Como mamãe de primeira viagem e gravidinha de 5 meses, digo que sim! Descobri minha gravidez por um desejo súbito e incontrolável de misto quente de padaria, você acredita?
Dois dias antes de fazer o teste de farmácia e receber o tão esperado positivo, acordei às 5 da manhã (o que não é de costume) e despertei meu marido com uma empolgação sem igual, pois eu precisava comer misto quente de padaria feito na chapa. Ele simplesmente me olhou, me chamou de doidinha e voltou a dormir.
Não pensei duas vezes, me troquei e fui para a padaria da esquina comer meu misto. Achei aquele desejo incontrolável que me tirou da cama tão cedo bem estranho, já que normalmente eu não tomo café da manhã. No dia seguinte, fui ao mercado e o cheiro do corredor de congelados me deu ânsia. Quando juntei o desejo de misto e o enjoo, já sabia que estava grávida. Só comprei o teste para confirmar e graças a Deus veio o tão esperado positivo.
Outra coisa que senti nas primeiras semanas ,e que são cientificamente comprovadas por mudanças hormonais, são os superpoderes de olfato e paladar. Eu, como chef confeiteira, considero ter um paladar muito sensível e aguçado, mas estar grávida elevou meus sentidos ao extremo. Ando na rua e sinto absolutamente todos os cheiros que passam por mim: os bons e os ruins … No restaurante, já senti o cheiro do vinagre da salada da outra mesa.
Ter muita vontade de comer carnes e frutas como se o corpo pedisse todos os nutrientes que a natureza pode dar. No caso, estou fazendo a dieta divina, como tudo que Deus fez. Legumes, verduras, muitas frutas, carne e o mínimo possível de produtos industrializados.
O desejo mais louco que tive até agora, foi comer maionese pura de colher, mas para não ficar tão estranho passei no biscoito de polvilho. Pesquisando um pouco sobre o assunto, descobri que existem os desejos de cunho emocional, hormonal e fisiológico. Quando a gestante está com deficiência de ferro por exemplo, ela vai ter desejos mais estranhos de comer alimentos mais terrosos ou carne vermelha. Existem relatos de grávidas que sentem vontade de comer tijolo, imagina só. Desejos que vêm do emocional trazem vontade de comer algo mais afetivo, mas que envolva alguém trazer para ela: como acordar o marido as 5 da manhã para comer misto quente…
Seja lá qual for a razão do desejo, o importante é que a gravidinha satisfaça todas as suas vontades e aproveite esse momento único para dar mais sabor a vida! E claro para o filho não nascer com cara de nenhuma comida…
_______
FOTO: Adobe Stock (misto quente) e Acervo pessoal