Pinot Noir: escolha certa para o verão
Com a chegada das temperaturas mais altas, é praticamente automática a busca por bebidas refrescantes para aliviar o calor. Vinhos brancos e os espumantes, em festas de fim de ano, já são clássicos. Diferente do que muitos pensam, alguns tintos podem ganhar a vez em um fim de tarde ensolarado e noite escaldante. Principalmente com a uva pinot noir, que tem entre suas características leveza, frescor, menor presença de taninos e aroma trufado que remete a frutas vermelhas e especiarias. A indicação para dar boas-vindas ao verão é o Marques de Casa Concha, Pinot Noir – Safra 2018.
Considerada a Colheita Extraordinária, a safra 2018 foi única e singular, graças às características climáticas excepcionais no Chile. Foi este clima extraordinário – com inverno chuvoso, primavera seca, e ligeiramente mais fresca que o habitual, um verão com dias quentes e noites frescas, e outono com temperaturas moderadas – que permitiu à Concha Y Toro uma qualidade única em vinhos tintos, como raramente já foi vista.
Exuberante, fino e delicado, o Marques de Casa Concha Pinot Noir é versátil, pode ser servido gelado e acompanha muito bem preparações leves e delicadas de carnes brancas, porco, peixes e mariscos. Até mesmo para quem goste de uma gastronomia mais apimentada como a asiática, com refogados e molho curry mais suave, o rótulo faz um belo casamento e pode até mesmo ser servido gelado.
Marques de Casa Concha Pinot Noir apresenta no olfato aromas concentrados de cerejas e framboesas. Já no paladar, mostra textura requintada em sabores mais complexos de frutas vermelhas e notas de alcaçuz. O vinhedo fica localizado em San Julián, Vale do Limarí, e tem como enólogo, Marcelo Papa, um dos maiores do Chile. O teor alcoólico é de 14%.