Porsche Cup torna realidade o sonho de correr ao lado de pilotos profissionais
Existe no Brasil uma competição denominada Porsche GT3 Cup Challenge que, além dos profissionais, permite o acesso de amadores, geralmente empresários e altos executivos, que disputam uma temporada anual de sete provas no Brasil e duas em Portugal. O campeonato é inspirado nos que acontecem no exterior, mas com uma filosofia brasileira: todos os carros participantes são iguais, cuidados por uma única equipe técnica da organizadora, a Dener Motorsport. Ou seja, todos entram na pista em igualdade de condições e podem provar para si mesmos que tem o gosto pela velocidade, a adrenalina nas veias e a habilidade para controlar uma máquina de corrida para chegar ao pódio.
A PorscheGT3 Cup Challenge é disputada em duas modalidades: Sprint e Endurance. A primeira é pura velocidade. Os pilotos têm 25 minutos de pista livre. Ganha a volta mais rápida. A segunda é como uma prova tradicional: são 48 voltas ou três horas de corrida, com três pit stops para reabastecimento e troca de pneus e ganha quem chegar na frente. Para entrar nesse “clube”, cada participante desembolsa uma bela quantia. Os valores variam muito, pois cada piloto pode correr uma ou mais provas ou toda temporada e ainda por cima trazer um patrocinador pessoal, que minimiza os custos.
Quem nunca pilotou um carro veloz não precisa temer. A organizadora oferece um curso para os iniciantes irem se adaptando. Um instrutor profissional assume o volante nos primeiros treinos e depois passa para o banco do carona para ir ensinando como pilotar um Porsche de competição. “Cada um tem um timing diferente. Quando o piloto está bem apto, a gente libera ele para correr sozinho”, explica Rafael Suzuki, piloto da Stock Car que trabalha como instrutor da categoria. Segundo ele, os executivos e empresários que se aventuram na categoria não demoram a “pegar o jeito”. “A gente passa a parte teórica e um pouco da prática, mas eles logo demonstram seu estilo de pilotagem. Uns gostam mais da velocidade, de dar tudo numa volta, outros da regularidade da corrida. Assim a gente pode lapidar para cada um entrar na categoria certa”, afirma.
Quem compete garante que a experiência é incrível e vale cada centavo investido. “Eu comecei andando de kart. Mas um dia fiz um track day em Interlagos e não deu mais para segurar. É sensacional!”, garante o advogado Lucas Salles.
Brasil na pole position
A Porsche GT3 Cup Challenge brasileira é realmente um sucesso. Tanto que em 2020 completa 15 anos com números impressionantes. A Porsche Motorsport, que cuida oficialmente das corridas em que a montadora alemã se envolve, sanciona 21 campeonatos oficiais pelo mundo. O do Brasil é o maior em número de competidores e o único no qual a organizadora fornece todos os carros e toda a equipe de apoio. Os pilotos competem com carros de motorização 3.8 e 4.0 litros, divididos nas classes Carrera Cup e GT3 Cup. E para coroar tudo isso há 14 anos a prova final da categoria é disputada na preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos. E desde 2011 a categoria vai a Portugal, uma das provas mais concorridas entre os pilotos.
Nesses 14 anos, já foram promovidas 336 corridas em 120 etapas envolvendo mais de 250 pilotos em 12 circuitos em quatro países diferentes. Os campeonatos de Sprint e Endurance têm transmissão no SPORTV. São 2,7 milhões de espectadores/ano, atingindo um retorno de mídia de R$ 285,4 milhões. Nas mídias digitais, o alcance chega a 11 milhões de seguidores e nas arquibancadas a média de público é de 10 mil pessoas por prova.
A Porsche GT3 Cup Challenge também é um grande business para a organizadora. Fora a arrecadação advinda dos pilotos e patrocinadores, ela oferece ao mercado publicitário diversas opções de exposição de marca, tanto nos carros quanto nos autódromos. “É uma ótima forma de aproximar marcas a consumidores alinhados ao universo do automobilismo, da velocidade, da competição, dos carros de luxo e, claro, da Porsche”, afirma Regina Franzé, gerente de marketing e eventos. Segundo ela, é possível customizar ao máximo os eventos e ações promocionais, como agregar visitação de boxes; fechar um lounge para convidados VIPs; promover lançamento de produtos; coquetéis com pilotos, etc. “Associar a marca a uma competição de Porsche de corrida é algo único que produz um efeito fantástico. Quem participa sai encantado e nunca vai esquecer essa experiência.”
Por Leonardo Millen
Foto: Divulgação