Maialino Panino inaugura sua primeira unidade física em Pinheiros
Criado em 2020 como um restaurante exclusivamente de delivery, o Maialino Panino inaugurou sua primeira unidade física na rua Cônego Eugênio Leite, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A marca, que vende atualmente mais de 5 mil sanduíches por mês, é liderada pelo empresário Caio Ciampolini e ficou conhecida pelos paninos artesanais preparados com pão de fermentação natural longa e ingredientes selecionados.
O novo espaço foi concebido como uma releitura contemporânea das paninotecas italianas e dos chamados pork stores, açougues ítalo-americanos tradicionais em cidades como Nova York, Chicago e Filadélfia.

FOTO: Divulgação/ Ricardo D’Angelo
O cardápio reúne receitas já conhecidas do público, preparadas com ingredientes frescos e de alto padrão. Alguns insumos são produzidos no próprio restaurante — como rosbife, carpaccio, costela e pulled pork — e outros são importados, entre eles mortadela, salame e presunto cru, fatiados na hora em uma máquina instalada no balcão.
Entre os paninos clássicos, o Caprese traz pasta de tomate, rúcula, pesto da casa e queijo minas padrão de búfala. Já o Prosciutto Tartufo combina presunto cru italiano, rúcula, crocantes de parmesão, pasta de trufas negras e manteiga noisette. Outro destaque é o Mortadella, que leva mortadela com pistache, stracciatella, pesto e farofa crocante de pistache.

FOTO: Divulgação/ Ricardo D’Angelo
A casa também apresenta opções autorais. O Maialino, carro-chefe da marca, é preparado com pulled pork cozido por seis horas em suco de maçã verde, molho defumado, toque de molho inglês, maionese de mostarda Dijon, picles de cenoura e rúcula. Há ainda o panino de costela, com carne preparada em baixa temperatura com cerveja preta, além do Rosbife, que leva rosbife artesanal, cebola na manteiga, molho inglês, mostarda Dijon, pesto da casa e crocantes de parmesão.
Todos os paninos acompanham chips de batata doce e batata asterix. Os lanches podem ser servidos quentes ou frios, exceto o Formaggio, que reúne um blend de queijo Minas padrão de búfala, gorgonzola suave e pasta de queijo de cabra, prensado no tostex.

FOTO: Divulgação/ Ricardo D’Angelo
A seção de acompanhamentos inclui mix de batatas com molhos à escolha, burrata com pesto, rúcula e torradas, além de duas novas saladas inspiradas nas tradicionais Caesar e Caprese. Elas podem ser pedidas individualmente ou como parte do menu executivo, que combina meio panino e acompanhamento.
Entre as sobremesas, o restaurante passa a oferecer bolo quente de chocolate com cobertura de brigadeiro feito com chocolate Callebaut 56% e nibs de cacau, além do panino Dolce di Latte, preparado com pão tostado, doce de leite argentino e chocolate em pó 70%.
A unidade apresenta ainda uma carta de bebidas ampliada. Além de água, cervejas, refrigerantes, sodas italianas produzidas no local e negroni, haverá vinhos tintos, brancos, rosé, laranja e espumante. A seleção de rótulos foi elaborada pelas sommelières Cassia Campos e Dani Bravin. Entre as opções estão o Volpi Barbera Doc (Piemonte), o Meridiano 12 Zibbibo Doc (Sicília) e o Pinot Grigio 92 Rosé (Lácio).

FOTO: Divulgação/ Ricardo D’Angelo
Mesmo com a manutenção do serviço de retirada e delivery, que marcou a história da marca, o foco da nova fase é o atendimento no salão, que comporta 24 pessoas. O ambiente foi renovado com elementos que remetem à proposta de encontros informais ao longo do dia, do almoço ao jantar.
A fachada traz néon e toldo vermelho, enquanto o interior tem teto metálico em tom vinho. O destaque é o balcão curvo de madeira com tampo de mármore, onde são preparados os pedidos diante dos clientes. As paredes descascadas revelam a alvenaria original, reforçando o contraste entre passado e contemporaneidade — também presente na trilha sonora, focada em blues, R&B, soul, funk e rock clássico dos anos 1950 a 1980.

FOTO: Divulgação/ Ricardo D’Angelo
Rua Cônego Eugênio Leite, 464- Pinheiros
Tel.: (11) 94226-9948
________________
FOTOS: Divulgação/ Ricardo D’Angelo

