacionais como as de Pequim, Munique e Detroit, além da CES (feira de tecnologia de Las Vegas), com foco em tecnologia e produtos.
Para Igor Calvet, novo presidente da ANFAVEA, é essencial que a indústria tenha uma vitrine para apresentar suas novidades e tecnologias: “O evento é crucial para o setor automotivo brasileiro.” Nos anos em que o Salão não ocorreu (principalmente devido à pandemia da covid-19), a indústria recorreu a exibições menores para mostrar seus produtos, em especial o Festival Interlagos, que neste ano realizou sua terceira edição. Apesar de o local “cheirar a gasolina”, não é exatamente o ideal para a realização do maior evento automotivo da América Latina. Por isso, a insistência da ANFAVEA em retomar o projeto original, contando inclusive com apoio informal do presidente Lula, que pediu à entidade o retorno do Salão em 2024.

FOTO: Divulgação
O Salão retorna repaginado e atualizado com as tendências automotivas. “Será um novo formato, mais interativo e focado nas tendências de mobilidade. A ênfase está em veículos eletrificados (híbridos e elétricos), sustentabilidade, segurança e conectividade. Em 2040, cerca de 80% dos veículos emplacados no Brasil terão algum nível de eletrificação, e o Salão é uma oportunidade para mostrar essa transição”, afirma o dirigente.
Como em quase todos os eventos automotivos recentes, há ausências a serem lamentadas. Se, em 2018, não se exibiram as marcas francesas Peugeot e Citroën (hoje participantes do grupo Stellantis, que estará presente), em 2025 não participarão Mercedes, Volvo e Chevrolet.
A Porsche, até o fechamento desta matéria, não havia confirmado presença, mas ao menos um de seus modelos deverá ocupar espaço no Dream Lounge. Até o final de julho, as marcas confirmadas são: Citroën, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Peugeot, RAM, Renault, Toyota, Lexus, BYD, Denza, Kia, Leapmotor e Lecar.

FOTO: Divulgação
Novidades no Salão
Todo Salão do Automóvel apresenta as principais novidades das montadoras em atividade no país, e na edição 2025 não será diferente. Embora poucas empresas tenham confirmado suas atrações principais, já é possível antecipar alguns destaques: Fiat Titano com novo motor turbodiesel, Honda WR-V (que retorna), novos HR-V e Civic, GAC Motor e Geely com seus SUVs e elétricos, BMW X3 híbrido (leve e plug-in), Chevrolet Tracker híbrido, Lexus RZ (primeiro SUV elétrico da marca no Brasil), Peugeot 208 e 2008 Hybrid e o retorno do Kia Sorento a diesel. Além dos citados BMW X3 híbrido e Lexus RZ, o segmento de carros de luxo destacará os seguintes modelos:
Novo BMW Série 2 Gran Coupé
Com linhas atraentes e estilosas, o novo BMW Série 2 Gran Coupé está disponível nas versões BMW M235 xDrive e BMW 220 M Sport, tem até 317 cv de potência e amplia o portfólio de modelos M Performance no país. Na versão esportiva, o BMW M235 xDrive é equipado com um motor de quatro cilindros TwinPower Turbo de 317 cv e 400 Nm de torque. A transmissão Steptronic tem 7 velocidades e dupla embreagem. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Já o BMW 220 usa um motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), de quatro cilindros em linha, que gera 204 cv e 300 Nm de torque. O câmbio é o Steptronic de 7 marchas. Com esse conjunto, a versão 220 M Sport acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h.

FOTO: Divulgação
Audi: Q6 e-tron Sportback
SUV cupê elétrico que combina o design elegante de um cupê com a praticidade e altura de um SUV, oferecendo uma experiência de condução com foco em desempenho e tecnologia. É o primeiro modelo da Audi baseado na Plataforma Elétrica Premium (PPE) e se destaca pela autonomia, carregamento rápido e design inovador. Equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Q6 e-tron oferece tração integral (quattro). A bateria de 100 kWh proporciona até 656 km de autonomia (ciclo WLTP). O carregamento rápido permite recuperar até 255 km em apenas 10 minutos em estações HPC (High Power Charging).

FOTO: Divulgação
BYD Denza B5
SUV híbrido plug-in de luxo lançado no Brasil em 2025 pela Denza, divisão premium da BYD. Também conhecido como Bao 5 na China, combina um motor a gasolina 1.5 turbo com dois motores elétricos, resultando em 686 cv de potência combinada e 77,5 kgfm de torque. O Denza B5 se destaca por seu design robusto, inspirado no Land Rover Defender, e por sua tecnologia avançada, incluindo três telas digitais e um sistema de suspensão adaptativa DiSus.

FOTO: Divulgação
Foco na mobilidade eletrificada
Apesar de reforçar o foco do evento na eletrificação, o presidente da ANFAVEA tem demonstrado preocupação com o crescimento de alguns dos maiores players do segmento de veículos elétricos – hoje, 8% do mercado automotivo é dominado por modelos com algum tipo de eletrificação, muitos deles de marcas chinesas importadas. “Estamos preocupados com o aumento das importações, especialmente de veículos elétricos e híbridos da China. É necessário que a indústria nacional se adapte e seja competitiva. Somos contra propostas que não geram valor agregado nacional ou empregos”, afirma. Por sua vez, vivendo um momento de crescimento exponencial do segmento de veículos elétricos, Ricardo Bastos, presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), reafirma a importância do evento para seu setor.
“O Salão do Automóvel de 2025 será uma vitrine crucial para a eletrificação do setor automotivo no Brasil. Temos um crescimento sustentável e acelerado do mercado de veículos elétricos e híbridos no país, onde o consumidor já tem acesso a diversas opções (híbridos, híbridos plugin e elétricos puros) e escolhe o veículo com base em suas necessidades”, afirma. “O evento deve ter um foco intenso em tecnologia e produtos, mostrando as inovações que a indústria automotiva brasileira e as empresas associadas à ABVE estão trazendo para o mercado. Isso inclui não apenas os veículos em si, mas também as soluções de carregamento, infraestrutura e outros avanços tecnológicos”, completa.
____________
POR Pedro Damian
FOTOS: Divulgação