Novo executivo da Volvo
A Volvo acaba de lançar o sedã S90 que inaugura um novo padrão de luxo e sofisticação no segmento premium para o mercado de executivos
A Volvo acaba de lançar no mercado europeu o S90 um sedã que visa atingir os executivos com um novo padrão de luxo e sofisticação para brigar forte no segmento dos sedãs Premium dominado pela BMW, Mercedes e Audi. Diferentemente do conservadorismo dos lançamentos dessa categoria, o S90 é equipado uma série uma série de novas tecnologias para rodar aplicativos e um modelo até com motor híbrido, ou seja, uma evolução sem precedentes na história da Volvo.
“Com o lançamento do XC90 deixamos clara nossa intenção. Os US$ 11 bilhões de investimento nos últimos cinco anos nos ajudaram não apenas a reimaginar o que a Volvo poderia ser, como cumprir nossa promessa de recriar uma marca absolutamente relevante”, afirma o presidente e CEO do Volvo Car Group, Håkan Samuelsson.
Para quem ficou curioso sobre as inovações tecnológicas, podemos adiantar que o novo S90 vem com um avançado recurso de assistente de direção, o Pilot Assist. Esse sistema contribui com uma direção suave, que mantém o carro corretamente alinhado nas faixas da pista na estrada a velocidades de até 130 km/h sem a necessidade de seguir outro veículo. O Pilot Assist é mais um ensaio para um modelo autônomo completo – uma área-chave de inovação para a Volvo.
O S90 também introduz, pela primeira vez no mundo, o City Safety, um sistema capaz de detectar animais de grande porte, de noite ou de dia. A tecnologia oferece um aviso intuitivo e suporte à frenagem para ajudar a evitar uma colisão. “O S90 é um grande passo em termos de dinâmica de condução e desempenho. Repensamos completamente a dirigibilidade do modelo a partir do zero para proporcionar uma sensação de precisão, envolvendo controle e conforto”, ressalta o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Car Groupe, Peter Mertens.
O S90 virá montado sob a carroceria do XC90, o SUV de sucesso incontestável da marca. O sedã também compartilha com o SUV o leque de motores de 2 litros. As opções a gasolina T5 e T6, por exemplo, entregam 254 cv e 320 cv respectivamente. Já a T8, versão top de linha, combina o motor 2.0 a gasolina a um motor elétrico para gerar 407 cv.
Por dentro, o S90 é um dos mais luxuosos do segmento, com revestimentos em couro e em madeira, com um sistema de entretenimento de última geração. “Além de um visual que inspira liderança e confiança, no interior levamos o S90 para outro nível, oferecendo uma experiência de luxo em prol do conforto e do controle”, diz Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design da Volvo Car Groupe.
A Volvo já confirmou que trará o S90 para o Brasil no primeiro semestre do ano que vem. O modelo chega para brigar em um segmento muito restrito e diferenciado, no qual o Mercedes Classe E e o BMW Série 5, por exemplo, estão consolidados. A meta da Volvo é conquistar ao menos 10% desse segmento com a venda de 100 unidades por ano. Mais ainda, aposta no encanto único do modelo top, o S90 T8, um sedã executivo híbrido de altíssimo luxo e sofisticação que deverá custar por volta de R$ 400 mil.