Os chefs Salvatore Loi e Paulo Barros inauguram bar gastronômico no bairro de Pinheiros
Uma parceria de sucesso, assim podemos definir a união profissional dos chefs Paulo Barros e Salvatore Loi, juntos desde 2016. A dupla que comanda as duas unidades do italiano Modern Mamma Osteria, no Itaim Bibi e em Pinheiros, está em uma nova empreitada: o bar gastronômico Ella | Fitz, cujo nome homenageia a cantora Ella Fitzgerald. “O Moma é uma ideia fantástica, mas o Ella é outra coisa. É uma cozinha italiana mais mediterrânea, focada na qualidade e com ares americanizados pela minha vivência de 6 anos dos Estados Unidos”, explica Paulo Barros, que enxerga uma “sofisticação nova-iorquina” no galpão cosy da casa nova, que possui um longo balcão, ligeiramente rústico, altamente charmoso.
O projeto assinado pelo arquiteto Otavio Sanctis abusa do uso da madeira rústica que envelopa o piso, as paredes e o teto retrátil, que se contrapõem com o mármore das mesas e com os tecidos azul petróleo das cadeiras.
Localizado na Rua dos Pinheiros, o menu do Ella | Fitz – criado em conjunto com a chef Ana Paula Cremonezi Medrano – é repleto de aperitivos e pratos para serem compartilhados. “O desafio é trazer conceitos diferentes. É assumir o lado subjetivo, quase descompassado do jazz e levar as pessoas a enxergarem que um restaurante não é linear, não precisa ser entrada, prato e sobremesa. Pode ser petisco e drink, pode até ser italiano e jamais ter música italiana”, pontua Salvatore Loi.
Para começar, aposte nas Croquetas cremosas de lagostins e mascarpone com limão-siciliano confitado. Há também a Batuta de mignon, em que a carne crua, picada na ponta da faca, recebe molho tonato e fatias de brioche caseiro, e o Pãozinho no vapor de polenta com costela assada, queijo na brasa e agrião.
Entre os pratos principais, servidos na panela, para serem devidamente compartilhados, há excelentes pedidas, como o Risoto de carnaroli alla parmigiana com polpetinhas de linguiça e redução de vinho tinto ou então com açafrão, gorgonzola dolce e porcini frescos. Nas travessas, podem vir Lasanha verde alla’bolonhesa, Porcheta com sauté de grãos e verduras ao próprio molho do assado e ainda uma caçarola de Robalo ladeada por gnocchi de batata ao molho de tomate san marzano.
Se a ideia é pedir pratos individuais, aposte no Polvo grelhado no carvão com mil folhas de batata e sofrito, o agnolotti de queijo de ovelha, açafrão, favo de mel e amêndoas e a Fiori de pasta de pitaya com queijo de ovelha (foto no destaque)fazem as vezes de sugestão individual. Já para açucarar com elegância, tanto a mousse bianca com morango explosivo e basílico quanto a tarte tatin com chantilly de pistache são imbatíveis. “Há muito de culinária mediterrânea, espanhola – graças a minha experiência no país – e isso fica claro no menu. E claro, as massas estarão muito presentes, mas com apresentações surpreendentes”, pontua Ana.
Cozinha à parte, a vocação de bar do Ella | Fitz se evidencia na carta drinks calcada em drinks autorais a carga do bartender Ricardo Barrero. “Inevitável que a carta seja entorno do Fitzgerald – que é um drink do momento, e claro, a referência a Ella. Então nossos drinks autorais são variações do Fitzgerald – todos brincando com texturas em cima dele”, comenta. Entre os autorais estão o Harlem – gin, limão, clara de ovo e ovas de campari -, o Diamante Bruto – gin, limão, fat wash, espuma de limão e bitter; além de clássicos novaiorquinos como o Gin Gin Mule, Bronx, New Your Sour, Bronx, Pinicilin, entre outros. Vale também ressaltar a carta descomplicada de vinhos, que apresenta mais de sessenta rótulos, alguns com opções em taça e que dialogam com todo o menu.
Ella | Fitz
Rua dos Pinheiros, 332 – Pinheiros – São Paulo
______
FOTOS: Divulgação/Gabriella Dell’Aquila e Divulgação/Ligia Prestes (ambiente)