Desejo sobre Rodas
Com modelos sofisticados, entre superesportivos de alta performance, SUVs de grandes dimensões e sedãs, o Salão de Detroit apresentou o que há de melhor em velocidade, potência e alta tecnologia
Por Fernanda Dragone
Alfa Romeo/4C Spider – Luxo conversível
Quem gosta de conversíveis vai se apaixonar pelo mais novo modelo da Alfa Romeo. No Salão de Detroit, o 4C Spider foi uma das sensações. Esse bólido tem bloco 1.75 turbo de quatro cilindros e oferece 237 cv de potência
e 35,7 mkgf de torque, atrelado a uma transmissão de dupla embreagem com troca de marchas por meio de borboletas no volante. Para os apaixonados por velocidade, eis a boa notícia: ele vai de 0 a 96 km/h em 4,1 segundos,
alcançando a velocidade máxima de 258 km/h. Outras novidades são quatro opções de rodas de liga leve, lanternas de LED e teto removível em tecido – mas há também, como opcional, teto rígido de fi bra de carbono e sistema de
exaustão com ponteiras centralizadas.
Jaguar/XE – Sofisticação esportiva
Um esportivo dentro do segmento de sedãs. É assim que podemos definir o novo Jaguar XE, que tem estrutura de alumínio e interior luxuoso.
O modelo tem tração traseira, além de sistema de suspensão dianteira e traseira para total estabilidade e excelente dinâmica. O motor V6 3.0 com 340 cv leva o XE de 0 aos 100 km/h, em 5,2 segundos, com transmissão automática
de oito velocidades. A cabine oferece conforto e espaço para até cinco passageiros, que têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, com tela touchscreen de oito polegadas com layout intuitivo e rápido,
e total integração com smartphones de sistema iOS e Android.
Acura/NSX – Design inovador
O superesportivo híbrido NSX, da marca de luxo Acura, traz motor biturbo e novas tecnologias para garantir ainda mais desempenho, com baixa emissão de poluentes. Além de suas linhas externas arrojadas, o espaço interno
foi projetado para garantir todo conforto ao motorista, começando pelo cockpit, que oferece uma ótima visibilidade dianteira, controles simples e foco na ergonomia. Assim como seu modelo original, sucesso na década de 90, o veículo terá motor V6 central-traseiro com potência estimada em 406 cv, podendo atingir 100 km/h em menos de cinco segundos.
Porsche/ 911 Targa 4 GTS – Potência clássica
O mais recente lançamento alemão tem motor de 430 hp, pacote Sport Chrono, que já vem de fábrica, rodas de 20 polegadas, desenho esportivo na dianteira e barra de proteção contra rolagem – apenas algumas das características do 911 Targa 4 que chamaram a atenção dos visitantes do Salão de Detroit.
Essa supermáquina alcança a velocidade máxima de mais de 300 km/h, podendo chegar aos 100 km/h em apenas quatro segundos. O DNA do GTS também define o interior do 911 Targa 4 GTS. O cronômetro para o pacote Sport Chrono se encontra integrado no centro do painel de instrumentos. Na parte dianteira, os assentos Sport Plus com quatro ajustes diferentes e o logotipo GTS na cor preta nos encostos de cabeça proporcionam mais suporte lateral e conforto para percorrer longas distâncias, tanto para o motorista como para o passageiro.
Land Rover/Discovery Sport – Versatilidade
No primeiro semestre deste ano, começa a produção do Discovery Sport, considerado um dos mais versáteis SUVs compactos premium. Com design futurista e uma carroceria composta por capô, tampa do porta-malas e teto em alumínio de alta resistência, o modelo tem capacidade para sete pessoas e traz um conjunto de inovações desenvolvidas pela marca, incluindo a nova geração do sistema de entretenimento, airbag para pedestres e head-up display. A versatilidade também fica por conta de uma linha completa de motores a gasolina ou diesel, ambos turbo. Todos eles são equipados com tecnologia Stop-Start, injeção direta de combustível de alta pressão, componentes internos de baixa fricção e um recarregador inteligente para melhor desempenho e economia.
Mercedes-Benz/SUV GLE Coupê – Imponência
Com previsão para chegar ao Brasil no segundo semestre, o SUV GLE Coupê aliou as características esportivas de um coupê com as de um robusto utilitário esportivo. O modelo tem cinco lugares e já chega ao mercado automobilístico
nas versões 400, de 333 cv, 450 AMG, de 367 cv, e AMG GLE 63S Coupe, de 577 cv.
Os proprietários do veículo ainda podem optar por dois tipos de motorização: a diesel, com 258 cv; e a gasolina, com 367 cv. Sua transmissão é automática de nove velocidades e o motorista ainda conta com o sistema Dynamic Select: individual, conforto, escorregadio, Sport e Sport+. No caso deste último, as trocas de marcha são realizadas com mais agilidade.