Vapza usa tecnologia para garantir segurança dos alimentos e liberdade na cozinha
Chegar em casa do trabalho e poder preparar em pouco tempo pratos saborosos e saudáveis com ingredientes que demorariam uns bons minutos no cozimento? Sim, é possível. A Vapza produz alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo que deixam a vida de quem cozinha mais prática e deliciosa.
A empresa, genuinamente paranaense, trouxe de forma pioneira para o Brasil, em 1994, uma tecnologia de ponta exclusiva que permite embalar e armazenar alimentos prontos sem necessidade de refrigeração e com garantia de segurança alimentar. O diferencial transformou a empresa em uma referência do varejo alimentício no país e fora dele.
Atualmente, a Vapza está presente em mais de 15 mil pontos de venda e exporta para outros 14 países, contando com certificações nacionais e internacionais, como a BRCGS – certificado internacional que padroniza a segurança de alimentos em toda a cadeia de fornecimento -, além de ter os selos Kosher, Vegan e Orgânico
Para todos os gostos
A Vapza conta com 45 produtos na linha de varejo e mais de 100 para o food service, todos embalados a vácuo e prontos para consumo. Entre os grandes sucessos da marca pelo Brasil estão a Carne Seca, o Frango Desfiado, a Batata, a Canjica e a Mandioca.
Os itens são divididos em cinco linhas. A “Dê seu toque final” é ideal para quem quer praticidade, mas não abre mão do tempero caseiro. A “Só aquecer” vem temperada, perfeita para uma alimentação de preparo rápido e sadia para o corpo. Já a “Single” é pensada para quem vive sozinho e quer saborear pratos individuais, sem desperdício. Por fim, a linha exclusiva de orgânicos, uma opção para quem deseja os benefícios desses alimentos e se preocupa com a preservação do meio ambiente.
“Os alimentos são cozidos a vapor dentro da própria embalagem, fazendo com que suas propriedades nutricionais e sabor sejam preservados sem a adição de conservantes em embalagens Longa Vida. Tudo isso garante um produto prático, saudável e seguro”, ressalta Enrico Milani. CEO da Vapza.
De olho no food service
Hoje, o segmento de food service, que inclui restaurantes, panificadoras, pizzarias e caterings, é responsável por 60% dos negócios da Vapza. A companhia conta com mais de 300 clientes do setor, para os quais são fornecidos produtos como linhas de carnes para toppings e recheios, além de vegetais em geral.
“O nosso produto entra como uma solução para esse tipo de cliente: é pronto, cozido e em alguns casos não precisa temperar, basta abrir e utilizar. Além disso, é saudável e sem conservantes”, explica Milani.
O CEO destaca ainda a contribuição para a redução de desperdício de alimentos, perda de prazo de validade e facilidade de armazenamento dos produtos – gargalos que podem se tornar críticos para o setor.
Impacto ambiental e social
A Vapza também é pioneira em promover ações focadas em gerar impactos ambientais e sociais, inclusive na comunidade local em que a companhia está inserida. Um exemplo é a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais da Reforma Agrária Maria Rosa do Contestado, de Castro (PR), atualmente composta por mais de 70 pequenos produtores, que assinou um acordo para fornecer aproximadamente 12 toneladas de feijão orgânico todo ano para a Vapza. Além disso, a companhia paranaense assumiu o compromisso de implementar práticas que englobam o ESG – sigla para Environment, Social & Governance, que reúne as boas práticas das empresas relacionadas aos temas sociais, ambientais e de governança corporativa.
________
FOTOS: Divulgação Vapza