Dia Mundial sem Carne: 16 restaurantes com pratos vegetarianos e veganos

Em 2022, a Sociedade Vegetariana Brasileira encomendou uma pesquisa ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), que apontou que quase metade da população brasileira opta por não comer carne em um ou mais dias da semana. A mesma entidade, em 2018, já havia feito um levantamento segundo o qual 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos. Trata-se de uma tendência global, mas que por aqui não deixa de surpreender – afinal, o Brasil é o país com o maior rebanho bovino do mundo.
Para atender a essa parcela crescente da população, cada vez mais os restaurantes investem em opções sem carne ou outros ingredientes de origem animal nos cardápios, e que vão muito além de uma salada simples. No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial sem Carne, por isso, veja abaixo bons restaurantes que contam com pratos vegetarianos e veganos em seu menu.
Vicolo Nostro
Comandado pelo chef Cristiano Panizza, o Vicolo Nostro oferece um ambiente perfeito para os casais apaixonados. Com gastronomia impecável, o jantar será memorável com os deliciosos pratos inspirados na culinária do norte da Itália. Uma das opções é o Tagliolini ai Funghi e Formaggio, uma massinha fina com shitake alho e óleo sobre molho de queijos. Outra excelente dica é Raviolini di Mozzarella di Bufala, uma massa fresca recheada com muçarela de búfala ao molho de tomates e manjericão.
Rua Jataituba, 29 – Brooklin
Tel.: (11) 5561-5287

FOTO: Daniel Cancini
Tartuferia San Paolo
A Tartuferia San Paolo, restaurante italiano especializado em trufas, é reconhecida na cena gastronômica por ganhar prêmios como Melhor Restaurante Contemporâneo em 2023 e 2024, respectivamente, e pode ser o seu próximo destino. Na data, o destaque vai para Pappardelle di Funghi al Tartufo, com molho de cogumelos frescos al tartufo e lascas de Grana Padano.
Rua Oscar Freire, 155, Jardins
Tel.: (11) 93202-2662

FOTO: Divulgação Tartuferia San Paolo/Rubens Kato
ICI Brasserie
O restaurante é todo moderninho e descolado, perfeito para momentos mais descompromissados. As opções de pratos são variadas, com clássicos franceses e releituras de receitas brasileiras. Para quem busca uma alimentação sem carne, a sugestão de entrada é a Croqueta de Pupunha & Brie e, dos pratos principais, a Tagine de abóbora assada com especiarias, cuscuz marroquino, homus e salada fresca.
Rua Bela Cintra, 2203 – Jardim Paulista

FOTO: Divulgação ICI Brasserie/ Mário Rodrigues
Lanchonete da Cidade
Com 20 anos de história, a Lanchonete da Cidade é referência quando se fala em hambúrguer. E o que não falta são opções no menu para quem não consome nenhum tipo de carne, como o Quitandinha, hambúrguer à base de legumes, vegetais, castanha de cajú e cogumelos, que é acrescido de mussarela de búfala, tomate, rúcula e molho pesto no pão australiano. Há também o Ibira, a versão da casa do sanduba Caprese com mussarela de búfala, tomate assado, rúcula e pesto no pão de Campanha.
Alameda Tietê, 110 – Jardim Paulista

FOTO: Divulgação Lanchonete da Cidade/Mário Rodrigues
Manduque Massas
A casa, localizada no Mercado de Pinheiros, lembra uma taverna italiana. O menu dos chefs Fabio Sinbo e Mari Adania traz boas opções para os vegetarianos, como o Linguine Pomodoro, que leva molho de tomates, manjericão e parmesão, e o Gnocchi com fonduta de parmesão, um nhoque de batata com fonduta de parmesão gratinado e finalizado com molica.
Rua Pedro Cristi, 89 (Mercado de Pinheiros) – Pinheiros

FOTO: Divulgação Manduque Massas/ Elvis Fernandes
Osteria Nonna Rosa
O italianíssimo Nonna Rosa traz opções para os vegetarianos que procuram boas massas. Entre elas, ganha destaque o Rigatoni Alla Vodka, feito com massa de grano duro, molho de tomate, creme de leite e vodka. Já o Tagliolini al Tartufo é uma massa fresca com fonduta de parmesão, cogumelos frescos e salsa trufada, e o Ravioli di Pere e Formaggio, uma massa clássica que leva queijo brie e pera caramelizada.
Rua Padre João Manuel, 950 – Jardim Paulista
Tel.: (11) 2369-5542

FOTO: Divulgação Osteria Nonna Rosa/ Raul da Mota
Belô Café
O restaurante traz as raízes mineiras da chef Andreza Luisa com um toque de modernidade e delicadeza. A casa funciona todos os dias e é possível encontrar sugestões para todas as ocasiões, do brunch ao jantar. O menu traz boas opções de pratos vegetarianos e veganos, como a Couve flor, Cenouras e Castanha, prato com couve flor grelhada e glaceada, purê de cenoura, castanhas, melaço e azeite de ervas. Para adoçar, há o Iogurte, Hibisco e Laranja, sobremesa que leva namelaka de hibisco, creme de iogurte, doce de laranja da terra e maria-mole de limão.
Rua Padre João Manoel, 881 – Jardim`Paulista
Tel.: (11) 95321-2347

