Restaurantes de São Paulo criam drinks criativos para atrair clientes
Restaurantes gastronômicos, com carta de drinks criativa e bem-cuidada, estão ganhando cada vez mais espaço em São Paulo. Além de saborosos pratos, as casas atraem a clientela oferecendo coquetéis autorais, com ingredientes nobres e muito talento em mixologia.
Paparoto Cucina: Michelin e muita criatividade
O Paparoto Cucina, restaurante que oferece uma interpretação criativa da culinária italiana pelas mãos da chef Dayse Paparoto, oferece uma fusão de técnicas clássicas com criações autorais da chef que dá nome à casa – e recebeu a recomendação do Guia Michelin neste ano. A criação do menu de drinks foi um processo minucioso: três opções foram desenvolvidas para que apenas uma fosse aprovada. As características de cada drink foram pensadas, inspirando-se em histórias, vinícolas e elementos culturais que remetem à Itália. Alexsandro Feitosa tem 10 anos de experiência no setor e é o responsável por essa carta. Entre os drinks mais populares estão o Siena. Inspirado pelo pôr do sol em Siena e pelas vinícolas italianas, este drink é uma verdadeira experiência cítrica e potente. O toque moderno e divertido do chef fica evidente na bolha aromatizada com fumaça de tutti frutti. Outro drink, o Trevizzo, é servido em uma caneca personalizada, nasceu de um desafio feito pela chef Dayse ao chef Alexssandro, pedindo que ele criasse um drink especial para a caneca. Assim, ele criou um drink doce e divertido, com o sabor marcante da maçã verde.
Animus: ingredientes brasileiros
O restaurante Animus, comandado pela chef Giovanna Grossi, desenvolveu uma nova carta de drinques autorais. Responsável pelas criações, o chef de bar Pedro Piton, bartender com nove anos de experiência na área de A&B, fez questão de incorporar ingredientes brasileiros, como a tiquira, a baunilha do cerrado e o puxuri – uma semente amazônica. Dentre os inéditos autorais, destaque para o Pacovã, que leva rum Añejo infusionado com banana, baunilha do cerrado, caramelo salgado, Averna e limão; o Piscón, com pisco, St. Verger, pera, poejo, clarificado em leite; o Kamu, composto por Bourbon, Jerez cream e néctar de cambuci; e outros. Pedro também incluiu alguns clássicos com um toque de Animus ao menu, como o Basil smash (com sorbet de manjericão como guarnição) e o Penicilin (com petit four de gengibre).
Adega Santiago Asador: cozinha ibérica
Sob o comando do empresário Ipe Moraes (que também está à frente da Adega Santiago, Adega Santiago RJ, Taberna 474, Casa Europa e Arroz Malandro), a Adega Santiago Asador tem como foco a cozinha ibérica, incluindo muitas opções para compartilhar e uma excelente carta de vinhos. A carta de drinks também recebe atenção especial e tem opções diferenciadas como o White Penja, Passion 43, Porto Brasil e outros.
Shops Jardins, R. Haddock Lobo, 1626
Tel.: (11) 3198 8258
Beef Bar: arte minimalista
Ricardo Takahashi, conhecido como “Japorês”, bar manager do Beefbar São Paulo, apresenta a carta de drinks do restaurante de cozinha contemporânea, nos Jardins. A sua principal característica é ser uma carta leve, refrescante e aromática, mas minimalista, segundo ele: “clean, fresh, low alcohol, less is more”. Entre os coquetéis, destaque para o Passion Negroni (Gin Beefeater, infusão de morango, campari, carpano clássico); Crazy Basil (Vodka Absolut, cardamomo, manjericão e limão-siciliano); Jolie Madame (Vodka Absolut, aperol, ramazzotti rosato, melancia, limão-siciliano e pimenta), entre outros.
