O ator Joaquim Lopes inaugura “boteco de chef” em São Paulo
Formado em Gastronomia, o ator e apresentador Joaquim Lopes acaba de inaugurar o Oripi, seu primeiro estabelecimento na área, ao lado dos sócios e amigos Julio Loureiro, Caio Sbrano, Marco Loureiro e Raoni Carneiro.
“Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia. Li essa frase esses dias e traduziu muito a essência desse meu novo negócio. Abrir um boteco de chef, no coração do Ipiranga com cardápio assinado por mim?! Não consigo pensar numa ousadia mais deliciosa”, comenta Joaquim Lopes.
O espaço está localizado no tradicional bairro do Ipiranga, bairro escolhido por conta das raízes familiares dos sócios. “A família dos cinco sócios é do Ipiranga, temos histórias por aqui. Por isso escolhemos a região para abrir o nosso primeiro negócio na gastronomia. O nome também é uma homenagem ao bairro, além resgatar por meio da comida e da experiência, as nossas memórias e lembranças afetivas”, afirma Joaquim Lopes.
Com passagens por algumas cozinhas e muitos vídeos preparando pratos e sanduíches na internet, Joaquim agora vai usar seu talento na gastronomia para comandar a cozinha e assinar o menu do Oripi. O cardápio traz releituras e criações de comidas clássicas de boteco, mas com preparos e apresentação de alta gastronomia. Ele conta com uma variedade entre entradas, sanduíches, pratos e sobremesas.
Nos destaques do menu de entradas está o Crudo de Carne (pastel de vento servido com tartar de carne, maionese oriental e azeite de páprica), onde o cliente pode se divertir ao montar o recheio do pastel com o crudo. Outras boas pedidas de entradinha são o Tartare de Camarão com arroz crispy (base de arroz crocante, tartar de camarão, azeite de camarão e endro) e os Bolovinhos (bolinhos de carne recheados com ovo de codorna com gema mole, acompanhados de maionese de sriracha).
No menu de pratos principais, as criações de Joca – como é conhecido pelos amigos – vão desde a Terrine de cuscuz com bisque e pó de azeitona, o Ravioli Dr Antônio Lopes – criado em homenagem ao seu pai – com raviólis recheados com ricota e abóbora, servido com fonduta de parmesão e pangranatto de linguiça, o Prime rib de porco Duroc com demi glace, purê de cenoura, cebola pérola e endívias grelhadas com azeite de carvão, e a Salada de carpaccio de beterraba (lâminas de beterraba com abobrinha, hommus de beterraba, rúcula, pasta de castanha de cajú e queijo artesanal, servido com molho cítrico).
Para encerrar a experiência, escolha entre a Rabanada do Joca, com brioche frito em baixa temperatura, acompanhada mel orgânico batido, sorvete de creme e canela, e a Raspadinha de Abacaxi (granita de abacaxi com mel e hortelã).
A coquetelaria também promete ser um ponto alto no Oripi. Assinada pelo mixologista Milton Lopes, a carta terá entre clássicos e autorais, drinks como: Negroni, Boulevardier, Carajillo, Old Fashioned, entre outros. Mas o destaque da carta fica por conta dos autorais como o Maria Txiquita (run, xarope de uva verde, limão-siciliano, soda de limão e manjericão), o Noite Adentro (whisky bourbon, café, Licor 43 e espuma de café) e a Margarita de Maracujá.
Oripi
Rua Cipriano Barata, 2640 – Ipiranga – São Paulo
Horário de atendimento: Quarta a sexta-feira, das 17h à 0h / Sábado e domingo, das 12h à 0h
___________
Fotos: Divulgação/Guilherme Bertoldo