Restaurante Pérgula lança menu especial para os 100 anos do hotel Copacabana Palace
O restaurante Pérgula, no icônico e charmoso hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, acaba de lançar um menu exclusivo para celebrar os 100 anos do hotel, que será comemorado ao longo de todo o ano de 2023.
Esse menu especial conta com seis receitas, entre entradas, pratos principais e sobremesas, que homenageiam momentos importantes da história do hotel e da culinária tradicional carioca. “Nos propusemos a trazer aquilo que, há décadas, agrada o paladar não só do carioca, mas de todos os brasileiros. São receitas e ingredientes que marcaram momentos importantes do hotel e estão presentes em cardápios dos mais variados restaurantes tradicionais do país, mas sempre com o toque especial do Copa em cada um dos preparos”, revela o chef João Melo, à frente do restaurante.
A experiência gastronômica começa com o Langouste à la Thermidor, uma entrada, servida em 1959, em um banquete oferecido em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek. Essa lagosta é assada e gratinada com queijo gruyère, molho de natas, mostarda, conhaque e pimenta caiena, servido com salada de folhas verdes e palmito pupunha. A segunda entrada do cardápio foi elaborada para representar um dos pratos clássicos do Bife de Ouro, antigo restaurante do hotel, o Crevettes cocktail, um preparo de camarões com molho cocktail.
Para o prato principal, o chef trouxe de volta o Chateaubriand, outra receita clássica do Bife de Ouro, que leva filé-mignon grelhado, batatas sautée e o famoso molho béarnaise. Outro revival é o Delice de sole à la Newburg (linguado grelhado com legumes, molho de natas, bisque, especiarias e vinho branco), prato servido no jantar em homenagem a rainha Elizabeth II e ao príncipe Philip, em 1968.
Entre as opções de sobremesas, dois preparos que marcaram momentos ilustres do hotel: o Parfait glacê Japonnaise, um parfait de morango e pistache, servido no banquete em homenagem ao príncipe de Gales e ao príncipe George, em 1931, e o Mousse au citron vert a la feuille de menthe, um mousse de limão tahiti e hortelã, sobremesa servida no jantar oferecido em 1990 pelo Sr. James B. Sherwood, proprietário da Orient-Express Hotels.
__________
FOTOS: Divulgação/Tomas Rangel