QT Pizza Bar: entre as Melhores
A QT Pizza Bar é uma empreitada do casal Matheus Ramos e Bruna Pires. Do forno saem pizzas de tamanho único, feitas ao estilo napolitano, com massa de fermentação natural – elas maturam por cerca de 48 horas –, elástica, alta nas bordas e fina no centro, e coberturas que valorizam os ingredientes. Prestes a completar cinco anos, a pizzaria teve sua qualidade atestada com a segunda colocação e título de “Pizzaiolo do Ano”, pelo ranking 50 Top Pizza Latin America 2024. Na QT Pizza Bar, a carta de coquetéis autorais, vinhos e cervejas é de domínio do bartender Daniel dos Anjos. O balcão, que fica debruçado sobre a varanda frontal, oferece drinques como o Affumicato, reunião de Bourbon, Campari e vermute tinto defumados em fumaça de carvalho. Mais refrescante, o Gave Match leva gin infusionado com hortelã, redução de cítricos, tangerina e limão.
MII Rooftop: festa grega
O MII Rooftop, restaurante grego localizado no último andar do complexo Vila Anália, tem a decoração toda inspirada em Mykonos. Além de muita música e festa, a casa ainda conta com deliciosos coquetéis. Os drinques autorais são incríveis, como O Espetáculo, uma surpreendente mistura de Black Label, Cynar 70, Vermute Rosso e Cocoa Bitter. Outro destaque é o Cortina Vermelha, uma atrativa combinação de Bourbon, Campari, açúcar, suco de limão e Orange Bitter.
KITCHIN: alta coquetelaria
Com atmosfera contemporânea, a casa reúne três pilares fundamentais: atendimento personalizado, ingredientes de excelente procedência e ambiente moderno. Para beber, uma ótima seleção de vinhos e saquês, além de drinks autorais em uma carta com clássicos e novidades. São duas unidades: Itaim Bibi e Shopping JK Iguatemi. A marca pertence ao Grupo Attivo, que também detém as marcas Aima, La Serena, Su e Gioia.
Esther Rooftop: autorais e clássicos no topo
O restaurante passou a ser comandado, a partir de agosto, exclusivamente pelo chef francês Benoit Mathurin, que também responde pela cozinha e curadoria dos vinhos. Com uma cozinha com base francesa, toques brasileiros e orientais, Benoit apresenta sugestões para compartilhar e sucessos como pratos principais. Nos drinks, há sugestões autorais, assinadas pelo mixologista Márcio Silva, além de variados clássicos da coquetelaria mundial. Entre os sucessos da casa, destaque para o Moustache (gin com frutas vermelhas, licor e cordial de framboesa, limão sicilianoe biiters), Bouquet Garni (gin com infusão Ismênia, tônica e bouquet garni de ervas), entre outros.
Uru Mar y Parrila: cortes uruguaios e boa bebida
No restaurante Uru Mar y Parrilla é possível encontrar deliciosos cortes de carne uruguaios preparados na parrilha e diversos acompanhamentos impecáveis. Além disso, a casa destaca-se pelos coquetéis clássicos, como o Fitzgerald, com base de gin, açúcar, limão e bitter, e o Daiquiri, que leva rum branco, açúcar orgânico e limão na receita. Os autorais são um show à parte. Entre eles está o Uruguayan, com base de saquê, açúcar, suco de limão, espuma de lichia com wasabi e angostura, sendo uma releitura levemente doce do clássico Moscow Mule. Outra ótima opção é o Niebla del Rio, um drinque composto por Bourbon, Cointreau, licor Disaronno, Orange Bitter defumado com canela, sendo inspirado no clássico Old Fashioned com um toque defumado.
_________
POR Aroldo de Oliveira
FOTO DESTAQUE: Divulgação Adega Santiago Asador/Thays Bittar
FOTOS: Divulgação Paparoto Cucina/ Mário Rodrigues, Divulgação Animus/ Thays Bittar, Divulgação Adega Santiago Asador/ Thays Bittar, Divulgação Beef Bar/ Neuton Araújo, Divulgação QT Pizza Bar/ B.O. Studios, Divulgação MII Rooftop/ Lucas Alvim, Divulgação Kitchin/ Estúdio Movo, Divulgação Esther Rooftop e Divulgação Uru Mar y Parrilla/ Lucas Alvim