O crescimento do mercado online de vinhos importados
Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Ideal, a importação e venda de vinhos no primeiro quadrimestre de 2020, no Brasil, aumentou 6,6% em volume de garrafas, somando 3,4 milhões de litros. Ou seja, com isolamento (ou por causa dele) as pessoas estão bebendo mais vinho. “Com a pandemia, as pessoas estão substituindo a ida a restaurantes pela experiência de preparar um jantar em casa, com um bom vinho acompanhando as refeições”, diz Liliane Rosa La Pastina, vice-presidente da La Pastina, importadora com mais de 70 anos de mercado e que aderiu ao televendas e ao e-commerce.
Outra gigante do mercado, a Grand Cru, com quase 80 lojas em todo o Brasil, experimentou o crescimento nas vendas, muito pelo fato de já ter expertise no online. “Já tínhamos um e-commerce muito forte e presença em canais digitais e redes sociais, e conseguimos ir além, trouxemos soluções, reforçamos a presença da marca e lidamos com a adversidade em tempo recorde. Duplicamos as vendas do nosso e-commerce, as lojas físicas começaram a trabalhar com delivery em todas as unidades”, declara Maria Fernanda Trentini, mais conhecida como Mafê, gerente de marketing da Grand Cru.
Claro que nem tudo é um mar de rosas (ou de vinho), e a crise atrelada à alta do dólar pegou em cheio alguns canais de vendas. “As lojas sofreram, mas, através de lives, pudemos apresentar produtos e oportunidades para compras de nossas marcas. Por outro lado, pudemos compensar um pouco das vendas através do off trade e do online”, diz João Roquette, Diretor da Importadora Qualimpor.
“As palavras desse novo momento são adaptação e reinvenção. Com o isolamento social e a dificuldade de locomoção, foi necessário criar uma experiência virtual para que nossos colaboradores diretos e indiretos tenham motivação para atingir os resultados, que são mútuos. Realizamos uma convenção online e lançamos incentivos de vendas. A alta do dólar impacta bastante na nacionalização dos produtos que estamos trazendo ao país. Posso dizer que estamos muito otimistas com os resultados. E, mesmo com essa volatilidade da nossa moeda por conta das incertezas globais do momento, a ideia é continuar trabalhando o nosso portfólio com valores acessíveis ao nosso público. O consumidor não sentirá esse impacto no bolso”, diz Fabiano Ruiz, diretor-executivo da Henkell Freixenet no Brasil.
O que vem pela frente
Solidariedade, encontros virtuais, ações em prol do cliente, deliveries mais ágeis e muitos lançamentos de vinhos. Esse é o horizonte avistado pelos importadores entrevistados por Go Where. Conheça em primeira mão algumas das novidades de cada uma delas:
Importadora Barrinhas: representando mais de 25 vinícolas, como as icônicas Real Companhia Velha, Indomita, Adega de Monção, Caparzo e Estância Mendoza, a Importadora Barrinhas conta com mais de 250 rótulos disponíveis para venda direta ao consumidor final. O site é de fácil navegação com entrega para o Brasil todo, oferece parcelamento no cartão em até 3x sem juros e frete gratuito para algumas localidades.
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La Pastina: a importadora acaba de lançar a linha de vinhos Mouton Cadet, que pertence a uma das famílias mais prestigiadas de Bordeaux, a Baron Philippe de Rothschild. Um ícone. Foco na comunicação pelas mídias sociais, vídeos no Canal no Youtube da marca e lives.
Grand Cru:Já que viajar não está sendo uma boa ideia, a importadora lançou uma campanha onde a viagem é por vários países através de vinhos de muitas regiões produtoras. Campanha progressiva de descontos.
Qualimpor: importadora oficial de marcas emblemáticas, como a Herdade do Esporão no
Alentejo, a Quinta do Crasto, e a Quinta dos Murças no Douro, a Qualimpor ainda tem no Douro, a Taylor´s, focada em fazer os melhores vinhos do Porto e, por fim, a Quinta do Ameal,
na região dos vinhos verdes, apostando na uva Loureiro. Pretende manter parceria com seus clientes e os apoiando. Sente que a crise tem aproximado a empresa do consumidor. Começaram a trabalhar com a vinícola Miguel Torres do Chile, grupo muito forte mundialmente e que propõe vinhos com ótimo custo/benefício. Manterão representação da vinícola Kaiken em Mendoza, projeto de Aurelio Montes na Argentina, com vinhos muito especiais e muitas novidades a serem lançadas no próximo ano.