Restaurantes que abriram suas portas recentemente e já viraram hotspots da cidade
São Paulo é fervilhante, não para nunca. E sempre está repleta de novas atrações gastronômicas para todos os paladares (e bolsos!)
Viagem gastronômica – O Morumbi acaba de ganhar um restaurante especializado no melhor da fusão das culinárias portuguesa e espanhola: o La Casa Península Ibérica. Do mesmo grupo dos restaurantes D.I.F.Y. e Fogo Steakhouse, o ambiente do La Casa é marcado pelas cores branca e azul, pelo majestoso aquário de 6 metros e 3 mil litros de água salgada e pela cozinha toda envidraçada, que permite que os clientes acompanhem o preparo dos pratos. Outro destaque é a Parrilla feita sob medida e de onde saem peixes como meca, atum, bacalhau, além de frutos do mar e carnes. O menu é repleto de pratos que agradam aos mais exigentes paladares, como o Bacalhau à La Casa gratinado com camarões e batatas, o Polvo à Lagareiro (com brócolis, pimenta, alho e batatas ao murro) e o Spaghetti negro com frutos do mar e tomates confit. Há ainda um espaço reservado para o Oyster Bar, de onde saem ostras in natura e gratinadas. Para acompanhar as criações, eles possuem uma adega com mais de 140 rótulos de vinhos, além de drinks autorais, como o La Casa Fitz (gin, ostra fresca, suco de lima-da-pérsia, soda e licor Chambord).
R. Itaupã, 36 – Morumbi – SP – Tel.: (11) 11 2307 3343
Arte minimalista – O chef Tsuyoshi Murakami abriu seu restaurante nos Jardins, junto de sua esposa, Suzana, e do filho Jun. No Murakami, ele atende apenas 24 clientes por noite no balcão, sendo apenas 12 por vez, divididos em dois horários. Dessa forma, esses felizardos podem observar toda a maestria do chef ao preparar cada um dos pratos. As criações mudam praticamente todos os dias, mas entre as opções disponíveis estão o Pargo marinado no missô com rabanete, minialcaparras, azeite e umeboshi (conserva de uma espécie de ameixa), e as ovas frescas de tainha, que podem vir acompanhadas de ovo cozido em baixa temperatura, além de vieiras e ostras cruas. A sobremesa fica por conta de Suzana, que prepara seu clássico Motchi, um bolinho de arroz glutinoso, que pode ser recheado com chocolate em diferentes versões, como o blend de ao leite e meio amargo e o ruby.
Alameda Lorena, 1186 –Jardim Paulista – SP – Tel.: (11) 3064 8868
Japa Casual – Os frequentadores do Shopping Higienópolis agora contam com um restaurante especializado na cozinha oriental contemporânea. Instalado em um ambiente clean, o Su possui cardápio recheado de entradas mais modernas, de combinados para compartilhar e de menus executivos, todos feitos com ingredientes de alta qualidade. Entre eles, vale destacar o Carpaccio Su (lâminas de salmão, crispy, molho ponzu e azeite trufado); o Taco Su (massa crocante recheada com atum, centolla ou salmão) e o Missô lámen (macarrão, lombo cozido, moyashi com vegetais, cebolinha e algas marinhas). Para acompanhar, há drinks como Moscow Mule e Gin Tônica.
Av. Higienópolis, 618 – Shopping Pátio Higienópolis – SP –Tel.: (11) 3823 2950/ 3823 2951
Mix do clássico com o moderno – Essa é a melhor definição do novo restaurante japonês da Rua Amauri, o Miù. O local impressiona logo de cara, graças à decoração fina e rica em detalhes que remetem à cultura oriental. O menu, por sua vez, não fica atrás. Os pratos frios são feitos sob o comando do sushiman Eduardo Kato, que prepara delícias como o Sushi de pargo com raspas de limão, além de tataki, tartar, ussuzukuri, carpaccio e sashimis, que podem ser centolla, torô bluefin, akami (parte vermelha do atum), guessô (as perninhas de lula), lagostim e polvo. Há ainda porções de wakame, ikurá e uni (ovas de ouriço), além de makis e niguiris. Há ainda excelentes robatas feitas a partir de técnicas que realçam o sabor das carnes, frutos do mar e legumes grelhados. Para acompanhar, aposte nos drinks elaborados pelo barman Esteban Ovalle, como o Yazuke (vodca, mate, tamarindo, maple syrup, limão e capim-santo).
