Lifting facial líquido para combater rugas e flacidez da pele
Com o passar dos anos, nossa pele sofre uma série de agressões que podem acelerar o envelhecimento do tecido cutâneo, levando ao surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez que podem causar grande desconforto estético em certas pessoas. No entanto, muita gente ainda tem receio de se submeter a uma cirurgia plástica para tratar essas alterações, principalmente devido ao longo tempo de recuperação que esses procedimentos podem exigir. Mas a boa notícia é que existem alternativas menos invasivas e com recuperação mais rápida que podem auxiliar no rejuvenescimento da pele. É o caso do lifting facial líquido. “O lifting facial líquido consiste na combinação de diferentes substâncias injetáveis para tratar alterações que surgem com a idade, como a queda das sobrancelhas, perda do contorno facial, flacidez leve, bolsas, diminuição do volume e linhas de expressão”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A combinação das substâncias que serão aplicadas na face pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente, podendo incluir toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, como a hidroxiapatita de cálcio, e preenchimento injetável com ácido hialurônico. “Enquanto a toxina botulínica reduz a aparência de rugas e linhas por meio da paralisação da musculatura, o preenchimento com ácido hialurônico devolve volume aos compartimentos de gordura e preenchem a face e os sinais da idade”, destaca a médica.
“Os bioestimuladores, por sua vez, estimulam a produção de colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, além de diminuir a aparência das rugas.”
A principal vantagem do procedimento está no fato de ser minimamente invasivo, podendo ser realizado em consultório e permitindo ao paciente voltar imediatamente às atividades rotineiras. “Rápido, levando cerca de uma hora para ser feito, o lifting facial líquido promove ótimos resultados sem prejudicar a movimentação da face ou deixá-la com aspecto exagerado. No entanto, é importante ressaltar que o efeito das substâncias não é definitivo, durando de 6 a 18 meses, dependendo da combinação de injetáveis”, destaca a cirurgiã plástica.
O procedimento é indicado para pacientes que possuem rugas, linhas de expressão, perda de volume e flacidez leve. Em casos em que o grau flacidez é maior, a intervenção cirúrgica pode ser mais adequada. “O lifting facial tradicional, também conhecido como ritidoplastia, é ideal para o tratamento de pacientes com grande quantidade de pele flácida. Isso porque o procedimento tem como objetivo o reposicionamento de tecidos como musculatura, gordura e pele para amenizar rugas e recuperar os contornos faciais”, diz a especialista. “Por isso, o mais importante é que você consulte um cirurgião plástico, que poderá realizar uma avaliação de sua pele e indicar o melhor tratamento para o seu caso”, finaliza.