Festival Ver-o-Peso retorna em setembro com a participação de chefs renomadas

Após uma pausa de cinco anos, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense está de volta. Considerado o maior e mais tradicional evento gastronômico do Norte do Brasil, o festival retoma suas atividades em Belém (PA) nos dois primeiros fins de semana de setembro — de 5 a 7 e de 12 a 14 — com uma edição especial que promete movimentar a cena culinária nacional.
Realizado pelo Instituto Paulo Martins, em parceria com a produtora Origem Justa, o evento chega à sua 15ª edição com um novo formato, inspirado nos grandes festivais gastronômicos do mundo. Entre as novidades está o Grande Festival, que acontecerá no Shopping Bosque Grão-Pará. A programação inclui aulas, degustações, experiências imersivas e encontros com chefs de várias partes do Brasil.
Um dos momentos mais aguardados será o lançamento da biografia do chef Paulo Martins, idealizador do festival. Intitulado Memórias de um filho do fogão, o livro é assinado pela jornalista paraense Lorena Filgueiras e será apresentado ao público no dia 9 de setembro.

FOTO: Divulgação/Dudu Maroja
Entre os nomes já confirmados para o Grande Festival estão algumas das maiores referências da gastronomia brasileira. A chef Janaína Torres, eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants em 2024, marcará presença ao lado de Carole Crema, conhecida do grande público por suas participações nos programas Que Seja Doce! e Bake Off Brasil.
A programação também contará com Telma Shimizu, do restaurante paulistano Aizomê, que é embaixadora da cultura japonesa no Brasil; Bruna Martins, chef mineira à frente dos restaurantes Birosca S2, Florestal e Gata Gorda, em Belo Horizonte; Rodrigo Bellora, referência da culinária sustentável no Sul do país e chef do Valle Rústico e da Tubuna Cultura Gastronômica, no Rio Grande do Sul; e Leila Carreiro, responsável pelo Dona Mariquita, em Salvador, restaurante conhecido por valorizar a cozinha patrimonial baiana.
Também estão confirmados Raul Lemos, finalista do MasterChef Brasil e chef da CasaLab Gastronomia; Morena Leite, do grupo Capim Santo; Benê Souza, chef do Z Deli, em São Paulo; Rafa Gomes, vencedor do MasterChef Profissionais 2018 e do Iron Chef Brasil 2022, atualmente à frente dos restaurantes Tiara e Itacoa, além do botequim Tin Tin, no Rio de Janeiro; e a jornalista e chef Denise Rohnelt, de Manaus.
A gastronomia paraense terá forte representatividade com chefs que atuam diretamente na preservação e inovação da culinária amazônica. Thiago Castanho, do Puba, em Belém, e do Sororoca, em São Paulo, estará no evento ao lado de Paulo Anijar, dos restaurantes Santa Chicória e Com’é?! Ristorante; Saulo Jennings, conhecido pela rede Casa do Saulo e seu papel como embaixador da culinária amazônica; Daniela Martins, chef do É pra Levar; Esther Weyl, chef do restaurante Celeste e idealizadora do Festival Belém no Prato; e Felipe Gemaque, chef consultor e instrutor do Senac Pará.

FOTO: Divulgação/Dudu Maroja
Além do Grande Festival, o evento terá atividades espalhadas por Belém, como o Chefs na Praça, a Farofada, o Jantar Magno e o Circuito Gastronômico. Um dos momentos mais simbólicos será o tradicional Jantar das Boieiras, em que as cozinheiras paraenses comandam os pratos principais e os chefs convidados colaboram com acompanhamentos.
Criado em 2000 pelo chef Paulo Martins, o Festival Ver-o-Peso nasceu como uma ponte entre a cozinha amazônica e o resto do Brasil. Em vez de levar os ingredientes locais para fora, Paulo teve a ideia de convidar chefs para conhecerem a Amazônia in loco, promovendo uma experiência sensorial completa — com os sabores, os aromas, a temperatura, o contexto cultural e a vivência com a comunidade.
Ao longo das edições, o evento recebeu nomes de peso da gastronomia nacional, como Alex Atala, Jefferson Rueda, Manu Buffara e Roberta Sudbrack. Com a criação do Instituto Paulo Martins, em 2015, o festival ganhou ainda mais força, espalhando atividades pela cidade e impactando mais de 150 mil pessoas ao longo dos anos.
A expectativa é que, com o retorno em 2025 — justamente quando Belém se prepara para receber a COP30 — o evento atinja novamente esse número de participantes, movimentando não apenas o setor gastronômico, mas também o turismo e a economia local.

FOTO: Divulgação/ Diego Ventura
Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense
De 5 a 7 de setembro e de 12 a 14 de setembro
Shopping Bosque Grão-Pará – Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cans – Belém/PA
Ingressos em Festival Ver O Peso
_________
FOTO DESTAQUE: Divulgação/ Dudu Majora
FOTOS: Divulgação/Dudu Maroja e Divulgação/ Diego Ventura