Medicina preventiva: saudável por inteiro
A medicina evoluiu muito nos últimos anos. Mas o que falta ainda evoluir são as pessoas que, geralmente, só procuram um médico quando sentem algum problema ou para tratar de uma enfermidade já instalada. No entanto, o Dr. Daniel Lerario aliou sua expertise em endocrinologia, principalmente no tratamento do diabetes e da obesidade, com conhecimentos dos seus cursos de mestrado, doutorado e outros no exterior e de ter dirigido a unidade de medicina preventiva do Hospital Albert Einstein, para empreender uma mudança de paradigma. Ele montou uma clínica que leva seu nome com um grupo de médicos com excelente formação profissional focados em tratar as pessoas como um todo, mesmo antes dos problemas se manifestarem.
Combinar as mais avançadas tecnologias e expertises em endocrinologia, nutrição, fisiatria, dermatologia, acupuntura, psiquiatria e vacinação para oferecer um atendimento diferenciado e personalizado.
Segundo Lerario, a prevenção em saúde é dividida em três níveis. Na primeira consulta é feita uma entrevista extremamente detalhada para identificar em qual nível a pessoa está, para ser traçada uma estratégia de prevenção ideal. “A prevenção primária é quando a pessoa não tem nada alterado, mas ainda tomamos medidas como, por exemplo, vacinação ou recomendação de atividade física para evitar a obesidade. A prevenção secundária envolve a detecção de problemas de saúde, mudando assim o curso natural de uma doença que evoluiria sem a pessoa perceber, como, por exemplo, quando o check-up identifica um câncer em fase inicial, daí o tratamento costuma ser mais brando e eficaz. E a prevenção terciária visa evitar complicações ou incapacitação que uma doença já instalada pode ocasionar. A detecção precoce de complicações do diabetes (renal, ocular, etc.), por exemplo, nos permite tomar ações que evitem a progressão”, explica.
Para Lerario, o stress da vida moderna tem afetado significativamente a saúde das pessoas, ainda mais em tempos de pandemia, quando muitas ficaram reclusas e pararam de se cuidar. “Inúmeros diagnósticos podem estar deixando de ser feitos com esse tipo de atitude”, afirma. O médico adverte ainda que saúde não é apenas ausência de doença. “A clínica cuida tanto da parte física quanto da mental. Com tantas demandas, quem tem mais de 40 anos precisa saber se está tudo bem. Mas atendo aqui também jovens interessados em cuidar da saúde e evitar surpresas. A medicina preventiva é o futuro, e a nossa clínica é uma referência para muitos que buscam uma vida saudável.”
Clínica Daniel Lerario
Responsável médico: Daniel Lerario – CRM 78141
R. Lima Barros, 143 – Jd. Paulista – São Paulo
Tel.: (11) 3051 7260
@clinicadaniellerario
/clinicadaniellerario
daniellerario.com.br