Leves, refrescantes e deliciosas
Está oficialmente aberta a temporada de saladas, também conhecida como verão. E, para refrescar a estação mais quente do ano, selecionamos cinco exemplares incrementados e bem servidos.
Por: Mariana Santos
Mytho Restobar Sabor dos deuses
O recém-inaugurado Mytho Restobar, na Vila Nova Conceição, homenageia a culinária grega com pratos típicos, como a Espanacopita (pastel de massa folhada recheado com queijo feta e espinafre) e a Moussaká (espécie de lasanha feita com berinjela e carne bovina). Mas a criatividade do chef Bruno Peralta (ex-Serafina) também dá origem a pratos novos e leves, inspirados na cultura helênica, como a salada Atena – nome da deusa grega da sabedoria –, que leva pepino, tomatinhos, mix de PANCs, lentilha e queijo feta cremoso. O molho de tangerina e azeite grego finalizam com perfeição.
R. Diogo Jacome, 591 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP – Tel.: (11) 2368 1788
Olea Para montar
Especializado em cozinha italiana, o Olea tem um rico cardápio, recheado de massas, carnes e pizzas, mas o destaque por lá é o vasto buffet de saladas do almoço, composto por um colorido de folhas, complementos e molhos, que ficam expostos em uma espécie de aquário. Em qualquer uma das quatro unidades da rede, o cliente pode montar o prato com suas folhas preferidas, incluindo um grelhado e até uma mussarela de búfala. Com pegada socialmente responsável, o Olea oferece apenas produtos orgânicos, o que se estende até mesmo para a decoração das casas, repletas de madeiras de demolição.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3244 – Itaim Bibi – São Paulo – SP – Tel.: (11) 2122 0788
www.olea.com.br
Skye Sabor nas alturas
O chef francês Emmanuel Bassoleil une o melhor do moderno e do clássico no rooftop do Hotel Unique, onde a cozinha do restaurante Skye ganha vida com suas receitas contemporâneas. Da entrada à sobremesa, o cardápio faz uma verdadeira viagem gastronômica por culinárias icônicas, como a italiana, a brasileira e – claro – a francesa, além de esbanjar criatividade em receitas veganas e vegetarianas. Neste calorão, uma das boas pedidas do chef é a Salada Natureba, que leva falafel e queijo feito com leite de castanhas, e recebe o delicioso molho tahine. Ideal para degustar na varanda, com uma exuberante vista da cidade.
Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3055 4702
www.skye.com.br
B.I.O. Saudável e brasileira
Conhecido por valorizar ingredientes brasileiros, o chef Alex Atala levou esse conceito para a cozinha saudável do B.I.O., que também tem a sustentabilidade em seu DNA: o menu de Raul Godoy é elaborado com produtos orgânicos comprados diretamente dos produtores e com premissa do aproveitamento integral dos alimentos. Mas é claro que não podem faltar toques de criatividade, mesmo quando o assunto são as saladas. A Niçoise BIO é uma adaptação da receita original francesa – só que muito mais gourmet: o atum é confitado e o ovo, em vez de cozido, é perfeito; já a batata-doce na brasa dá sustância ao prato.
Av. Horácio Lafer, 38 – Itaim Bibi – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3071 1968
Casa Europa Leveza mediterrânea
Inspirada pelos sabores e aromas do Mar Mediterrâneo, a Casa Europa traz receitas das cozinhas portuguesa, francesa, italiana e espanhola para uma graciosa esquina dos Jardins. No ambiente despojado e aconchegante, são servidos pratos como massas artesanais, risotos, tapas e, claro, muitos frutos do mar. A Salada de fregola sarda é um exemplo leve, refrescante e nutritivo disso: leva camarão, polvo, lula e tomates, regados com molho de azeite e limão-siciliano. A fregola, massa rústica típica da Sardenha, garante o carboidrato da refeição.
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP – Tel.: 3063 5577
www.casaeuropa.com.br