Os novos passos de Sarah Chofakian
Designer de sapatos e diretora criativa da marca que leva seu nome, Sarah Chofakian, que atua na área há mais de 20 anos, não para de se reinventar. Além dos calçados e acessórios de couro, lançou o primeiro perfume da grife no início do ano e acaba de inaugurar o laboratório criativo ArtLab.
Por: Cibele Carbone
GW: Você é psicanalista por formação, mas acabou virando designer de sapatos. De onde vem essa paixão?
SC: Nasci praticamente dentro de uma loja. Com raízes armênias, meus avós paternos vieram para o Brasil em busca de oportunidades quando tiveram seu país invadido. Aprendi com eles como fundar e cuidar muito bem de um negócio. Já na época, os armênios trabalhavam em especial com couro e calçados, e minha família, dedicada ao comércio. Nessa trajetória, tive a possibilidade de aprender a cada dia, e aí nasceu minha paixão por sapatos.
GW: De que maneira a experiência como psicanalista te ajuda nessa carreira?
SC: Sempre me interessei pela psicanálise, isso me fascina e me ajudou significativamente a lidar e entender o ser humano – o que foi um diferencial no desenvolvi-mento da minha carreira no universo da moda, onde sempre procurei entender cada cliente e o que ela deseja ao buscar por um sapato exclusivo e feito à mão.
GW: Dá para conhecer uma pessoa através do estilo do seu sapato?
SC: Sim, os sapatos mostram bem a personalidade de quem os calça. Você consegue facilmente perceber se ela opta por passos seguros, fortes, estruturados, ou passos mais delicados, femininos; ou, ainda, passos racionais e precisos. O sapato é um link entre a personalidade de quem os veste e seu dia a dia.
GW: Sua grife já tem 21 anos. Ainda é a responsável pela criação dos sapatos?
SC: Sou a diretora criativa desde que fundei a marca. Tenho um time criativo com duas pessoas, mas todas as amostras passam pela minha mão: acompanho cada etapa – criação do tema, desenhos, pilotagens, ajustes, cartela de cores, e tudo que faz parte do processo até o produto final. Inclusive, eu provo cada um dos modelos para assegurar que vestem bem e para entender como usá-los.
GW: Quando cria um produto novo, ainda sente a mesma emoção do começo?
vSempre! Cada criação, cada novo mo-delo construído desperta em mim a mesma emoção dos primeiros pares que levaram minha assinatura, ainda mais quando os vejo vestidos por mulheres que representam a essência da marca.
GW: Quanto tempo leva para um sapato fi car pronto, da criação até o produto final?
SC: Como nosso processo é bastante minucioso e artesanal, desde a concepção, um produto leva, em média, 5 meses para ficar pronto – e isso quando não há contratempos.
GW: Você acabou de lançar o primeiro perfume da marca. Por que resolveu entrar na área de perfumaria?
SC: Estou em um momento de vida em que dou muita importância para as sensações, e isso está totalmente ligado aos sentidos biológicos, como olfato. Busco sempre sensações agradáveis que me proporcionem experiências. E foi assim que surgiu o desejo de traduzir a essência da mulher Sarah Chofakian em uma fragrância agradável e com personalidade, que vai ao encontro do estilo da mulher exigente que usa nossos sapatos.
GW: Seus sapatos têm um DNA bem marcante. O perfume também tem uma identidade forte?
SC: Tem, é um aroma com personalidade e que está no limite entre o masculino e o feminino. Com notas de figo e toques delicados do óleo essencial de vetivert, a fragrância apresenta notas cítricas em corpo de lavanda e flores, combinação que resulta em um aroma leve e fresco.
GW: Foi difícil traduzir a essência da marca para a fragrância?
SC: O processo foi longo e feito com muito cuidado. Em conjunto com a perfumista Fátima Farkas, fiquei quase dois anos estudando as fragrâncias, as opções que me agradavam e que vinham ao encontro do DNA da marca. Chegamos a um equilíbrio com uma mistura certa entre duas fragrâncias, figos e vetivert, que me encantou profundamente! Ao senti-la, fiquei extremamente feliz com o resultado. Ele me leva a sensações e memórias agradáveis.
GW: Você acabou de inaugurar o ArtLab. O que é isso, é uma espécie de QG da grife misturado com showroom?
SC: Ele é laboratório criativo projetado para traduzir a essência da marca, em seu novo momento, após 20 anos de trajetória. No andar de cima, onde fico com a equipe criativa, damos vida a novas coleções. No térreo, um arco de entrada transporta o visitante ao universo Sarah Chofakian: um ambiente íntimo, onde as coleções permanentes são ex-postas ao lado de criações sazonais e experimentos. Os clientes e visitantes são bem-vindos durante todo ano, seja para conhecer o espaço ou para ter uma experiência de compra diferenciada: conhecendo a mim e minha equipe, e entendendo as etapas do processo de criação. Quero ter contato com meu consumidor e contar para ele a minha história, como eu cheguei até aqui, e o quanto ele me ajudou nesse caminho.
GW: Sua rotina deve ser bem agitada. Como é o seu dia a dia?
SC: O tempo, hoje, é a coisa mais preciosa do meu dia a dia. Tenho sempre muito mais coisas que devo e gostaria de fazer do que o tempo realmente suporta. No entanto, cada vez mais, estou aprendendo a me organizar e selecionar as prioridades. Divido minha agenda em trabalho, lazer, leituras, esporte, família, amigos, viagens, pesquisas, novidades, e algumas vezes o mais desafiador, é me dar o direito de ter um tempo ocioso! Mas uma coisa ajuda muito, tento sem-pre conciliar 2 ou 3 dessas prioridades.
GW: Em algum momento consegue se desligar do trabalho ou respira “sapatos” 24 horas por dia?
SC: Pratico meditação, e esse é o momento em que consigo esvaziar a mente e me desligar de todos os pensamentos.
GW: E como recarrega a energia?
SC: Fazendo todas essas atividades, recarrego e descarrego as energias ao mesmo tempo! (risos). Acredito que tudo depende apenas de uma “chavezinha” chamada prazer. Sempre que faço todas essas coisas com prazer e paixão, apesar do ritmo intenso, recarrego as energias para o meu dia a dia.