Pantanal: a floresta alagada mais incrível do mundo
Um destino incrível, que fica ainda mais especial quando você se hospeda no Refúgio Ecológico Caiman. E conto essa minha experiência aqui! O Pantanal é a floresta alagada mais incrível do mundo e eu pude comprovar isso nos dias em que fiquei hospedado no Refúgio Ecológico Caiman, um local simplesmente espetacular. A vida selvagem no Pantanal é algo que considero até difícil de explicar, afinal, ao chegar lá, ficamos diante de um ecossistema maravilhoso e que conta com animais únicos, como a Onça Pintada. Este pequeno resumo é para contar a vocês que o texto abaixo vai ser recheado de informações e de muito sentimento do que presenciei nos meus dias no Pantanal. Com certeza, eles vão ficar na minha memória para sempre!
Refúgio Ecológico Caiman
Essa pousada é indescritível e superconfortável, mesmo estando no meio do Pantanal. É a mistura perfeita entre natureza e rústico com atendimento de alta qualidade. Além do conforto dos quartos, eles oferecem algumas aventuras para tornar a experiência dos hóspedes ainda mais especial. Separei as que mais me marcaram:
- Safari pelo Pantanal
Dei este nome à atividade oferecida pelo Refúgio Ecológico Caiman, porque, sim, é um verdadeiro Safari pelo Pantanal. Basicamente, você entra em um carro, de dia ou de noite, e faz trilhas em busca dos animais mais incríveis do mundo, como Onça Pintada, Anta, Capivaras, Lobo Guará e Jacarés. Vê-los interagindo de pertinho é uma experiência única e os passeios são pensados para não interferir em nada na vida selvagem – isso é responsabilidade e cuidado com a natureza. Somos apenas meros espectadores neste espetáculo que é o Pantanal e confesso que a adrenalina de fazer essa atividade à noite foi o que mais me marcou. Vale muito a pena! O céu estrelado é a cereja do bolo – na cidade, você nunca verá tantas estrelas como no Pantanal. Surreal!
- Gastronomia
Sempre que viajo, gosto muito de conhecer a gastronomia local, tomar um bom vinho e apreciar os sabores. No Refúgio Ecológico Caiman eles são muito criteriosos nesse sentido e a gastronomia de lá é um show.
- Contato com a natureza
Também gosto de lembrar dos sons noturnos que consegui ouvir do meu quarto. O barulho da natureza, dos papagaios, das araras, enfim, sons que só estando no coração do Pantanal para ouvir. Por fim, gosto de lembrar que conheci o pássaro Tuiuiú, símbolo do Pantanal que é uma verdadeira obra de arte, assim como a Arara Azul. Vê-los de perto é algo incrível e que vou guardar para sempre na memória.
O Pantanal foi uma experiência maravilhosa e eu sempre gosto de recomendar essa viagem para todos os meus amigos, mesmo aqueles mais urbanos e que amam a cidade. Estar neste ambiente te renova e te deixa mais grato por tudo que viveu e ainda viverá!
Fotos: Adobe Stock