Santo Mercado se destaca como polo gastronômico e cultural para toda família
Considerado um marco cultural e histórico da região sul de São Paulo, o Mercado Municipal de Santo Amaro – Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann, ou Santo Mercado, reúne muitas opções gastronômicas, serviços e atividades de lazer em um projeto arquitetônico que integra o ambiente interno ao externo. O polo gastronômico recebe cerca de 90.000 visitantes por mês, e conta com uma área local de 11.500 m², quatro vezes maior que a anterior à sua reforma, distribuídos em cinco pisos (sendo três de lojas e dois de estacionamento), com 70 lojas e também um rooftop, com mais de 500 m²2 de área.
O conceito arquitetônico adotado na reforma do Santo Mercado, que ocorreu após um incêndio em 2017 que comprometeu mais de 70% de sua estrutura, foi inspirado nos grandes mercados europeus, priorizando a integração com a área externa, diversificação de lojas, oferta de serviços de conveniência e espaços de convivência, ao mesmo tempo que preserva a essência da história centenária do empreendimento inaugurado em 1897. Em dezembro de 2022 – sob a gestão do Consórcio Fênix – o Santo Mercado foi reinaugurado, contemplando a sua expansão e modernização.
Sendo o maior e mais completo complexo gastronômico da região, o Mercado Municipal de Santo Amaro recebeu também um aumento no número de espaços comerciais após sua reforma, que passou de 25 para 70 lojas. O maior destaque do Santo Mercado fica para a sua variedade de operações: são mais de 60 abertas, com destaque supermercados e hortifrutis, peixarias, casas de carne, empórios, opções de lanchonetes com cardápios diversos, oferecendo pastéis, crepes, sanduíches, comida japonesa e doces, padarias, confeitarias, cafeterias, sorveterias, bombonieres, lojas de vinho, cachaçarias, cervejarias, bares e restaurantes, além de serviços como floriculturas, lojas de presentes, salão de cabeleireiros, caixas eletrônicos e clínica de massagem.
A localização privilegiada, a pouco mais de 1 km do Terminal Santo Amaro de ônibus e a apenas duas quadras da estação Adolfo Pinheiro do metrô, linha 5 – Lilás, também contribui para o conceito do projeto ao viabilizar a adoção de meios de transportes mais sustentáveis e que favorecem a mobilidade urbana, como transporte público e por aplicativo. Para quem prefere se deslocar de carro, há um estacionamento rotativo pago com 160 vagas, das quais 40% são cobertas, e que conta com gratuidade nas quartas-feiras, engajando os visitantes a aproveitarem as atrações culturais do Santa-Quarta.
Tendo como um dos pontos chave seu vínculo com a região e a cultura, não só do local onde está inserido, mas também de todo o mundo, o Santo Mercado mantém atividades culturais em seu calendário, que trazem diversas atrações musicais e infantis semanalmente, de forma gratuita.
Santo Mercado
Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 – Santo Amaro
Horário: de segunda a sábado: das 7h às 22h | domingo e feriado: das 7h às 18h
Instagram: https://www.instagram.com/santomercadosp/
https://santomercadosp.com.br/home
_______
FOTOS: Divulgação Santo Mercado/Ricardo Rollo