Ótica Ventura celebra 30 anos com novo conceito de loja

Desde a sua abertura em 1988, a Ventura mantém uma tradição jovem e descontraída com atendimento personalizado e exposição dos produtos de maneira acessível, sempre buscando inovação para esse universo dos óculos. Para celebrar os 30 anos da marca, a arquiteta Julia Junqueira, que já era cliente da Ótica, foi convidada por Felipe Ventura, que assumiu a gestão da marca, para repaginar a loja, preservando suas características de vanguarda e trazendo um conceito mais moderno em um projeto que desse valor a cada peça feita à mão.
30 anos de Ótica Ventura: o que muda na exposição dos óculos?
A exposição dos óculos no novo conceito da marca é mais limpa e certeira. Nos preocupamos em valorizá-los ao máximo e torná-los os protagonistas, como deve ser. Com a ajuda da arquitetura, as cores, texturas e transparências dos óculos ficam muito mais em evidência agora.
O que foi considerado para o projeto da nova loja? Alguma estética desses 30 anos foi preservada?
A Ótica Ventura tem uma tradição muito grande em atendimento que chama a atenção dos clientes. Eu não podia perder esta característica tão importante que faz deles referência no Brasil. Me preocupei em manter o ambiente acolhedor e confortável de sempre, porém investindo em um conceito mais atual.
Sempre com marcas internacionais exclusivas, a loja precisava de um espaço novo para ressaltar os modelos que mais parecem uma joia – por isso criei um nicho em porcelanato italiano para dar destaque nas peças
Além disso, mantive e dei uma cara nova para alguns móveis e objetos já existentes na antiga loja.
Em que se inspirou?
Sem dúvida minha inspiração foi a própria história da Ótica Ventura, onde tradição, inovação e estilo sempre andaram juntas. A Ventura, mesmo com 30 anos no mercado traz desde sempre um conceito inovador.
Quais materiais utilizados?
Os principais materiais utilizados foram madeira freijó, revestindo algumas paredes em painel ripado e mobiliário em folha lisa, porcelanato no balcão caixa e nicho, couro nas portas e resina para alguns mobiliários. Além dos materiais, os detalhes fazem toda a diferença no layout. Por isso, busquei uma arquitetura intimista. No hall de entrada, por exemplo, o cliente se sente atraído para entrar. Ele visualiza todos os óculos numa parede clean branca, onde busquei valorizar o design e as cores das armações.
Algum ponto que mais se destacou?
Eu destacaria a Sala Ventura, que de maneira geral foi o ambiente que mais se transformou e chama atenção dentro da loja. Dentro desta sala podemos ver tradição, com a criação de uma linha do tempo, onde serão apresentados alguns dos óculos que marcaram a história da Ventura, e também inovação e tecnologia, com o display “Ventura Experience” – onde o cliente pode personalizar e escolher cada detalhe dos seus óculos. Habilidade para inovar é um dos pilares da loja. Aliás, isso move os Ventura (e é ótimo!), pois traz vida nova aos negócios. É maravilhoso trabalhar com clientes assim: o projeto flui e o resultado surpreende a todos.