Novo restaurante do chef Antonio Maiolica abre as portas no Itaim Bibi

O encontro entre o empresário Guilherme Temperani e o chef italiano Antonio Maiolica resultou em mais uma criação: o Temperani Trattoria, novo restaurante que combina gastronomia italiana e elementos circenses, refletindo a história da família Temperani com o Circo Temperani.
Após mais de três anos de parceria e sucesso com o restaurante Temperani Cucina, a dupla decidiu expandir suas operações, investindo R$5 milhões no novo conceito, que integra a revitalização do Brascan Open Mall, que recebeu um total de R$ 14 milhões em melhorias.
Para desenvolver o novo espaço, Guilherme viajou pela Itália em busca de inspirações, colaborando com o chef e o sommelier Ricardo Santinho, que cuidou da harmonização dos vinhos. O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório 134 Office, inclui uma varanda com 68 lugares, uma área principal com 58 lugares e uma massaria em vidro, além de elementos decorativos que evocam a tradição circense. O ambiente promete experiências únicas, com uma cozinha aberta, um bar central e uma projeção contínua de imagens do circo, oferecendo aos clientes uma imersão na cultura que inspirou a criação do restaurante.

FOTO: Divulgação/ Lucas Alvim
Para o cardápio, o chef preparou diversos petiscos, como a Insalata Temperani, com rúcula selvagem, radicchio, molho balsâmico, parmesão e amêndoas tostadas, e a Burrata com mix de folhas, beterraba assada, vinagre de limoncello e pistache.
As massas artesanais são de uma variedade espetacular para o público apaixonado pela culinária italiana. De Paccheri allo Scapariella, Gnocchi Sorrentina, passando pela Lasagna Bolognese, Ravioli de Zucca até os grandes clássicos como Carbonara, Cacio e Pepe, dentre outros, mostra o cuidado do chef na seleção dos pratos.
Os pratos principais incluem a Tagliata di manzo, composta por ancho grelhado com rúcula selvagem e parmesão, e o Brasato, que tem como ingredientes acém cozido lentamente servido com polenta cremosa e o próprio molho, são um exemplo do que os visitantes podem esperar do menu. Destaque também para clássicos como Saltimbocca e Cololetta di maiale.

FOTO: Divulgação/ Lucas Alvim
“Esse é um novo e importante passo para mim, estou feliz em retornar ao Itaim Bibi com um público diferente. Quero surpreender com a culinária italiana, tal qual como se faz na Itália”, comenta Antonio.
Na parte das pizzas, são boas pedidas a Carminuccio, elaborada com molho pomodoro, guanciale, pecorino, manjericão, pimenta do reino e pimenta calabresa, e a Nerano, que reúne abobrinha, queijo pecorino e creme de ricota de búfala para impressionar cada cliente.
As sobremesas prometem encantar a todos. Começando pelo Cannoli Sicilia, preparado com a massa feita na casa recheada com creme de ricota e limão-siciliano. Outra excelente opção é a Torta Sbriciolona, que leva massa de amêndoas, sorvete de zabaione e cereja em calda na receita.

FOTO: Divulgação/ Lucas Alvim
Quem assina a carta de bebidas da casa é o bartender argentino Estevan Ovalle. Com oito drinks autorais como Pagliaccio Rosso feito com bourbon, campari suco de limão e Orange bitter, Darix 52 com base de Rum 3 anos, crème de cassis e jerez fino, o drinque ganha uma fina borda de sal crítrico na taça. Uma sessão especial de Família Negroni contempla 7 drinques da categoria. Outra excelente opção é o Medrano, feito com gin, Campari infusionado com amburana e Lillet.
Além dos clássicos como Aperol Spritz, Moscow Mule, Dry Martini, dentre outros, Estevan preparou também sugestões de mocktails. A carta de vinhos, com 80 rótulos, trará um protagonismo dos vinhos italianos, mas os clientes terão um pot-pourri de outras nacionalidades também.

FOTO: Divulgação/ Lucas Alvim
Rua Joaquim Floriano, 466 – Itaim Bibi. Brascan Open Mall
Tel.: (11) 2165-8245
_________
FOTOS: Divulgação Temperani Trattoria/ Lucas Alvim