Ícone do restaurante Mocotó, dadinho de tapioca celebra 20 anos com releituras especiais

Um dos petiscos mais populares dos últimos tempos, o dadinho de tapioca completa 20 anos de história em 2025. A receita, que se espalhou por cardápios de bares e restaurantes em todo o Brasil (e fora dele), nasceu na cozinha do Mocotó, restaurante paulistano comandado pelo chef Rodrigo Oliveira.
O prato foi incluído no cardápio do Mocotó há duas décadas, após uma série de testes feitos por Rodrigo. O resultado final surgiu de um erro durante as experimentações, mas acabou se transformando em um sucesso absoluto. “Já soube de versões de dadinhos na Coreia do Sul, no Canadá e até na Austrália”, conta o chef. Uma das maiores surpresas, segundo ele, foi ver o renomado chef espanhol Albert Adrià servindo dadinhos com trufa e ouriço no Enigma, seu restaurante em Barcelona.

Albert Adrià FOTO: Divulgação Mocotó/ Ricardo D’Angelo
Para celebrar os 20 anos do prato, Rodrigo Oliveira convidou quatro chefs — três brasileiros e um espanhol — para reimaginar a receita com ingredientes característicos de suas cozinhas. Os convidados foram Albert Adrià (Enigma), Alessandra Montagne (Nosso e Tempero), Helena Rizzo (Maní) e Fred Caffarena (Make Hommus Not War). Cada um escolheu três ingredientes que serviram de base para novas versões do dadinho, criadas pela equipe do Mocotó.
Albert Adrià criou um Dadinho de chorizo de porco e queijo manchego, páprica e azeitona recheada, feito com carne de porco, queijo e pimenta. Alessandra Montagne fez um dadinho com trufa negra e queijo Comtè, mel trufado agridoce e maionese de cebolinha com trufa, cebolinha e azeite, já a chef Helena Rizzo pensou em um dadinho de banana da terra,e carne de sol confitada, tartare de carne de sol e conserva de pimenta biquinho no mel de cacau, com carne de sol, banana da terra e mel de cacau. O chef Fred Caffarena utilizou couve-flor, tahine e grão de bico para fazer um dadinho com faláfel de grão de bico, mutaba de couve-flor tostada com tahini e pimenta harissa.

Helena Rizzo FOTO: Divulgação Mocotó/ Ricardo D’Angelo
As quatro versões ficarão em cartaz no Mocotó da Vila Medeiros e Vila Leopoldina de 6 de outubro a 2 de novembro. A cada semana será apresentada uma delas, começando por Albert Adrià (6 a 12 de outubro), Alessandra Montagne (13 a 19 de outubro), Helena Rizzo (20 a 26 de outubro) e Fred Caffarena (27 de outubro a 2 de novembro).
Av. Nossa Sra. do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Tel.: (11) 2951-3056
Rua Aroaba, 333 – Vila Leopoldina
Tel.: (11) 3294-4814
_________
FOTOS: Divulgação Mocotó/ Ricardo D’Angelo