R. Amauri, 244 – Itaim Bibi – SP – Tel.: (11) 96581 8899
Cozinha de afeto – Um sobrado invertido, de 1930, com janelões e quintal cheio de plantas foi o local escolhido pelo chef Leo Botto para abrir o Boto Restaurante, focado nos preparos feitos na brasa. “O fogo é uma forma de transformar os produtos sem extinguir sua identidade natural, por isso é tão fascinante. Optei por uma grelha basca e alterno até 20 processos diferentes para criar as receitas”, diz o chef, que reuniu experiências distintas traduzidas em menus-degustação e em pratos afetivos do cardápio à la carte. Entre as opções servidas na casa, estão a Costela Moqueada e o Acém em defumação aberta, creme de alho e chips de cará-moela.
R. Cônego Eugênio Leite, 1152 – Pinheiros – SP – Tel.: (11) 3032 1029
Pedacinho do Rio – Demorou, mas chegou! O Gula Gula, um dos restaurantes mais queridos dos cariocas, abriu sua primeira unidade em São Paulo, a poucos metros da Avenida Paulista. Com uma culinária saudável e afetiva, o menu tem a assinatura da chef executiva Carolina Figueiredo, a Cocó, e da Chef Brenda Miranda. Entre as boas pedidas estão o Picadinho Vegetariano (mix de cogumelos, purê de batata-doce e couve frita), a Salada Feijão Vermelho (com pesto de agrião e limão-galego, azeitonas, farofinha de castanhas e crudo de cogumelos e pupunha) e o Lombo de atum selado com molho de tamarindo, acompanhado de quinoa e legumes. Para adoçar sua experiência, aposte no Banoffe (banana com creme e caramelo).
R. Padre João Manuel, 109 – Jardim Paulista – SP –Tel.: (11) 4420 2140
Bons comes e bebes – Conhecido por seus drinks, o premiado bartender Marcelo Serrano inaugurou o Venuto Eatering Bar, no Jardim Paulista, um mix de bar e restaurante. O chef Sergio França, especializado em culinária contemporânea italiana, é quem assina o primeiro cardápio da casa, que traz opções como o Profiterole recheado de brie e o Capelletti de carne com fonduta de queijo – todos preparados com maestria pelo chef executivo Luciano Gama. A carta de drinks, como é de se esperar, é um show à parte e traz deliciosas criações de Serrano, como o Venuto (vodca Absolut, Amaretto, abacaxi, uva, bitter e yuzu, servido em uma leiteira de cobre) e os coquetéis que fazem uma conexão entre perfumes, sabores e memórias, frutos da parceria com a perfumista Monica Rosseto. Entre essas criações inusitadas, está o Hugo: inspirado no perfume de Hugo Boss, é feito com rum Havana Club 7 anos, Vodca de pera, xarope de hortelã, limão e essência de patchouli.
R. Peixoto Gomide, 1658 – Jardins – SP – Tel.: (11) 3063-5074
Sabores do Norte – Sob o comando da restauratrice e chef Jhosy Bittencourt, o recém-inaugurado restaurante Amazônico traz para a capital paulista a fusão da culinária mundial com elementos amazônicos. Localizado em Moema, o restaurante possui, além do salão, uma deliciosa varanda, com direito a uma canoa colorida que foi do avô de Jhosy. O menu é composto por pratos autorais criados por Jhosy e pelo chef Antonio Comarú, ambos nascidos no Norte do Brasil e estudiosos da culinária local. Entre as criações estão os Bolinhos Amazônicos, os Camarões em Crosta de Tapioca, o Nhoque de Jambu e o Confit de Pato à Moda do Pará. Já no menu de sobremesas, os destaques são os criativos Profiteroles com Creme de Cumaru e o Cheesecake Amazônico.
R. Inhambu, 1185 – Moema – SP – Tel.: (11) 2338 2371