Os atrativos da linda e histórica Paraty
Paraty é uma cidade histórica que, para paulistas como eu, tem o grande benefício de estar localizada a apenas 270 quilômetros, com um trajeto fácil de ser feito de carro – além de ser lindo! Apesar de estar já no estado do Rio de Janeiro, Paraty é vizinha de Ubatuba, ainda em São Paulo, e o acesso saindo da capital é tranquilo e cheio de paisagens maravilhosas. A arquitetura de Paraty deriva do período pós descobrimento, próximo do ano de 1667, quando muitas vilas foram fundadas no Sudeste. E, de fato, estar em Paraty é como voltar para essa época! A sensação que tive, desde o momento em que cheguei até quando fui embora, era que havia estado alguns dias no passado, conhecendo ruas de pedra e construções antigas. Para se ter uma ideia, algumas ruas são tão estreitas que não passam carros, algo que muita gente não imagina encontrar aqui no Brasil e tão perto!
Separei algumas das coisas que mais amei na cidade! Vamos lá!
Eu poderia falar de dezenas de praias e lugares para conhecer em Paraty, mas, para mim, o que mais me encantou foi estar em um local com mais de 400 anos de história. Acredito que devemos valorizar sempre as cidades com essa bagagem e Paraty é um exemplo a ser seguido! Valeu cada segundo da visita!
1- Rua do fogo e pousada Literária
Todo o centrinho histórico é encantador, mas uma das ruas mais charmosas que conheci foi a rua do fogo. Nela, há uma praça matriz bem legal, com barzinhos e espaço para passear, tanto durante o dia, quanto de noite. Eu fiquei hospedado em uma pousada bem próxima dessa rua, a Pousada Literária, que considero a melhor da cidade – tanto pelo conforto, quanto pela localização extremamente privilegiada. A pousada tem uma infraestrutura incrível, com refeições muito saborosas, quartos espaçosos, decoração rústica, porém muito confortável, e um excelente atendimento. Experiência nota dez! Ah, vale dizer que a pousada tem uma piscina excelente, onde eu pude fazer o que mais gosto em viagens: tomar bons drinks curtindo o fim de tarde na piscina!
2- Fazenda Bananal
Uma experiência legal que o concierge da pousada me indicou foi o café da manhã na Fazenda Bananal. Lugar limpo, bonito e com uma ideia diferente do convencional: antes do café, passeamos pela fazenda, conhecemos o local onde ficam as galinhas – que, por sinal, são as galinhas mais bem cuidadas que eu já vi, vivendo bem e saudáveis em um espaço enorme – colhemos os ovos direto do galinheiro para comer logo após. Quando fui, brinquei que meus ovos eram direto da fábrica, super frescos!
3- Praias incríveis
Paraty tem muitas praias e ilhas diferentes para conhecer, mas para quem quer se locomover apenas de carro, a minha dica é a praia brava de Trindade, uma vila que pertence à Paraty. Um lugar lindo, cheio de pessoas surfando e uma vibe bem rústica. Vale a visita!
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________