Empresários apostam em nova tendência e criam clube privado de hospedagem
Os membership clubs, uma febre tanto nacional quanto internacional, nascem da inspiração proporcionada por ambientes privativos em Nova York, Londres e Tóquio. Este modelo de negócios transcende o comum ao integrar lifestyle e hospitalidade, oferecendo maneiras inovadoras de fidelizar clientes. Cada clube possui sua singularidade, proporcionando um ambiente exclusivo para que os membros se conectem, socializem e compartilhem interesses. Em consonância com essa onda global, um grupo de brasileiros, formado pelos empresários Paulo Henrique Barbosa, Rafael Caiado, Francisco Costa Neto, Alex Atala e Claudia Ribeiro abriu o Resid Club & Hotels, um clube de membros que redefine os padrões de experiências exclusivas no Brasil. “O primeiro ‘clique’ foi observando o mercado brasileiro e comparando com outros países pelo mundo. Daí a inquietação de não ver nada (ou muito pouco) de luxo no mercado de hospitalidade, clubes e experiências de alto valor agregado”, diz Paulo Henrique Barbosa, CEO do Resid Club & Hotels. “Nós temos ‘tudo’ aqui, um país exuberante naturalmente e a brasilidade, que é um grande ativo para o viver nesse mundo contemporâneo. Temos uma potência no Brasil e o Resid também vem como um ambiente para transformação e ressignificação da vida do indivíduo, no caso, nossos membros e pessoas que se relacionam com a gente. Isso é muito forte.”
Experiências vivas
A concepção do projeto nasceu da visão de Paulo Henrique, empresário com vasta experiência no ramo de hotelaria e entretenimento, ao identificar essa lacuna no mercado de hotelaria de luxo, almejando uma abordagem mais descomplicada e autêntica do que o habitual. O negócio atua em três frentes: o Resid Destinations, com os hotéis próprios do clube nos mais singulares destinos do Brasil; o Resid Exclusive Selection, uma seleção dos melhores hotéis do Brasil e do mundo, com condições exclusivas para os membros; e o Resid Experience, com programações ao redor do mundo, incluindo eventos, workshops, visitas guiadas a exposições, wine tastings, entre outros. “É um sonho trazer um clube tão exclusivo para o Brasil. Para isso, reunimos um time com os mais renomados especialistas e autoridades do setor. O Resid Club & Hotels é uma comunidade que agrega e multiplica valor, é um clube onde criaremos uma experiência verdadeiramente única, com identidade própria, de alma e coração brasileiros”, comenta Paulo Henrique. “Ter a oportunidade de viver uma vida com mais memórias e momentos marcantes com os seus e com pessoas. Ter acesso à experiências únicas e autorais, aos nossos hotéis que trazem a alma do Brasil e da Brasilidade. Costumo dizer que o Resid não se explica, se vive!”
Atala no comando
Distanciando-se dos antigos clubes sociais e inspirada por referências internacionais como Soho House, Casa Cipriani e Casa Cruz, o Resid Club & Hotels adota um modelo de negócios eficiente e moderno, gerenciado por um aplicativo exclusivo. O membro adquire um Membership que é transferível para as gerações futuras, consolidando o produto como um ativo contínuo, perpétuo. Com um limite de 2.500 pessoas, o clube inicia com apenas 250 Founding Members (membros fundadores) que terão exclusividades e privilégios adicionais e estão sendo selecionados com muito cuidado, necessariamente passando pela indicação das pessoas diretamente envolvidas com o negócio. Os valores de adesão partem de R$ 330.000. “O único dado financeiro e de investimento público o qual divulgamos é que realizamos uma captação de BRL 35,0 milhões. Rodada liderada pela Urca Capital Partners”, revela Paulo.
Fortalecendo os serviços e benefícios da plataforma, os sócios se preparam para receber seus membros até o final de 2024, no hotel próprio ou Resid Destination, do Resid Club & Hotels, o Nas Rocas. Desenvolvido na icônica ilha Rasa, em Búzios, no Rio de Janeiro, notória nos anos 90 por atrair jet sets nacionais e internacionais como Bono Vox, Madonna, Gianni Agnelli e Roberto Marinho, o espaço promete ser um refúgio de beleza natural e vistas deslumbrantes do mar e pôr do sol. Com quase 120 mil metros quadrados e diversas “prainhas” privativas de águas cristalinas, cada uma com características distintas, o Nas Rocas oferece aos hóspedes a liberdade de escolher como desejam passar o tempo, seja velejando, mergulhando, surfando ou desfrutando de coquetéis artesanais em um dos oito bares e/ ou restaurantes da ilha, todos assinados por Alex Atala.
A gastronomia do Atala mergulha na cultura local e na natureza, enquanto a arquitetura reflete a tranquilidade da ilha, com bangalôs e vilas voltados para paisagens exuberantes. O hotel promete uma oferta completa de lazer e bem-estar e o acesso à ilha será facilitado pelo heliponto ou barco. Compondo o time de sócios, o renomado chef Alex Atala, ícone da gastronomia brasileira e mundial, junta-se à empreitada para elevar ainda mais a experiência e realizar o sonho de empreender no mercado de hotelaria. “Ao combinar minha paixão pela gastronomia com o compromisso de proporcionar experiências excepcionais, estamos construindo não apenas um clube privado, mas um legado na hospitalidade de luxo. Aqui, cada detalhe é cuidadosamente pensado para oferecer não apenas uma estadia, mas uma jornada sensorial inesquecível”, destaca Alex Atala.
O plano de expansão do Resid Club & Hotels abrange destinos exóticos e desejados pelo Brasil, com investimentos expressivos para proporcionar experiências únicas em locais como Búzios, Fernando de Noronha, Trancoso, Paraty e Amazônia. “Com um olhar atento ao futuro, seguiremos nos adaptando às mudanças e nos mantendo na vanguarda do cenário de membership club no Brasil para estabelecer um novo padrão de excelência em hospitalidade e experiências personalizadas e exclusivas no país. Nosso primeiro hotel entra em operação no final deste ano”, conclui Paulo.
_________
POR: Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação Resid Club e Divulgação/ Topaz Photo