Pulso High-tech
A lendária fabricante de relógios suíços Tag Heuer, em associação com Google e Intel, apresentou em Nova York o relógio inteligente Connected. Juntas, essas empresas desenvolveram um produto que combina o máximo de inovação, criatividade e design do Vale do Silício, na Califórnia, com a excelência e precisão do Vale do Relógio, em La Chaux-de-Fonds, na Suíça.
Por: Luciano Garcia, de Nova York
Para reforçar seu DNA de relógio, pela primeira vez a TAG Heuer desenvolveu três mostradores digitais, que apresentam o design inconfundível da Coleção Carrera, incluindo ponteiros, indicadores, contadores, display de data e minuteria. A tela é de cristal de safira, sensível ao toque. O relógio é totalmente à prova d’água.
A qualidade dos relógios suíços é reconhecida mundialmente. Há mais de 150 anos, a Tag Heuer desenvolve e fabrica elegantes relógios esportivos, incluindo alguns dos cronógrafos mais pre-cisos já produzidos. Quando essa qualidade é aliada à tecnologia criativa e ao poder de três empresas líderes em seus segmentos, podemos esperar uma verdadeira revolução tecnológica.
Paixão por desafios
As parcerias de longa data cultivadas pela Tag Heuer com o automobilismo e os atletas de alto rendimento associaram o trabalho da fabricante suíça com a paixão pelo desafio e risco. O lançamento de um relógio inteligente segue essa tradição. O smartwatch Connected foi apresentado à imprensa mundial em uma conferência na icônica Torre LVMH, na Sexta Avenida, em Nova York, e contou com a presença de Bernard Arnault, CEO do conglomerado LVMH. Go’Where Luxo foi a única publicação brasileira presente nessa avant-première. O lançamento aconteceu poucos meses após a Apple lançar a sua própria linha de smartwatches, incluindo uma edição de luxo, feita de ouro 18 quilates.
O esforço signifi ca uma nova era de colaboração entre os relojoeiros suíços e as gigantes do Vale do Silício, reunindo a especialização de cada empresa na fabricação de relógios de luxo, software e hardware. O mercado global de smartwatches pode subir dos atuais 4 milhões e meio para mais de 28 milhões de unidades em pouco tempo.
Modernidade, mas sem perder a tradição
A identidade da marca está intimamente ligada aos princípios anticonformistas de seu fundador, Edouard Heuer. Seu slogan, “Dontcrackunderpressure”, é muito mais do que uma fi gura de linguagem: é um estado de espírito. Segundo o animadíssimo Jean-Claude Biver, CEO da Tag Heuer, o Connected mantém a tradição secular da marca e vai além: “Nós estamos incrivel-mente orgulhosos por lançar o primeiro relógio conectado, que carrega mais de 150 anos de história, ao mesmo tempo em que está fortemente concentrado no futuro.” Não foi por acaso que a associação com a Google tenha acontecido naturalmente. As inovações da Google em serviços de busca na web e publi-cidade têm feito da empresa um case imbatível na internet e sua marca uma das mais reconhecidas no planeta. O software Android Wear permite que os usuários se comuniquem através de texto, usem a tecnologia de voz da Google e utilizem medições de condicionamento e outras tecnologias que podem ser baixadas a partir da store online da empresa. Já a Intel continua como a líder mundial de inovações em computação. A empresa projeta e constrói as tecnologias essenciais que servem como base para dispositivos de computação. O CEO da Intel, Brian Krzanich ressalta: “Criamos um produto bonito, inteligente e funcional, que harmoniza a mais recente inovação de com-putação com a experiência secular da relojoaria, estética atemporal e qualidade suprema.”
DNA de relógio
Mas o TAG Heuer Connected é um relógio: os ponteiros digitais e os índices permanecem visíveis sempre. Com 46 mm de diâmetro, o design do smartwatch é o de um cronógrafo, com caixa, parte traseira e saliências feitas de titânio grau 2, material sofisticado que assegura mais leveza e resistência a impactos do que aço ou ouro. Completado por uma pulseira de borracha texturizada, a peça carrega elegância, características e níveis de acaba-mento esperados de um relógio high-end. O relógio também pode ser facilmente sincronizado com um telefone Android 4.3+ or iOS 8.2+.
Vem com aplicativos customizados e exclusivos: Insiders (estilo de vida), Golfshot Pro (golfe), RaceChrono Pro (automobilismo) e Viewrangers (rotas). Também estão disponíveis streaming de áudio, Bluetooth e Wi-Fi, além de toda a gama de recursos oferecida pelo sistema operacional Android Wear. O Connected já está disponível para venda no site tagheuer.com, em mais de cem lojas-marca e em 150 revendedores no mundo. O preço está fi xado em US$ 1.500.
Corrida contra o tempo
Conversamos com Jean-Claude Biver, CEO global da Tag Heuer e presidente da divisão de relógios do grupo LVMH.
GW: Como foi reunir três empresas, numa joint-venture inédita?
JC: O desafio foi desenvolver o Connected em tempo recorde. Foram apenas 15 meses entre os esboços do relógio até seu lançamento. E o melhor: os relógios já estão à venda nas lojas! Essa corrida contra o tempo foi a maior dificuldade que tivemos. Mas a diferença entre o nosso relógio Connected e o relógio Apple é muito importante. Aquele é chamado de “maçã”… e este é chamado Tag Heuer!
GW: Esse novo relógio pode transformar a vida das pessoas?
JC: É um relógio que permite monitorar exercícios diários e batimentos cardíacos. Por isso ele pode transformar sua vida. Na Alemanha existem algumas companhias de seguro que reduzem o valor das apólices se você estiver usando um relógio inteligente, pois os resultados podem ser monitorados constantemente.