A solução para o fim da calvície
Nem toda queda de cabelo é sinal de calvície, doença caracterizada pela perda definitiva das fibras capilares em uma área da cabeça ou, até mesmo, em toda sua extensão. Por isso, se você notar que alguns fios estão caindo durante a lavagem ou escovação, não precisa se desesperar. “É comum uma pessoa saudável perder até 100 fios de cabelo por dia. É obvio que esses fio não caem todos de uma vez, são fio que podem cair durante o banho, ao penteá-los ou prendê-los”, explica o cirurgião José Antônio Cotrim Junior, que atua na Barcelona Hair Clinic, ao lado dos cirurgiões Leonardo Ruiz Casemiro e Cristiano Cotrim.
“Nossa meta é tornar o Brasil referência em Transplante Capilar”
De olho nos sinais
Caso você note que a queda dos fios está acima do volume usual, aí, sim, é preciso se atentar à saúde capilar e observar se existem fios mais finos aparecimento de entradas na parte da frente da cabeça e se o couro cabeludo está ficando com regiões mais visíveis. Nas mulheres, a queda de cabelo também pode estar associada à irregularidade menstrual, à acne, ao estresse e ao aumento de peso.
A calvície pode ser ocasionada por diversos fatores, entre eles a alopecia androgenética, uma condição com relativa frequência na população geral. Seus primeiros sinais podem ser observados já na adolescência, mas o problema, geralmente, fica mais evidente a partir dos 40 anos, podendo acometer tanto os homens quanto as mulheres. “É muito importante lembrar que a rapidez no diagnóstico e no tratamento é fundamental para os melhores resultados no combate a calvície. Dessa forma, a avaliação deve começar logo que apareçam os primeiros sintomas ou até antes, naqueles casos nos quais exista histórico familiar”, alerta o cirurgião Leonardo Ruiz Casemiro.
Resolvendo o problema
Uma das maneiras mais modernas e eficientes de combater a calvície é com a ajuda do microtransplante capilar usando as técnicas FUE (Follicular Unit Extraction) e DHI (Direct Hair Implanted). “Com a FUE, as unidades foliculares da área doadora são removidas individualmente, sem a necessidade de incisão, portanto não existe cicatriz linear. Já a DHI proporciona o implante direto dos folículos, nos permitindo realizar a cirurgia com mais rapidez, naturalidade e incisões muito pequenas, pois o implanter – dispositivo específico para a colocação das unidades foliculares na área receptora – apresenta um calibre de 0,74 mm, no seu menor diâmetro”, comenta o cirurgião Cristiano Cotrim.
A grande vantagem da técnica FUE é a ausência de uma cicatriz linear visível na região posterior da cabeça, possibilitando o uso dos cabelos bem curtos, caso o paciente deseje. Além disso, essa técnica pode ser realizada em pessoas com elasticidade limitada na região doadora, o que, teoricamente, impediria a realização da cirurgia usando outros métodos. O resultado conquistado com o microtransplante capilar usando as técnicas FUE e DHI é extremamente natural e ele se dá após um período de 6 a 12 meses da realização da cirurgia, após um período de queda e repouso dos folículos transplantados.
Barcelona Hair Clinic: o paciente em primeiro lugar
Localizada no bairro de Moema, em São Paulo, a Barcelona Hair Clinic é uma clínica para o tratamento e prevenção da alopecia e que tem como missão fornecer todos os cuidados necessários aos pacientes que serão submetidos a restauração capilar. A clínica conta com uma equipe de cirurgiões altamente treinados e experientes, exclusivamente voltados para o diagnóstico e tratamento da queda capilar. Além disso, a equipe médica desenvolve um plano estético para cada paciente, levando em conta a idade e por quanto tempo a calvície se desenvolveu.
Barcelona Hair Clinic
Diretor Técnico: Dr José Antônio Cotrim Júnior (CRM-SP 117.425)
Av. Ibirapuera, 2907 – Moema – Edifício Convention Corporate Plaza – Cj 903, 904 e 905 – São Paulo
Tel.: (11) 2386-9500
WhatsApp: (11) 99256-8534
E-mail: contato@barcelonahairclinic.com.br