Os novos italianos de São Paulo que oferecem gastronomia impecável

A equipe de Go Where fez um giro pelos novos restaurantes italianos de São Paulo que oferecem boas surpresas: chefs talentosos e gastronomia excepcional da entrada à sobremesa.
Mila: osteria provocadora
Comandado pelo restaurateur Tito Paolone, novo restaurante no Itaim faz releitura das tradições italianas com o chef Pedro Pineda no comando da cozinha e Camila Ciganda como sommelière e gerente de sala. A casa exalta tradições, mas pode quebrá-las. Para concretizar o sonho do jovem restaurateur Tito Paolone (ex-Eataly e Grupo St Marché) de acolher, servir e receber. Um espaço livre de formalidades, que preza pela diversão e boa comida. As receitas experimentais e autênticas valorizam ingredientes sazonais e de pequenos produtores. Pensado para compartilhar, o menu é dividido em bocatitos – com preparos servidos ao centro da mesa –, pizzas neo napolitanas, pastas frescas feitas diariamente ali, pratos e sobremesas, – incluindo boas opções vegetarianas e veganas. O salão de pé direito alto tem áreas externas em seus dois níveis: um pergolado com mesas na calçada, próximo ao bar na entrada, e uma varanda, localizada no segundo piso.
Rua Bandeira Paulista, 1096, Itaim Bibi, SP – Tel.: 11 2925 8442

Foto: Lucas Terribili | Divulgação
Pappagallo: casa tombada
O restaurante Pappagallo, aberto meados do ano passado, está instalado em uma casa tombada de 1940. O hotspot oferece uma experiência gastronômica com foco na cozinha italiana, dentro de um ambiente especial que remete à uma autêntica vila mediterrânea – rústica e com toques de modernidade. O piso superior, que é acessado por uma escada da década de 40 totalmente de madeira e entalhada à mão, reserva uma área mais intimista e com bar próprio. A cozinha do Pappagallo está sob o comando do chef Pedro Mattos, conhecido por participar da edição de 2018 do programa MasterChef, na TV Bandeirantes. O cardápio tem carros-chefes como a Lasanha Pappagallo – lasanha à bolonhesa com fonduta de grana padano e o Polvo – polvo com arroz negro e aioli de polvo defumado.
Alameda Jaú,1372, Jardins, SP Tel.: 11 3898 6503

Foto: Neuton Araujo | Divulgação
Barletta: clássico da Bota
Há um ano, o Barletta abriu as portas nos Jardins, SP, para apresentar sua cozinha italiana clássica. Entre massas e outras receitas tradicionais bem executadas, o restaurante destaca no cardápio uma ala especial dedicada à salumeria artesanal, fornecida por pequenos produtores. Na ala etílica, o grande atrativo são os mais de 600 rótulos de vinhos da importadora Grand Cru, anexa ao imóvel, que saem pelos mesmos preços da loja. Entre os pratos principais, o Coliseu é uma massa fresca feita na casa enrolada com presunto culatello e mussarela, com molho pomodoro. O Gnocchi de beterraba com fonduta de gorgonzola e nozes é perfeito para quem não quer comer carne. Já a Cotoletta alla milanese une no prato a costeleta suína empanada e frita com batatas assadas e saladinha de rúcula com tomate cereja. Todas as quintas-feiras, Ricardo Baldacci Trio anima a noite com jazz ao vivo.
Alameda Tietê, 360, Jardins, SP – Tel.: 11 97103 6425

Foto: Gladstone Campos | Divulgação
Lvtetia: iItaliano com alma francesa
O Lvtetia, de Erick Jacquin, é um italiano moderno, com algumas inspirações francesas e um ambiente imponente clássico. Aliás, o lugar merece uma observação maior nesse aspecto. Modulado em “salões” distintos, a casa é elegante ao extremo, tem um décor com tons quentes e um lustre de cristal belíssimo na parte central. Ao fundo, um espaço aberto é ideal para a turma dos charutos. Mas não para por aí. No subsolo tem um bar charmoso, chamado de Bar do Vaticano, com shows ao vivo às sextas e sábados e espaço convidativo. Mas voltando ao restaurante, Jacquin até reconhece que o nome não é tão fácil, mas a casa, que é italiana e tem dono francês, elegeu um nome que faz alusão a uma ilha no meio do Rio Sena, em Paris, denominada Lvtetia. A culinária está em boas mãos. “Aqui faço uma comida mais mediterrânea, com mais legumes, ervas frescas, peixes do mar e com sotaque do Sul da Itália”, exemplifica Jacquin. A reportagem provou o pappardelle com caviar e a salada de polvo. Pratos leves e cheios de requinte que estão de acordo com a proposta gastronômica italiana de Erick Jacquin.
R. da Consolação, 3585, Jardins, SP – Tel.: 11 91222 9260

