Restaurantes voltam a atender a clientela em seus salões seguindo protocolos de segurança

O “novo normal” chegou para valer na nossa vida e estamos tendo de lidar com uma realidade bem diferente da que estávamos acostumados. Até mesmo aquela simples ida ao restaurante está diferente! É que o plano de flexibilização da quarentena permitiu a reabertura desses estabelecimentos, mas desde que seguissem novos protocolos para garantir a saúde do público e dos profissionais.
Menu da segurança
Antes mesmo de pensar em quais pratos e entradinhas iriam oferecer para a clientela nessa fase de reabertura, os donos de restaurantes tiveram de correr contra o tempo para conseguir adequar seus estabelecimentos e treinar as equipes para as regras atuais de funcionamento. Álcool em gel na entrada do restaurante e em todas as mesas, assim como funcionários usando máscaras – e garçons, com face shield também –, são apenas duas das normas adotadas. Entre as novidades ainda estão o distanciamento entre as mesas, ambiente bem arejado para garantir a circulação do ar, ocupação de até 40% da capacidade total do espaço e redução no horário de funcionamento. Agora, os restaurantes só podem funcionar por seis horas e, no máximo, até às 17 h. A exceção fica por conta dos estabelecimentos localizados dentro de shoppings centers, que podem funcionar de acordo com o horário do centro de compras, ou seja, das 16h às 22h. Já o horário do delivery e da retirada dos pedidos no local fica a critério de cada estabelecimento. E só é permitido que o cliente fique sem máscara enquanto estiver na mesa, desfrutando da sua refeição. Além das medidas obrigatórias, alguns restaurantes decidiram incorporar outras regras para garantir ainda mais a segurança de todos. Confira a seguir algumas medidas adotadas nos principais restaurantes de São Paulo:
a bela Sintra: fundado pelo português Carlos Bettencourt, o restaurante a bela Sintra – um dos ícones da gastronomia lusitana em São Paulo – adotou algumas medidas exclusivas para sua reabertura. Os pratos e entradas chegam à mesa cobertos com a cloche, assim como algumas partes do couvert. Todas as mesas e cadeiras são higienizadas, entre um cliente e outro, com uma luz ultravioleta que elimina vírus e bactérias. E um purificador de ar fica ligado a noite inteira para a higienização do ambiente.
R. Bela Cintra, 2325 – Jardins
Tel.: (11) 3891-0740 / (11) 3891-1090
Sushi Isao: para atender ao público com toda a segurança necessária, o restaurante localizado na Liberdade adotou cardápios digitais nessa nova fase, e os garçons farão uso da tecnologia para anotar os pedidos. Além disso, serão exibidos vídeos do cardápio e também sobre os cuidados com a higiene em um televisor no hall de entrada do restaurante.
R. da Glória, 111 – 2º Andar – Liberdade
Tel.: (11) 3106-7287 / (11) 3105-7625
Varanda Grill: a rede do restaurateur Sylvio Lazzarini, especializada em carnes premium, adotou uma série de medidas para garantir o retorno seguro da clientela aos salões dos restaurantes. Os pagamentos poderão ser feitos por QR Code ou com a aproximação de celulares; o cardápio estará disponível em forma de QR Code, e será feita a medição de temperatura de funcionários e clientes. Os garçons vão usar luvas para atender os clientes, que receberão guardanapos e talheres embalados. O jogo americano usado nas mesas será descartável e as mesas e cadeiras serão higienizadas após cada cliente.
Varanda Jardins: R. General Mena Barreto, 793 – Jd. Paulista / Tel.: (11) 3887-8870
Varanda JK: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Shopping Center JK Iguatemi – Lj. 321B – Piso 2 – Itaim Bibi / Tel.: (11) 3152-6777
Varanda Faria Lima: R. Prudente Correia, 432 – Jd. Europa / Tel.: (11) 3039-6500
Rancho Português: o tradicional restaurante especializado na gastronomia portuguesa adotou todas as medidas obrigatórias, além de ter colocado tapete para higienizar os pés na entrada da casa. O cardápio e a carta de vinhos, nessa nova fase, estão disponíveis via QR Code, e as áreas de atendimento ganharam barreiras de acrílico.
