Nello’s celebra 50 anos de história e tradição em São Paulo
Em dezembro de 1974, um casal de italianos, Nello e Rina de Rossi, fez uma escolha que mudaria a história da gastronomia paulistana: abriram uma cantina em São Paulo, mais precisamente no charmoso bairro de Pinheiros. Ao lado dos três filhos, trouxeram na bagagem não só o amor pela culinária romana, mas também uma trajetória de vida cheia de histórias interessantes, que até hoje continuam a marcar o restaurante.
Desde o começo, a proposta foi oferecer algo diferente, algo especial. No cardápio, clássicos da Itália, como os escalopinhos, a saltimbocca, as massas caseiras e as alcachofrinhas. E não podemos esquecer das tortas doces artesanais, que conquistaram de imediato os clientes. O segredo do sucesso? Preços justos, a simpatia de Nello e Rina, e uma atmosfera acolhedora, onde cada visitante se sentia em casa.
Mas a história de Nello e Rina vai muito além da cozinha. Antes de se estabelecerem nos Estados Unidos e, posteriormente, no Brasil, os dois foram atores em Cinecittà, o lendário complexo de estúdios de cinema em Roma, onde trabalharam ao lado de grandes nomes do cinema italiano, como Vittorio De Sica e Roberto Rossellini. Essas lembranças estão imortalizadas em fotos de época que decoram as paredes do Nello’s, junto a imagens de frequentadores ilustres, como artistas, jornalistas e figuras da alta sociedade paulistana.
Além de ser o chef e proprietário do restaurante, Nello nunca abandonou sua carreira no cinema e na TV. Foi ele o criador de um dos bordões mais famosos da publicidade brasileira: “Bonita camisa, Fernandinho!”. Em 1986, levou o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado pela produção do longa Festa, de Ugo Giorgetti. Nello também brilhou em comerciais de marcas como Mercedes-Benz, Pepsi, Estrela e Sadia, sempre com aquele carisma que se traduzia não só nas telinhas, mas também em seu restaurante.
A história do Nello’s passou por momentos de grande reconhecimento ao longo dos anos. Em 2013, o restaurante recebeu o selo “Ospitalitá Italiana”, que é concedido a pequenos estabelecimentos ao redor do mundo que promovem a cultura italiana. Em 2008, o documentário Nello’s, o Filme, dirigido por André Ristum, levou o prêmio no Festival de Brasília e também no Festival É Tudo Verdade. Uma verdadeira celebração de tudo o que o restaurante representava.
Nos anos que se seguiram, o genro, Augusto Mello e seus filhos Patrícia e Massimo, além do neto, também Augusto, assumiram a gestão da casa. Eles continuaram o legado, com muito carinho e respeito pela tradição, mas também com uma energia renovada, com o chef Tony de Souza na cozinha, mantendo o Nello’s no topo da gastronomia paulistana. D. Rina, que foi a responsável pelo cardápio original, também recebeu diversas honrarias, como a medalha de Comendadora com a Cruz do Mérito da Gastronomia.
Em dezembro de 2024, o Nello’s completa 50 anos de história. Uma data para celebrar a trajetória do restaurante, agradecer a todos que fizeram parte dessa caminhada e, claro, homenagear D. Rina, que nos deixou no mesmo ano. A frase que ela deixou registrada no salão do restaurante, e que continua ecoando em nossos corações, diz tudo sobre a filosofia do Nello’s:
“Anos altos, anos baixos! Anos felizes, anos tristes! O importante é que ainda estamos juntos para lembrá-los!”
_________
FOTOS: Divulgação Nello’s