Descubra como a medicina funcional integrativa pode melhorar sua saúde e bem-estar
A medicina é uma ciência em contínuo desenvolvimento, embasada em experiência clínica e pesquisas que ampliam o conhecimento dos profissionais que atuam na área. E graças aos avanços tecnológicos e farmacológicos, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças, principalmente as agudas, proporcionaram aumento na expectativa de vida da população.
Apesar destes avanços, a prevalência de doenças crônicas nos últimos anos despertou nos pesquisadores a necessidade de conhecer os mecanismos responsáveis e causadores destes processos, buscando as possibilidades de prevenção como forma de promover a saúde, e não mais focando a medicina no tratamento das consequências (enfermidades).
Assim, o grande marco deste século no estudo médico foi o mapeamento genético e o direcionamento das pesquisas para a fisiologia celular e molecular (bioquímica), que proporciona o entendimento dos processos orgânicos.
Nossas células são programadas para realizar suas funções sob o comando dos genes, dos nutrientes e dos hormônios, e nossos órgãos funcionam como uma rede metabólica de informações integradas. Se este processo sofre interferência e a célula é agredida, existem mecanismos de restauração programados. Porém, estes mecanismos são limitados e, ao longo do tempo, se a agressão é repetida, ocorre a perda da capacidade de restauro celular, resultando no envelhecimento e nas lesões dos tecidos e órgãos, culminando nas enfermidades.
Por isso, a abordagem da medicina funcional visa detectar como está a saúde do indivíduo, identificando possíveis fatores de interferência na fisiologia celular, tais como as chamadas toxinas (externas e internas), como está o aporte nutricional para as células e como estão sendo processadas as vias metabólicas responsáveis pelo funcionamento celular e dos órgãos do indivíduo.
Desta forma, a detecção e a intervenção precoce através da mudança do estilo de vida, tais como, a orientação nutricional adequada, o estímulo à prática de atividade física e mental, a diminuição de aporte e neutralização de toxinas ambientais (poluentes, agrotóxicos e metais pesados) – ferramentas usadas pela medicina funcional e integrativa (do indivíduo como um todo) – é possível proporcionar a correção dos desvios no funcionamento normal do organismo, interrompendo o ciclo das doenças.
Hoje não mais se compreende o tratamento do ser humano de forma isolada, do coração, do rim ou do pulmão, mas no sentido integral, interno (fisiológico) e externo (estético), pois os mecanismos que possibilitam a restauração celular, retardam o envelhecimento e o aparecimento das doenças.
Climeprin – Clínica de Medicina e Práticas Integrativas
Profissional responsável: Dra Junivanda Severino Arantes (CRM: 49584)
Unidade 1:
R. General Sócrates, 216 – sala 132 – Penha de França – São Paulo
Unidade 2:
R. Sinanduva, 247 – Vila Marieta – São Paulo
Tel.: (11) 2373-7971 / (11) 9 5284-8641
Email: climeprin@gmail.com / atendimento@climeprin.com.br
Instagram: @climeprin
http://www.climeprin.com.br