gw-30anosgw-30anosgw-30anosgw-30anos
  • Vida e Estilo
  • Beleza
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Gente e Cultura
  • Mobilidade
  • Business
  • Go Recomenda
  • Receitas
    • Carnes
    • Doces e Sobremesas
    • Drinks
    • Massas
    • Pães
    • Peixes e Frutos do Mar
    • Petiscos
    • Sanduíches
    • Veggies
  • Colunas
    • Comunicação Estratégica
    • GoWhere Visita
    • Moda High-low
    • O Mapa das Tendências
    • Turistando SP
✕

ProWine São Paulo 2025 visa movimentar R$ 250 milhões em três dias de evento

A cidade de São Paulo voltou a ser o principal ponto de encontro das Américas para quem atua no setor de vinhos e destilados. A capital paulista é a sede da ProWine São Paulo, no Expo Center Norte, e deve reunir mais de 1.500 marcas expositoras de 36 países, além de 15 mil visitantes profissionais.

Reconhecida como a maior feira B2B do segmento nas Américas, a ProWine movimenta o mercado com números expressivos: a previsão é de R$ 250 milhões em negócios fechados diretamente durante os três dias de evento, podendo chegar a R$ 500 milhões até o fim do ano.

Mais do que uma vitrine de rótulos, a ProWine São Paulo se consolida como um hub estratégico internacional para o setor. “A feira já não é só a maior das Américas, mas um verdadeiro termômetro global”, destaca Malu Sevieri, diretora do evento.

Entre os países presentes nesta edição estão grandes produtores como França, Itália, Espanha, Argentina, África do Sul e Austrália, além de regiões emergentes ou menos exploradas, como Armênia, Moldávia, Eslováquia e Peru. Ao todo, são 36 países representados, reforçando a diversidade do evento.

No ano passado, o Brasil registrou aumento de 10% nas importações de vinho, com um total superior a US$ 518 milhões, segundo dados da Ideal.Bi. A América Latina também cresceu nesse cenário, com alta de 8%, enquanto outros mercados tradicionais enfrentam retração ou estagnação.

FOTO: Divulgação

Para o diretor da feira, Christian Burgos, fatores como a desvalorização do real e o avanço de acordos internacionais, como o esperado tratado entre Mercosul e União Europeia, explicam esse novo apelo do Brasil como destino para marcas globais. “O país se tornou uma alternativa estratégica para produtores que enfrentam desafios nos seus mercados de origem”, avalia.

O vinho brasileiro também ganha protagonismo no evento. Produtores de diversas regiões estarão representados por entidades como a Aprovale (Vale dos Vinhedos), Vinhos de Altitude de SC, Altos Montes, Vinhos do Vale do São Francisco, SindVinho MG, entre outros. O país se destaca cada vez mais pela diversidade de terroirs e estilos de produção.

Um dos destaques da edição 2025 é o Projeto Comprador, realizado pelo Wines of Brazil, com apoio da Consevitis-RS e da ApexBrasil. A iniciativa trouxe cinco compradores internacionais (vindos de China, Rússia, Angola, França e Eslováquia) para rodadas de negócios com 22 vinícolas brasileiras de cinco estados.

Além disso, o evento contou com masterclasses e visitas técnicas às regiões produtoras, com o objetivo de promover o vinho nacional junto a compradores e formadores de opinião do Brasil e do exterior. 

Uma das melhorias da edição 2025 foi a nova praça de alimentação, que agora conta com três restaurantes renomados: Casa La Pastina, Casa Santo Antônio e Doryo Sushi, além do restaurante tradicional do Expo Center Norte. “Era uma demanda antiga dos visitantes, que queriam mais conforto e opções de qualidade durante os intervalos do evento. Agora também é um espaço de networking”, afirma Malu Sevieri.

_________

FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS: Divulgação

Compartilhar
GoWhere

É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.

Sobre a GoWhere

  • Institucional
  • Assine a GoWhere
  • Anuncie
  • Download App
  • Revistas Customizadas
  • Siga a GoWhere

Assine

  • GoWhere Lifestyle
  • GoWhere Gastronomia
  • GoWhere Business

Onde estamos?

Alameda dos Jurupis, 1005
1º andar - Moema - São Paulo
CEP: 04088-003
Tel.: (11) 97094-1911

Todos os direitos reservados. Produzido por StoryBrand.