Vinícola brasileira lança espumante que ficou submerso no mar da França por 10 anos
Em 2016, a Miolo Wine Group comemorou uma grande conquista: exportou 100 mil garrafas do Miolo Cuvée, sendo 10 mil delas vendidas em uma das maiores vitrines do mundo do vinho, a Soif D’ailleurs, em Paris. Para celebrar essa marca, a vinícola brasileira fez algo que ninguém poderia imaginar: decidiu imergir um lote especial de espumante no mar da França. E não foi qualquer mar, mas o mar da Província de Bretagne, no local histórico da Baie du Stiff, um destino onde o fundo do oceano esconde um pedaço da história.
Esse lote exclusivo de 504 garrafas foi enviado ao fundo do mar em outubro de 2016, e ficou lá, envelhecendo em uma “cave subaquática” até novembro de 2017. O que a Miolo fez foi resgatar uma prática antiga: a de envelhecer vinhos em navios naufragados no fundo do mar, um processo que promete dar ao espumante uma pegada sensorial única e misteriosa. Quando as garrafas foram trazidas de volta, o mundo inteiro ficou curioso para saber o que o mar teria feito com elas.
A ideia de mergulhar as garrafas não foi uma aventura qualquer. Tudo foi orquestrado pela Amphoris, uma empresa francesa especializada nesse tipo de processo. A operação foi feita a 60 metros de profundidade, um local longe o suficiente para garantir a segurança do espumante. As garrafas foram guardadas na escuridão, com temperatura controlada e protegidas das correntes oceânicas. O resultado? Um espumante que mescla o terroir do Vale dos Vinhedos com as influências do oceano Atlântico.
Para Adriano Miolo, enólogo e Diretor Superintendente da vinícola, este espumante é uma verdadeira obra de arte. Ele descreve o Miolo Cuvée – Under The Sea como uma bebida aspiracional, com uma história nova para contar. “Ele traz características do nosso terroir, mas é o mar que faz toda a diferença. Para descobrir o que ele realmente tem a oferecer, só degustando”, explica Adriano, que deixa claro que a experiência de degustação é única e vai além do que se espera de um espumante tradicional.
E quem pensa que esse projeto ficou restrito a um único lote, está enganado! A Miolo já garantiu outros dois lotes submersos, sendo um de 140 garrafas de Miolo Cuvée Brut Rosé (2014) e outro de 350 garrafas de 2016. Ou seja, o Miolo Cuvée – Under The Sea tem ainda mais novidades pela frente, sempre com a promessa de manter o envelhecimento de 10 anos.
O espumante vem em uma embalagem que é quase uma obra de arte: ela recria a lente de um farol, protegendo a garrafa sem esconder o seu conteúdo, e ainda acompanha um mapa com a localização exata onde as garrafas permaneceram no fundo do mar. Uma verdadeira combinação de terra, mar e homem.
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FOTOS: Divulgação Miolo Under the Sea/ Emerson Ribeiro