Restaurantes para apreciar bons vinhos brancos durante o verão em São Paulo
O vinho branco é a grande aposta para o verão. O gosto suave e o menor teor alcoólico comparado aos vinhos tintos, abraça as preferências da geração Z, um grupo consumidor que procura consumir bebidas com menos álcool. Isso é especialmente bem-vindo em terras tropicais, em que a temperatura pede por bebidas frescas que harmonizam perfeitamente com a variada gama de frutos do mar. Aqui, reunimos alguns restaurantes para apreciar bons vinhos brancos em São Paulo.
Ama.zo Cozinha Peruana
O restaurante é uma excelente opção para quem frequenta o centro de São Paulo, a unidade dos Campos Elíseos é revestida de verde com os pés de jabuticaba espalhados pelo ambiente. A casa te transporta para um oásis tropical assim que se passa pela porta. A cozinha é muito bem cuidada e conta com pratos super estéticos, o menu traz sabores vibrantes que misturam ingredientes brasileiros com peruanos, pelas mãos do chef Enrique Paredes. O ambiente agradável e arborizado se faz uma ótima opção para aproveitar um bom vinho branco em uma tarde de sábado. A carta de vinhos traz duas escolhas muito especiais, o Intipalka Sauvignon Blanc e o Intipalka Chardonnay, ambos do Valle de Ica no Peru. Para harmonizar, uma excelente pedida são os Tacos Acevichados, tacos crocantes de milho recheados com tartar de pescado do dia, maionese acevichada e guacamole.
Rua dos Guaianazes, 1149 – Campos Elíseos
Tel.: (11) 99560-4321

FOTO: Divulgação Ama.zo/ Luiz Morales Tineo
Elevado Conselheiro
Os sócios Guga Roselli e Leandro Mattiuz idealizaram um espaço que combina música, gastronomia e vinho. Instalado em um casarão tombado de 1904, que mescla arquitetura contemporânea a uma atmosfera boêmia, o Conselheiro Restaurante & Listening Bar entrega uma experiência musical imersiva, totalmente analógica, de alta fidelidade e com tratamento acústico. A cozinha privilegia ingredientes frescos, com destaque para frutos do mar de pesca sustentável, carnes selecionadas e massa fresca preparada diariamente. Técnicas artesanais — como maturação, cura, defumação e cocção na brasa (parrilla e forno a carvão) — são aplicadas para imprimir um sabor singular a cada prato do menu. A seleção de vinhos agrada grandes conhecedores e entusiastas, com ótimas opções em taça e garrafa. É o caso de rótulos como o Mademoiselle de T de 2023; do português Alvarinho Curtimenta de 2022; e o Monticelli Bianco de 2019, da região de Soave, na Itália.
Rua Conselheiro Ramalho 800 – Bela Vista

FOTO: Divulgação Elevado Conselheiro/ Felipe Gabriel
Lido – Amici di Amici
Com um salão acolhedor, o chef genovês Roberto Rebaudengo traz os sabores da Ligúria com toque autoral e interpreta clássicos de sua terra e de outras regiões do país. Para acompanhar os pratos, a casa conta com uma excelente carta de vinhos, com destaque para os brancos. Entre as sugestões é possível encontrar o Nuvole Lazio Bianco; o siciliano Anthìlia DOC; e o Grillo Sicília DOC.
Rua Fradique Coutinho, 282 – Pinheiros
Tel.: (11) 99023-9890

FOTO: Divulgação Lido – Amici di Amici
Marena Cucina
Inspirado na Puglia, o Marena Cucina une tradição e sofisticação no Itaim Bibi. Instalado na antiga residência de Cacilda Becker, o espaço combina charme arquitetônico e uma atmosfera acolhedora. Seu amplo salão se abre para a Piazza Garibaldi, local perfeito para aproveitar um bom vinho. A robusta carta da casa traz sugestões como o Castello di Corbara Orvieto, vinho branco da região da Umbria na Itália; o Pinot Grigio Friuli Grave Albino Armani, vindo da região italiana de Friuli-Veneza-Giulia; e o Gavi La Rocca, da região de Piemonte na Itália.
Rua Pais de Araújo, 138 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 91462-2852

FOTO: Divulgação Marena Cucina/ Tadeu Brunelli
Baleia Rooftop
Localizado no edifício B32, famoso pela escultura metálica de baleia na Faria Lima, o restaurante se destaca pelo cardápio de inspiração mediterrânea e pela vista privilegiada, sendo um ótimo lugar para apreciar um bom vinho branco. Na carta, há opções como o espanhol Alba De Vetus Albariño; o El Enemigo Chardonnay, vindo da região de Mendoza na Argentina; e o vinho francês, da região de Borgonha, Chablis D. de Perdrycoute.
Rua Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 5464-8222

FOTO: Divulgação Baleia Rooftop/ Rodolfo Regini
Taraz
O fogo é o centro da culinária do Taraz. Sob a assinatura do chef Felipe Bronze e da equipe gastronômica do Rosewood São Paulo, as chamas ganham destaque para imprimir ao ambiente vibrante do restaurante os autênticos sabores da América do Sul. Com um cardápio pensado para compartilhar, a parrilla e o churrasco a carvão realçam carnes e legumes de alta qualidade da Argentina, do Uruguai e os sabores intensos do Brasil. Além das brasas, o menu também celebra a leveza dos ceviches, causas, tiraditos e outras delicadas criações peruanas, marcadas por influências japonesas. Para acompanhar os pratos, há uma robusta carta de vinhos sul-americanos, com rótulos como o brasileiro Lebral, com aroma complexo e denso que remete a maracujá maduro, maçã vermelha, abacaxi, acerola e ameixa amarela; o argentino Los Pasos, fresco e vibrante, com aromas cítricos e tropicais; o uruguaio Altos de José Ignácio Reserva, que traz aromas de frutas brancas frescas e especiarias; e o Amare, vinho branco brasileiro com nuances de compota de pêssego, abacaxi, frutas secas e especiarias.
Rua Itapeva, 435 – Bela Vista
Tel.:(11) 3797-0500

FOTO: Divulgação Taraz/ Ruy Teixeira
Marie Cuisine
Inspirado na culinária parisiense, o restaurante traz à mesa o refinamento e a autenticidade que consagraram seu sucesso em Brasília, com menu totalmente voltado para as receitas francesas. A decoração combina o aconchego de um bistrô tradicional à sofisticação de uma casa contemporânea. Os pratos são assinados pelo chef Marcílio Araújo, responsável por conduzir a cozinha da nova casa, juntamente com o chef Raphael De Lucca. Para harmonizar a experiência, o Marie dispõe de uma selecionada carta de vinhos brancos, com boas opções: o Quiban Toro Branco; o Cavazza Bocarra Gambellara; o Cuveé Sidoine Blanc, que é um blend do Mediterrâneo à base de Chardonnay e Viognier; e o clássico Bourgogne Aligote AOC André Goichot, da Borgonha.
Rua Barão de Capanema, 450 – Jardins
Tel.: (11) 94086-7900

FOTO: Divulgação Marie Cuisine/ Raul da Mota
_________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS: Divulgação Ama.zo/ Luiz Morales Tineo, Divulgação Elevado Conselheiro/ Felipe Gabriel, Divulgação Lido – Amici di Amici, Divulgação Marena Cucina/ Tadeu Brunelli, Divulgação Baleia Rooftop/ Rodolfo Regini, Divulgação Taraz/ Ruy Teixeira e Divulgação Marie Cuisine/ Raul da Mota

