Focado na “média gastronomia”, Xepa lança novo menu e novidades na carta de drinks

Localizado no coração de Santa Cecília, em São Paulo, o Xepa tem chamado atenção pela proposta de unir técnica de alta gastronomia com um ambiente descomplicado e acessível. Com dois anos de operação, a casa — um híbrido entre bar e restaurante — se firma como um espaço de “Média Gastronomia”, conceito que une qualidade culinária, hospitalidade e preços mais democráticos.
Agora, o Xepa apresenta novidades tanto no cardápio quanto na carta de drinques, assinadas pelos sócios e cozinheiros Lierson Mattenhauer Jr, Mateus Gonçalves de Oliveira, Cauê Petronilho, Carolina Oliveira e, na coquetelaria, pelo premiado bartender Diogo Sevilio.

FOTO: Divulgação/ Willian Soares
Entre as novas entradas, algumas apostas se destacam: o Confit de uva (uvas pingo de mel confitadas com coalhada seca e torradas), o Dumpling de Costela Defumada (versão brasileira do guioza, recheado com costela desfiada e servido com caldo de cogumelos) e o Tartar de Porco (filé mignon de porco duroc picado na faca, dijon, alcaparras e cebola crispy).
Nos pratos principais, duas novidades ganham destaque: a Costela com purê de mandioca (defumada e assada, com purê, farofa crocante e saladinha de agrião) e o Capellini Surf and Turf (massa fina com demi-glace e frutos do mar, finalizada com raspas de limão).
Os sanduíches, um dos carros-chefes da casa, também trazem novas versões, como o Sanduíche de Fraldinha Defumada (com queijo gouda, agrião, picles de cebola roxa e maionese dijon, acompanhado de fritas) e o Canalha (hambúrguer de 180g na parrilla, queijo prato, tomate caqui, alface e maionese da casa no pão de batata).

FOTO: Divulgação/ Willian Soares
Para adoçar o fim da refeição, a sobremesa Semifreddo de doce de leite com crumble entra para o menu, que ainda mantém os clássicos da casa, como o Cheese Bacon à Cavalo e o Arroz de Fraldinha.
Na carta de drinques, o Xepa adota agora o mote “a xepa é um tesouro”, organizando os coquetéis por perfis de sabor: Temperados, Secos, Amargos, Azedos e Refrescantes. Entre os “Temperados”, as novas versões de Bloody Mary ganham protagonismo, como o Half Blood Brother (beterraba, suco de tomate temperado e sal de angostura), o Samson Blood (salsão, suco de tomate e sal apimentado) e o criativo Texas Blood Barbiekill, que mistura whiskey Jack Daniel’s, conhaque de alcatrão, goiabada cremosa, suco de tomate e uma fatia de bacon .
Outra adição importante é o ZURRA, vinho artesanal da casa, fortificado e temperado com hibisco, gengibre e laranja, servido na taça ou na garrafa. O menu ainda conta com uma seção dedicada a drinques com Jack Daniel’s e opções sem álcool, como coquetéis e refrigerantes artesanais produzidos ali mesmo.

FOTO: Divulgação/ Willian Soares
_________
FOTOS: Divulgação/ Willian Soares