Rua Barão de Capanema se consolida como nova rota gastronômica de São Paulo
A tranquila Rua Barão de Capanema, no Jardim Paulista, ficou mais conhecida depois da abertura do restaurante D.O.M., de Alex Atala, aberto há 25 anos no local. Com apenas cinco quarteirões e um trecho sem saída, a via ainda preserva certa tranquilidade, mesmo estando no coração dos Jardins. Assim, é possível flanar pelas calçadas arborizadas e escolher um dos inúmeros empreendimentos gastronômicos que se instalaram no local. Dentre as novidades, há o Song Qi, restaurante chinês, originalmente de Mônaco, trazido ao Brasil pelos mesmos sócios do vizinho Beefbar. O Tuy, Cocina, com uma bela cozinha ibérica contemporânea e alta coquetelaria, também se destaca na charmosa rua, ocupando um imóvel todo envidraçado na esquina com a Rua Padre João Manuel. Veja aqui todas as opções:
LouLou Restaurante: noites glamourosas e boa comida
Parte do Grupo Ideia e projeto pessoal do empresário e DJ Leo Cury, o LouLou chama atenção na Barão de Capanema por sua cozinha de inspiração francesa e mediterrânea, e ambiente que também remete à França, com muito veludo, cortinas e teto dourado. O clássico steak au poivre se destaca com filé-mignon ao molho poivre, fritas e salada com mix de folhas, assim como o confit de pato – coxa e sobrecoxa de pato confitadas e servidas com arroz caldoso e chorizo espanhol. Paulo Freitas assina a carta de drinks – vale provar o LouLou, coquetel que leva o nome da casa, com gin, licor de cassis, limão-siciliano e espumante rosé.
Rua Barão de Capanema, 568 | Tel.: (11) 5200-0395
Song Qi: direto de Mônaco
Direto de Mônaco, este restaurante chinês foi trazido ao Brasil pelos mesmos sócios do Beefbar, do qual é vizinho. O grupo, liderado por Felipe Massa, Dudu Massa, Ruly Vieira, Riccardo Giraudi e Rodolfo Tamborrino, inaugurou a u nidade brasileira do Song Qi nos Jardins, trazendo sua autêntica culinária chinesa em ambiente elegante. O cardápio é uma fiel reprodução do original – para garantir a autenticidade, o chef Ad Yamashina e seus cozinheiros líderes, Hector Shinohara e Ana Paula Wenzel, passaram cinco meses em Mônaco, recebendo treinamento do chef chinês Chai Chu Lee. A costela de porco defumada ao chá de jasmim faz sucesso. Vale provar ainda o pato de Pequim laqueado, servido com panqueca, pepino, cebolinha e molho hoisin.
Rua Barão de Capanema, 348 | Tel.: (11) 4327-6970
Dalva e Dito: tradição brasileira
Irmão mais novo do D.O.M., do chef Alex Atala, o Dalva e Dito – que está completando 15 anos – tem uma pegada um pouco mais informal, com enfoque em receitas tradicionais brasileiras. A casa dá para a Rua Padre João Manuel, onde está também o Mercadinho Dalva e Dito, com diversas opções práticas para o dia a dia, como o suculento frango assado. Da cozinha do restaurante, supevisionada pela chef executiva Amanda Rinaldi, saem pratos como o pato no tucupi, acompanhado de arroz e farinha d’água, e a cocada mole, com morango e manjericão.
Rua Barão de Capanema, esquina com a Rua Padre João Manuel | Tel.: (11) 3068-4444
D.O.M.: alta gastronomia
Completando 25 anos, o D.O.M., restaurante mais famoso do chef Alex Atala, foi um dos primeiros a trazer a alta gastronomia para a Barão de Capanema. Em plena forma, a casa oferece um menu degustação que reflete toda a criatividade e a extensa pesquisa gastronômica de Atala. O restaurante também tem almoço executivo de segunda a sexta, das 12h às 15h, com o tradicional Arroz com Feijão do D.O.M., com salada verde, biju, arroz, dois tipos de feijão, batata sauté, couve refogada com bacon, banana à milanesa, farofa e a escolha de carne, peixe ou frango; inclui sobremesa e café.
