Pizzaria La Braciera revela que o segredo do seu sucesso está na inovação constante do menu
Tudo começa com uma missão que alguns outros restaurantes já encaravam em São Paulo: entrar no mercado competitivo das pizzarias, mesmo sendo a segunda cidade que mais se consome pizza no mundo. A La Braciera poderia ter se destacado das outras já pelo uso de ingredientes riquíssimos em sabores, mas ainda faltava algo no seu DNA. Para agradar também o paladar dos paulistas, que na grande maioria ainda não estavam acostumados com o consumo de pizza napoletana, resolveram inserir no menu sabores já conhecidos, como frango com catupiry e portuguesa,. Mas obviamente, esses sabores eram apenas uma porta de entrada para a clientela poder experimentar depois a variedade de outros sabores e algumas misturas ousadas e autorais, como queijo brie com geleia de pimenta. Rapidamente, essa abordagem virou em números: o faturamento quintuplicou entre 2021 e 2022, um restaurante se transformou em cinco ao longo de 2 anos, e 30 mil pessoas, em média, vão e vem destes endereços.
A rede só ganhou tal proporção porque fez do marketing, de fato, a alma do negócio, onde foi desenhada a estratégia perfeita: um bom produto, com uma boa divulgação. A equipe de comunicação do La Braciera não poupou o nome de nenhum influencer ao apostar em seus veículos para disseminar a marca em São Paulo- qualquer inauguração conta com nomes grandes no “FoodTok” e “FoodGram” brasileiro, e assim foram de 2 mil para 279 mil seguidores em três anos.
Quem chegou para provar as pizzas que viam nas redes somou para que a empresa fosse se fortalecendo de pouco em pouco. O plano do La Braciera não é nada mirabolante, mas ganha com a constância dos sócios: o que entra é revertido para estruturar, tanto física quanto financeiramente, as novas unidades. “Invés de ordem e progresso, fizemos progresso e ordem” brinca Daniel Luco.
Porém, não é apenas em marketing que a pizzaria investe. Marcos Paulo, o sócio responsável pela gastronomia, viaja regularmente mundo a fora para estar sempre atento as tendências, faz cursos internacionais e testa ingredientes quase que diariamente para trazer inovação para o menu. “Nós não ficamos parado, durante os primeiros 24 meses, foram criados mais de 20 lançamentos e continuamos inovando o tempo todo, sempre ouvindo o cliente”, conta Daniel.
Além da conta conjunta, a organização empresarial permite que todos os sócios tenham mais força em cada decisão, fortalecendo as trocas que têm. Eles se dividem pelas áreas de Marketing, Operações, Gente e Gestão, Estratégia e Financeiro, eles dizem que assim como a verdadeira massa napoletana, os ingredientes precisam estar sempre juntos, mas cada um fazendo o seu papel. A justificativa é que esse modelo acelere as decisões do grupo, e por esse motivo preferem seguir sem franquias, sendo 100% da gestão proprietária. Daniel Luco relembra que no começo, quando os gastos e lucros tinham destinos claros: “No primeiro ano e meio, não tiramos nem um real para fazer caixa e crescer. Isso foi ruim para a nossa qualidade de vida, mas nós acreditávamos no negócio. A gente foi gastando construindo uma cozinha central, depois em equipamentos, em produtos. Hoje, nós conseguimos ter um rendimento, mas por muito tempo nossas famílias tiveram que compreender que era muito trabalho e zero dinheiro.” A espera valeu, a média, de 4 mil entregas feitas por mês, o aumento de 2400% de lucro ao decorrer dos anos e a confiança que ganharam da clientela, seja em Higienópolis, Santana, Morumbi, Tatuapé ou Jardins, e recentemente abriram um delivery na Lapa.
A busca pelo crescimento foi tão grande que questionamos qual o real motivo de tanta vontade de crescer e a reposta veio de boca cheia: “Queremos criar os momentos mais marcantes e saborosos da vida dos nossos clientes, que já passou da marca de 500 mil pessoas. A partir do momento que esse propósito é reconhecido pelos consumidores, é natural que continuaremos fazendo nosso papel de empreendedores inquietos”, responde Daniel.
Mas não é somente os consumidores que perceberam tamanho crescimento, Daniel afirma que já recebeu algumas propostas de sociedade de fundos de investimentos e investidores querendo saber mais sobre o projeto. “Sabemos a sensibilidade de trabalhar no ramo de gastronomia e hospitalidade, pra nós a entrada de um novo investidor precisa ser de uma forma estratégica, onde possamos falar a mesma linguagem, não acreditamos em crescimento sem um objetivo real e sólido.”
LA BRACIERA
Jardins: Alameda Lorena, 1040 – Jardins, São Paulo – Fone: (11) 5990-2158 | Horário de funcionamento: domingo a quinta das 18h às 23h e sexta e sábado das 18h às 00h | @labracierapizza
Higienópolis: Rua Conselheiro Brotero, 1120 – Higienópolis – São Paulo – Fone: (11) 94114-1120 | Horário de funcionamento: domingo a quinta das 18h às 23h e sexta e sábado das 18h às 00h | @labracierapizza
Santana: Rua Conselheiro Saraiva, 664 – Santana – São Paulo – Fone: (11) 91108-2440 | Horário de funcionamento: domingo a quinta das 18h às 23h e sexta e sábado das 18h às 00h | @labracierapizza
Morumbi: Rua José Jannarelli, 437 – Morumbi, São Paulo | Horário de funcionamento: domingo a quinta das 18h às 23h e sexta e sábado das 18h às 00h | @labracierapizza
Tatuapé: R. Demétrio Ribeiro, 578 – Tatuapé – Fone: (011) 94114-1120 | Horário de funcionamento: domingo a quinta das 18h às 23h e sexta e sábado das 18h às 00h | @labracierapizza
Lapa: Apenas Delivery. Rua Tonelero, 1157 – Lapa, São Paulo | @labracierapizza
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FOTOS: Divulgação La Braciera/Neuton Araujo e Divulgação La Braciera/Rubens Kato