Emirates define novo padrão de segurança para viajantes na retomada de suas operações
O setor do turismo, sem dúvida, foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. E as empresas estão tendo de rever seus protocolos de atuação para se adaptarem a nova realidade que está se formando no mundo.
A companhia aérea Emirates já começou esse processo e divulgou várias medidas de segurança – que já estão em vigor em nove destinos – para funcionários e clientes em todas as etapas da viagem, redefinindo os padrões de segurança e higiene a bordo e no solo.
“A Emirates adotou um conjunto abrangente de medidas para todas as etapas da viagem com o objetivo de melhorar a higienização de todos os pontos de contato e garantir a saúde e a segurança dos nossos clientes e funcionários. O risco de pegar uma infecção em uma aeronave já é muito baixo, mas não poupamos esforços e revisamos e reformulamos cada etapa, desde o check-in até o desembarque. Cada medida implementada é uma redução adicional do risco e, no geral, nosso objetivo é tornar o voo o mais seguro possível. Estamos trabalhando com todos os grupos envolvidos em Dubai, incluindo as autoridades aeroportuárias, de imigração, saúde e aviação para implementar essas medidas, e continuaremos revisando e consultando especialistas se houver outras mudanças. Estamos todos cientes de que temos que nos adaptar a diferentes práticas durante a pandemia em nossas atividades diárias. Todas essas medidas, combinadas às estratégias proativas de gerenciamento da pandemia adotadas pelos Emirados Árabes Unidos, mostram a seriedade com que consideramos a saúde e a segurança das nossas comunidades locais e globais e, com isso, vamos garantir a confiança do público”, explica Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates.
Confira como são os novos procedimentos da empresa:
Check-in: a Emirates fornece kits de higiene gratuitos a todos os passageiros no check-in no aeroporto internacional de Dubai e nos voos para Dubai. Esses kits contêm máscaras, luvas, lenços antibacterianos e higienizador para as mãos. Luvas e máscaras são obrigatórias para todos os clientes e funcionários no aeroporto de Dubai, e nos voos da Emirates, apenas as máscaras são obrigatórias. Na chegada ao aeroporto, medidores térmicos em várias áreas verificam a temperatura de todos os passageiros e funcionários. Indicadores de distanciamento físico foram colocados no chão e nas áreas de espera para ajudar os viajantes a manter a distância necessária nas áreas de check-in, imigração, embarque e conexão. A equipe do aeroporto também instalou barreiras de proteção em cada balcão de check-in e balcão de imigração para fornecer mais segurança aos passageiros e funcionários durante a interação no balcão.
Passageiros em trânsito: os clientes que passam pelo aeroporto internacional de Dubai em conexão para outro voo passam por medidor térmico no momento do desembarque. Os balcões de transferência no aeroporto também receberam barreiras de proteção como medida de precaução. Os funcionários do aeroporto usam equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientam os clientes mantendo uma distância segura. Os clientes recebem um kit de higiene adicional no portão antes de embarcar no voo de conexão.
Embarque: a sequência de embarque foi alternada e os passageiros embarcam de acordo com a sua fila – da última fila até a primeira, em pequenos números. A área de espera também foi modificada para garantir que todos os clientes mantenham o distanciamento social. Os agentes de embarque da Emirates usam equipamento de proteção individual (EPI) e ajudam na sequência de embarque. Os portões de embarque passam por limpeza e desinfecção após o embarque de cada voo.
A bordo: toda a tripulação de cabine a bordo está equipada com EPIs. Para manter os mais altos padrões de segurança e higiene, a Emirates adicionou um assistente de serviço de cabine (CSA) para complementar a tripulação em voos com mais de 1,5 horas de duração. O CSA garante a limpeza dos banheiros a cada 45 minutos. Cada banheiro está equipado com sabonete desinfetante e instruções para lavar as mãos. Para minimizar o risco de infecção por toque, não estarão disponíveis revistas e materiais de leitura impressos durante esse período. Nas classes premium, serão fornecidos aos passageiros menus e cardápios de vinhos de uso único. Itens de conforto, como colchões, travesseiros, cobertores, fones de ouvido e brinquedos, serão esterelizados e vedados. A Emirates retomou seu serviço com refeições quentes, usando talheres e pratos de alta qualidade, esterilizados antes de cada uso. A bagagem de cabine deve ser despachada e os clientes só podem levar a bordo itens essenciais, como notebook, bolsa de mão, maleta ou itens de bebê. Os clientes são lembrados a trazer canetas para preencher os Formulários de Declaração de Saúde exigidos por alguns destinos. As cabines das aeronaves da Emirates estão equipadas com avançados filtros de ar HEPA, que removem 99,97% dos vírus e eliminam poeira, alergênicos e germes do ar da cabine, fornecendo um ambiente a bordo mais saudável e seguro. Após o voo e pouso em Dubai, cada aeronave passa por um processo de limpeza e desinfecção minuciosas para garantir segurança e higienização adequadas.
Equipe da Emirates: para proteger seus funcionários, a equipe de voo e da cabine da Emirates é levada de carro desde a sua casa para o aeroporto e de volta para casa no fim da viagem. A equipe de operação faz check-in de voos com escala em uma área dedicada à tripulação no aeroporto antes de ser levada para a aeronave. As escalas nas cidades de destino foram reduzidas sempre que possível e em voos de rotas longas, onde as escalas são necessárias, a tripulação é acomodada em quartos individuais em hotéis. No retorno a Dubai, onde toda a tripulação de cabine da Emirates está sediada, são realizados testes da COVID-19 em toda a tripulação. Cada membro da tripulação é colocado em quarentena de 14 dias em sua casa após cada voo, a menos que esteja em serviço.
Da Redação
Fotos: Divulgação