O restaurante Vicolo Nostro, eleito o melhor italiano de São Paulo, completa 25 anos

São Paulo é a capital gastronômica do Brasil, repleta de restaurantes nos mais diferentes estilos competindo pela preferência do público. Por isso mesmo que, quando um restaurante completa 25 anos, a data merece ser mais do que celebrada. Afinal, esse é um feito para poucos! E é justamente por isso que o Vicolo Nostro, eleito o Melhor Restaurante Italiano de São Paulo no prêmio Os Melhores da Gastronomia de São Paulo em 2022, está em festa.
Localizado no bairro do Brooklin, zona sul da capital paulista, o Vicolo Nostro transporta a clientela para a Itália, tanto pela decoração – inspirada nas vilas da Toscana – quanto pela excelente gastronomia italiana assinada pelo chef Cristiano Panizza, que assumiu a cozinha do restaurante, fundado pela sua mãe, a chef Silvana Borella Piran, logo após se formar na faculdade Anhembi Morumbi e fazer estágio no Martín Berasategui, na Espanha. “Desde de muito cedo, já me arriscava na cozinha. Como acompanhava minha mãe nos eventos que ela fazia, prestava atenção em cada detalhe dos canapés, dos pratos, das receitas que serviam… Além disso, toda vez que iam visitas em casa, eu preparava um ‘menu’ especial com os ingredientes que tinha em casa. E com 14 anos comecei a trabalhar na lanchonete do colégio que estudava: fritava coxinha e montava sanduíches naturais”, relembra o chef.

O chef Cristiano Panizza celebra os 25 anos do restaurante Vicolo Nostro | FOTO: Daniel Cancini
Itália no prato
Especializado na cozinha clássica italiana, o menu do Vicolo Nostro é repleto de receitas afetivas, preparadas com ingredientes selecionados. “Estou na casa todos os dias acompanhando a produção, o mise en place e também a saída dos pratos que vão para o salão”, comenta o chef, que, de tempos em tempos, atualiza o cardápio com novas receitas autorais, mas sempre mantendo o DNA gastronômico do restaurante. “Há uns 15 anos venho inserindo mais pratos de peixes e frutos do mar, e também aumentei a oferta de opções mais leves, veganas e vegetarianas, massas integrais e sem glúten, para acompanhar as necessidades e os desejos dos nossos clientes.”
Há pratos, no entanto, que são queridinhos da clientela e não podem (jamais!) sair de cena, caso do Ossobuco di Vitela com Risoto Alla Milanese (ossobuco de vitela com risoto de açafrão e parmesão), do Tortelli di Zucca (massa fresca recheada com moranga, parmesão e amaretto na manteiga de sálvia e pinoli) e do Filetto Ripieno con Brie (filé-mignon recheado com queijo brie, ao molho de ervas, servido com risoto de cogumelos), o carro-chefe da casa e o mais vendido.

Ossobuco di Vitela com Risoto Alla Milanese: um dos clássicos do Vicolo Nostro | FOTO: Daniel Cancini
Outras estrelas do menu, que possui mais de 50 opções, são a Carne Cruda al Tartufo (filé-mignon cru, pesto de azeitonas, flor de alcaparras, rúcula, queijo parmesão, pistache, molho dijon, raspas de limão e azeite trufado) e o Papardelle com ragu de pato. “Focamos em manter o que já tem sido feito de bom, mas trazendo tendências e modernidade para os pratos. E assim vamos caminhando para agregar na experiência, sem perder nossa essência”, enfatiza o chef.
Ambientes acolhedores
O Vicolo Nostro se destaca também na cena gastronômica paulistana pela sua decoração acolhedora, que reproduz uma autêntica vila italiana, com direito a um charmoso caminho de paralelepípedos, a paredes com tijolinhos aparentes, a uma fonte e um jardim de hortênsias cor-de-rosa.

A entrada do Vicolo Nostro foi inspirada nas charmosas vielas da Toscana | FOTO: Daniel Cancini
Cada cantinho foi muito bem pensado e ganhando personalidade ao longo do tempo, graças às peças de decoração garimpadas por Silvana em suas viagens. Assim que você entra no Vicolo, já se depara com a imagem de Maria, comprada em Siena. Na Sala dos Anjos, há uma escultura de anjo do século XVIII, que era de um altar de uma fazenda antiga, além de uma máquina italiana de café do início da década de 1950. Na Sala da Lareira, há uma máquina a carvão de café espresso. Chama atenção também as marionetes de Otelo e Desdêmona, autênticas da ópera de Giuseppe Verdi, baseada na peça de William Shakespeare. Já a Sala dos Espelhos – a mais pedida entre os clientes – conta com enormes espelhos feitos com fragmentos de madeiras esculpidas, que eram mostruário de uma antiga marcenaria do século passado.
Vicolo Nostro
Rua Jataituba, 29 – Brooklin – São Paulo
Tel.: (11) 5561-5287
www.vicolonostro.com.br
__________
FOTOS: Daniel Cancini