Made in Brazil
 
									Depois de sete anos, desde que se iniciou projeto, finalmente chega ao mercado brasileiro o superesportivo Doni Rosset.
Por: Malu Bonetto
 Em 2008, William Rosset resolveu criar um superesportivo nacional para homenagear seu pai.
Em 2008, William Rosset resolveu criar um superesportivo nacional para homenagear seu pai.
Reuniu, então, uma equipe brasileira que tinha como principal designer Fernando Morita, e começaram a desenvolver projeto que demoraria quatro anos para se tornar o Doni Rosset. “Todos os processos foram realizados na Amoritz GT, passamos por todas as etapas de construção de um novo carro, do rascunho ao protótipo final”, relembra o designer Fernando Morita, proprietário da Amoritz GT, empresa que projetou e executou o Doni Rosset.
Entre os principais diferenciais do modelo, está a posição de pilotagem, central, assim como num carro de Fórmula, com a diferença de que os dois passageiros sentam um de cada lado. “Pensamos nele como arte, não apenas desempenho. Tudo foi feito à mão, porque sabemos que o comprador desse carro vai valorizar não apenas um carro caro e rápido, mas a sensação de ter uma arte sobre rodas”, complementa Morita. Já na parte estética, a preocupação era um design atemporal, daí linhas e superfícies simples e lógicas, sem excessos. Tantos cuidados fizeram com que esse superesportivo, o primeiro a ser desenvolvido no Brasil, fosse premiado pelo Museu da Casa Brasileira como melhor design do ano de 2012.
 Em poucos meses, o carro, que era apenas um esboço no papel, em 2008 se tornou um modelo, primeiro em escala reduzida e depois no tamanho real. Mas foi um ano depois, em 2009, que ele se tornou um protótipo em tamanho real, com corpo de carbono e chassi de alumínio. Ficou interessado em ter o carro? Será preciso esperar um pouco, mesmo porque, segundo William Rosset, o modelo ainda não tem data exata para chegar ao mercado brasileiro. Mas se estima que custará cerca de R$ 2 milhões – e é possível personalizá-lo com bancos e cores diferenciadas.
Em poucos meses, o carro, que era apenas um esboço no papel, em 2008 se tornou um modelo, primeiro em escala reduzida e depois no tamanho real. Mas foi um ano depois, em 2009, que ele se tornou um protótipo em tamanho real, com corpo de carbono e chassi de alumínio. Ficou interessado em ter o carro? Será preciso esperar um pouco, mesmo porque, segundo William Rosset, o modelo ainda não tem data exata para chegar ao mercado brasileiro. Mas se estima que custará cerca de R$ 2 milhões – e é possível personalizá-lo com bancos e cores diferenciadas.
Ficha técnica
Potência máxima: 1000 cv Aceleração: n/d
Velocidade máxima: n/d Motor: V10, 8.4 cc biturbo Dimensões: 
Comprimento: 4700 mm Largura: 2060 mm
Altura: 1060 mm
Distância entre eixos: 2730 mm