Foto: Daniel Cancini | Divulgação
Nonna Rosa: jardim acolhedor
Caloroso, com paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, o restaurante Nonna Rosa é convidativo com um terraço agradável e uma cozinha distinta. O esconderijo da Rua Padre João Manuel se apoia sobre uma combinação sem mistérios, mas imbatível: cozinha italiana clássica, salpicadas de modernidade, ambiente casual e serviço acolhedor. Cumprimentando clientes regulares e fazendo recomendações aos recém-chegados, Marcelo Muniz está sempre à postos. No entanto, o coração de nonna, como não poderia ser diferente, vem da cozinha, ou melhor, do chef Carlos Leiva. Sua paixão pelos molhos e pelas longas cocções revela os anos em cozinhas francesas, caso da do extinto Eau, no Hyatt paulistano. Um dos destaques é o Pappardelle al Ragu D’Anatra, uma massa fresca, ragu de pato com especiarias e laranja.
Rua Padre João Manuel, 950, SP, Jardins 11 2369 5542

Foto: Raul da Mota | Divulgação
Aguzzo: inovação que fala
O Aguzzo Cucina Italiana já é um clássico da cidade e sinônimo de alta gastronomia. O Grupo Tem muitas novidades e não poderia faltar esse registro. O Aguzzo Moema vai ganhar uma varanda ao ar livre. A loja dos Jardins ficou fechada na pandemia, mas agora tem novo projeto arquitetônico e está incrível. Já o restaurante clássico de Pinheiros ganha novo menu e concepção cheia de novidades. Além de ganhar também receitas vegetarianas. Tudo será replicado às outras casas. O Grupo também tem a hamburgueria Che Bellissimo Burger. “São releituras de pratos italianos em formato de Hambúrguer para retomada dos nossos deliveries”, explica Rafael Azrak, proprietário do Aguzzo. Ele completa: “Lançaremos em abril a nova marca chamada Empório Aguzzo, com receitas que nossos clientes irão poder finalizar os produtos com facilidade em casa. Criamos vídeos intuitivos pelos quais eles terão acessos e replicarão as receitas com a qualidade Aguzzo em casa.”

Foto: Divulgação
Dhomus: inspiração mediterrânea
O restaurateur Marcelo Cintra volta para o mercado gastronômico com Luiz Felipe Bordon. Eles acabam de abrir as portas do restaurante Dhomus, no Jardim Europa, ao lado dos sócios Andre Bernardini, Bruno Diniz Bernardini e Pedro Tavares De Almeida e das irmãs Ana Rita e Carolina Vezzani. Como ele diz “um encontro de gerações, trago minha maturidade e expertise, e eles o lado social e agito da juventude. Além da vasta experiência gastronômica de todos pelo mundo.” A casa de inspiração mediterrânea será toda aberta com um pequeno salão interno e um rooftop. “Temos um clima bem de praia, só vai faltar o mar”, diz Cintra. A cozinha está a cargo do chef italiano Leonardo Russi, natural de San Severo e com passagens por restaurantes europeus como o L’Albereta de Gualtiero Marchesi e o Fini em Modena, com mais 100 anos de história. Entre os principais há a Grigliata de peixe com tagliolini ao nero, o Risotto de camarão, burro e salvia al limone com alcaparras , o Tagliolini alla arrabbiata com langostim, entre outros.
Rua Amauri, 27, Itaim Bibi, SP – 11 30622985

Foto: Mario Rodrigues | Divulgação
Bottega 21: bar italiano
No coração de Pinheiros, um bar de gastronomia italiana, dos sócios Michel Felício, Laura Oliveira e Alexandre Vorpagel, o Alemão, tem inspiração nas bottegas italianas, pequenas, com boas bebidas e comidas e ar informal. Com capacidade para 60 pessoas e uma calçada iluminada, o Bottega 21 tem ambiente que reproduz os tradicionais bares da Itália, com decoração rústica e aconchegante que tem como base a madeira, o ferro e tijolinhos à mostra. Entre as opções estão Scarpeta, ragú de carne rústica servido com pão de fermentação natural; Gamberetti all’aglio e olio, camarões selecionados, puxados com azeite e alho confitado; Fritto Misto, bacalhau, camarão e lulas fritinhas; e outros. A casa também oferece uma lista de drinks autorais.
Rua dos Pinheiros, 1308, Pinheiros, 11 99342 2332

Fotos: Amanda Francelino | Divulgação
Famiglia Di Felice: vinhos premiados
O restaurante Famiglia Di Felice, que abriu recentemente no Itaim Bibi, é comandado pelo italiano Natalino Di Felice. A casa oferece culinária italiana mediterrânea, com destaque para os risotos e massas. Para harmonizar, uma seleção de vinhos da vinícola italiana Podere Castorani, do ex-piloto de Fórmula 1, Jarno Trulli. A Foccacia tostada em manteiga de trufas com sobrepaleta de porco, acompanhada de aioli de cebola e mini folhas é a entrada perfeita.
R. Pedroso Alvarenga, 583, Itaim Bibi, SP. 11 94214 0320.