Av. dos Bandeirantes, 1051 – Vila Olímpia
Tel.: (11) 2639-2077
Rufino´s: referência em frutos do mar e pescados há quase 30 anos, o renomado Rufino’s passou por uma pequena reforma para receber a clientela novamente em seu salão, que agora conta com janelas que podem ficar abertas para a circulação do ar. Além disso, há tapete higienizador e consultoria de empresa especializada para orientar a equipe na manipulação dos alimentos.
R. Mário Ferraz, 377 – Itaim – São Paulo
Tel.: (11) 3074-8800 / (11) 3074-8807
Chiado: dedicado às receitas clássicas ibéricas, o restaurante irá oferecer aos clientes pratos esterelizados em estufa, além de talheres e guardanapos embrulhados. Prato principal, entrada e couvert chegarão à mesa cobertos com a cloche. O cliente que pedir vinho ficará com a garrafa na mesa para se servir sozinho. Entre um cliente e outro, mesa e cadeira serão higienizados.
Av. Jurucê, 776 – Moema
Tel.: (11) 5041-5276
Barcelos: localizada em Moema, a recém-inaugurada tradicional casa de origem sul-africana – famosa no mundo todo por suas receitas de frango marinado e na brasa – adotou todas as medidas de segurança para receber a clientela. O ambiente aberto favorece a corrente de ar natural, e mesas, cadeiras e banheiros são higienizados após seu uso. Os utensílios são lavados com água em alta temperatura e os talheres são selados a vácuo individualmente. Cardápio de comidas e bebidas 100% digital, assim como o pagamento, que pode ser feito através do celular, sem contato com a maquininha.
R. Canário, 544 – Moema
Tel.: (11) 5052-7893 / (11) 95311-5946
Toro Sushi: o badalado restaurante japonês Toro Sushi – conhecido por seus deliciosos combinados –, está com o salão repaginado após uma reforma geral em suas instalações, que também incluiu a compra de novos aparelhos de ar (quente/frio) para oferecer mais segurança ao ambiente. Além disso, os cardápios são acessados via QR Code e os hashis, guardanapos de papel e talheres são embalados individualmente e lacrados. Também há dispenser de álcool em gel em todas as mesas e um totem na entrada, e todos os clientes terão a temperatura medida na sua chegada.
Unidade Moema: Alameda dos Anapurus, 1430 / Tel.: (11) 2386-6966
Unidade Jardins: R. Oscar Freire, 512 / Tel.: (11) 4508-3195
Chiado: dedicado às receitas clássicas ibéricas, o restaurante irá oferecer aos clientes pratos esterelizados em estufa, além de talheres e guardanapos embrulhados. Prato principal, entrada e couvert chegarão à mesa cobertos com a cloche. O cliente que pedir vinho ficará com a garrafa na mesa para se servir sozinho. Entre um cliente e outro, mesa e cadeira serão higienizados.
Av. Jurucê, 776 – Moema
Tel.: (11) 5041-5276
Bacalhau, Vinho & Cia: o tradicional restaurante português, que possui unidades na Barra Funda e no Itaim, fixou informativos no local para orientar os clientes sobre a importância do distanciamento social, do uso de máscaras, da lavagem das mãos e da utilização de álcool em gel antes de começar a refeição. Os temperos e condimentos do galheteiro foram substituídos por sachês ou porções individualizadas, que saem da cozinha diretamente para a mesa de cada cliente.
Unidade Barra Funda: R. Barra Funda, 1067 / Tel.: (11) 3666-0381
Unidade Itaim: Rua Joaquim Floriano, 541 / Tel.: (11) 3071-4077
La Griglia: a casa especializada em carnes, peixes e frutos do mar grelhados, com inspiração e influência fortemente italianas, irá funcionar de acordo com o horário do Bourbon Shopping, onde está localizada. Entre as medidas de segurança adotadas, estão: cardápio e pagamento via QR Code, controle de temperatura de funcionários e clientes, talheres e guardanapos embalados, jogo americano descartável, mesas e cadeiras higienizadas após cada cliente e lenços umedecidos com álcool 70% para que os clientes usem nas mesas.
Bourbon Shopping – R. Palestra Itália, 500 – 3o andar – Pompéia
Tel.: (11) 4550-9450
Por Cibele Carbone
Fotos: Daniel Cancini