Rua Barão de Capanema, 549 | Tel.: (11) 3088-0761
Tuy, Cocina: cozinha Ibérica
Na esquina da Barão de Capanema com a Padre João Manuel está o Tuy Cocina, instalado num imóvel elegante, todo envidraçado, com ambiente aconchegante e classudo. De cozinha ibérica contemporânea, reinventando sabores de Espanha e Portugal, a casa oferece boas pedidas, como as croquetas de jamón e as gambas al ajillo com camarões no azeite com alho e pimenta. Mônica Maia, uma das sócias da casa, conta que apostaram na Barão de Capanema para instalar o Tuy, Cocina por ser a rua “mais charmosa” dos Jardins. “Unimos o charme de bar e restaurante em um ambiente que reflete a elegância e sofisticação que nossa marca representa”, diz ela.
Rua Barão de Capanema, esquina com Rua Padre João Manuel | Tel.: (11) 91641-1309
Fiaschetteria del Capitale: pasta Fresca
Sucesso na Barão de Capanema, a Fiaschetteria del Capitale é um minirrestaurante com massas frescas e capacidade para apenas 25 pessoas. A casa tem como sócios o restaurateur Gianluca Perino e o chef de cozinha Ricardo Dicamargo. Da cozinha, saem delícias como o fettuccine ai funghi porcini & pancetta, massa fresca com cremoso molho de cogumelos e pancetta; tagliolini verdi gratinati, massa fresca verde, presunto, molho bechamel e grana padano gratinado, e ravióli al tartufo, recheado com ricota e tartufo ao molho trufado.
Rua Barão de Capanema, 214 | Tel.: (11) 91641-8881
Beefbar: ambiente badalado e ótimos drinks
Referência em carnes especiais, na releitura de clássicos da comida de rua mundial e na alta coquetelaria, o Beefbar é comandado pelos sócios Riccardo Giraudi, Felipe Massa, Dudu Massa e Ruly Vieira. O piloto Felipe Massa conheceu a casa de cozinha contemporânea na Europa, onde vive, e decidiu trazer a marca para o Brasil. A casa tem 35 endereços ao redor do mundo e oferece vários pratos compartilháveis. Para beliscar, o gyoza de wagyu Kagoshima A5 com vegetais e molho oriental é boa pedida. Os amantes de carnes vão apreciar os cortes nacionais, como o shoulder e o tomahawk 1kg, além da fraldinha do Uruguai e do bife de chorizo Kagoshima A5, do Japão.
Rua Barão de Capanema, 320 | Tel.: (11) 2386-1918
Huto Gaman: caçula do Grupo
Mais novo integrante do Grupo Huto, a casa oferece boa comida de inspiração japonesa, com destaque para o omakasê Gaman , menu com pratos quentes, sushis e sobremesa. A ideia desse quarto endereço do grupo é unir o melhor de seus restaurantes em um só lugar: sushibar, coquetelaria e pratos na grelha de carvão. Vale provar também alguns itens mais ousados, como o espaguete de uni, que combina massa fresca e ovas de ouriço.
Rua Barão de Capanema, 454 | Tel.: (11) 3898-6347
Capanema Restaurante: mezzes imperdíveis
O casal Daniella e Renato Neves, do grupo Luce, comanda o Capanema Restaurante, focado na gastronomia mediterrânea com um toque italiano. Os mezzes, ou “refeições ligeiras”, se destacam, como o de abobrinha, com molho de castanha de caju tostada, tahine (pasta de gergelim), queijo feta e basílico. O chef Danillo Coelho apresenta como principal seu Cacio Pepe preparado à mesa, na roda do queijo e a lasanha de bacalhau com bechamel, mozzarela de búfala e pinoli. Dentre os drinks autorais, vale provar o Capanema, com gin London dry, purê de melão cantaloupe, xarope de flor de sabugueiro (elderflower) e xarope de capim santo.
Rua Barão de Capanema, 551 | Tel.: (11) 95890-9530
_________
POR: Luciana Mastrorosa
FOTO DESTAQUE: Divulgação Capanema Restaurante/ Tadeu Brunelli
FOTOS: Divulgação LouLou Restaurante/ Studio Primo, Divulgação Song Qi, , Divulgação D.O.M/ André Lessa, Divulgação Tuy Cocina/ Rubens Kato, Divulgação Fiaschetteria Del Capitale, Divulgação Beefbar/ Iara Morselli, Divulgação Huto Gaman e Divulgação Capanema Restaurante/ Tadeu Brunelli