2ª Etapa Concurso Jovens Talentos
A Universidade Estacio sediou a segunda etapa do concurso promovido pela revista Go’Where Gastronomia, que vai premiar os jovens talentos das principais universidades de gastronomia de São Paulo
A segunda etapa do 4o Concurso Go’Where Gastronomia Jovens Talentos, promovido pela revista Go Where Gastronomia, com apoio da Ajinomoto, teve sua segunda etapa realizada no dia 13 de setembro na sede da Universidade Estacio, unidade Gastronomia, na Chácara Flora.
Nesta primeira fase do concurso, duplas de alunos de cada uma das cinco universidades de Gastronomia participantes preparam pratos temáticos e disputam entre si o direito de representar sua escola na grande final.
A prova entre as duplas de alunos da Estácio teve como tema receitas com massas. O júri foi composto pelos chefs Elia Seganti, do La Pergoletta, Aldo Teixeira, do La Forchetta, e Amílcar Azevedo, do Nou. Barbara Carrara, gerente de treinamento da Ajinomoto, proferiu uma pequena palestra antes da prova, apresentando a linha de produtos e suas aplicações na culinária.
Em seguida, os alunos fizeram seus pratos sob a supervisão dos chefs, que interagiram demonstrado técnicas e dando dicas. Após o tempo estipulado, cada dupla submeteu seu prato à avaliação dos jurados, que julgaram a criatividade da receita, a qualidade e a interação entre os ingredientes, técnicas de preparo, harmonia entre a dupla, finalização, sabor e apresentação.
“Um bom prato de massa precisa acertar no conjunto da obra, ou seja, no ponto, no sabor, na textura, no aroma, na apresentação… tanto da massa quanto do molho. No entanto, acho que acertar a massa seja mais importante que o molho”, Amílcar Azevedo.
“Eu sou muito exigente com o ponto da massa. Já com o molho são muitas variáveis. Por isso considero os pratos mais simples os mais difíceis de realizar. Quem faz bem um spaguetti à pomodori ou um nhoque ao sugo faz qualquer outra massa bem”, Elia Seganti.
“Gosto de ser jurado porque sempre surgem ideias novas. A gastronomia muda constantemente. A ficha técnica de um capeletti ao funghi de 15 anos atrás não é a mesma de hoje. Mas é preciso manter o sabor e a alma dos pratos, por isso a importância das escolas em ensinar as técnicas para se fazer os clássicos”, Aldo Teixeira.
A próxima etapa acontece na Universidade Anhembi Morumbi (frutos do mar), seguida da FMU (carnes) e Unip (peixes). A grande final será em outubro em um super evento promovido pela revista com um júri de altíssimo nível e o tema “Cozinha Brasileira Saudável”.
Confira os pratos preparados pelas duplas da Estacio:
Luiz Bueno e Nathália Lourenço
Ravióli de Castanha de Caju com queijo coalho, molho pesto de rúcula e manjericão
Benicio Coura e Catia Ribeiro
Ravióli recheado com frango e quiabo
Patricia Brazão e Adauto Aranha
Sorrentino de abóbora com recheio de carne seca
Aline Sophie Valluis e Estefano Fernando Zaquini
Ravióli de Rabada