FOTO: Divulgação Belô Café/ Neuton Araújo
Fahrenheit
Com opções sofisticadas e drinks exclusivos, a casa traz um ar de gastronomia mediterrânea para todos os momentos do dia. Alguns pratos vegetarianos se destacam, como a Lasanha Trufada Gratinada, com creme de cogumelos, bechamel e trufas.
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, 3º Piso (Shopping JK Iguatemi)

FOTO: Divulgação Fahrenheit/ Rodolfo Regini
The Fresh Goodies
Localizado a poucos passos da Faria Lima, o The Fresh Goodies é um restaurante com cardápio 100% sem glúten focado em ingredientes frescos e locais. A cozinha também não utiliza açúcar refinado e atende a outras preferências alimentares, incluindo opções cetogênicas, low carb, veganas e high protein. Fazem sucesso os Bowls da Horta, como o Curry Garden, um mix de couve-flor roxa, kale, mix de grãos, malagueta, coentros, cogumelos, repolho, hortelã, pêra, curry com leite de coco. Outro prato que se destaca é a Lasagna Crua, que é servida fria e leva queijo de cabra, cogumelos, salsa de tomate, carpaccio de abobrinha e pesto de limão siciliano
Rua Lopes Neto, 15 – Itaim Bibi

FOTO: Divulgação The Fresh Goodies/ Mário Rodrigues
Daje Roma
Indo um pouco além da gastronomia italiana, o Daje Roma, em Pinheiros, foca nos sabores romanos e conquista pelo espaço bem decorado e aconchegante. Para a ocasião, vale pedir pelo Gnocchi Al Pesto e Pistacchio, feito com gnocchi, molho pesto e pistache – o ingrediente do momento!
Rua Mateus Grou, 19-Pinheiros

FOTO: Divulgação Daje Roma/ Gustavo Pitta
Grotta Cucina
O Grotta Cucina é um restaurante italiano que chegou aos Jardins na metade de 2024, trazendo ótimas novidades ao bairro, como a interpretação artística de receitas clássicas, sempre com toques contemporâneos e muita emoção. Para a data, o chef Daniel Ricciardi assina o novo Alfredino, um fettuccine com parmigiano reggiano, sálvia e manteiga de trufa branca.
Rua José Maria Lisboa, 257, Jardins
Tel.: (11) 91200-2325

FOTO: Divulgação Grotta Cucina/Rodolfo Regini,
Temperani Trattoria
No Temperani Trattoria, que leva à Zona Sul o sucesso do restaurante italiano do complexo Vila Anália, você encontra opções vegetarianas como o Ravióli Burro e Sálvia, massa recheada com ricota e espinafre, molho na manteiga com parmesão e sálvia. Além disso, a receita do Tagliatelle alla Giulia é elaborada com massa fresca, aspargos, mascarpone, parmesão e raspas de limão siciliano.
Rua Joaquim Floriano, 466 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 98820-7897

FOTO: Divulgação Temperani Trattoria/ Lucas Alvim
Capim Santo
O restaurante Capim Santo é uma excelente opção para os que buscam pratos sem carne. Além de vários pratos vegetarianos, em 2022 a chef Morena Leite implantou um menu 100% vegano no Restaurante Capim Santo, de entradas a sobremesas, além de 30% do menu regular ser de pratos sem nenhum ingrediente de origem animal. Tudo isso sem perder de vista os pilares de sua cozinha brasileira, que valoriza ingredientes tropicais e técnicas francesas em uma abordagem saudável. Entre as entradas, estão o Mini acarajé vegano de Capim Santo com vatapá de algas e o Papilote de verdes com shoyu de coco. Nos principais, o cardápio inclui opções como a Pupunha na Grelha com molho de ervas frescas e o Braseado de jaca com molho roti de cebola roxa e cuscuz nordestino.
Avenida Faria Lima, 2705 – Solar Fábio Prado (acesso pela Rua Gumercindo Saraiva, nº 350)
Tel: (11) 3032-2277

FOTO: Divulgação Capim Santo/ Mário Rodrigues
Piccini
Inspirado nas antigas tabernas toscanas, é um restaurante que apresenta pratos de todas as regiões da Itália, de norte a sul, feito com ingredientes locais e regionais. As massas frescas são produzidas na casa. Para o Dia Mundial sem Carne, a pedida ideal é a Lasagna Di Verdure, com berinjela, abobrinha, Scamorza defumada e pesto.
Rua Vitório Fasano, 49- Jardim Paulista

FOTO: Divulgação Piccini
Beefbar
Referência em carnes especiais, na releitura de clássicos da street food mundial e na alta coquetelaria, possui 35 endereços ao redor do mundo: Athenas, Cala di Volpe (Sardenha), Cidade do Mexico, Hong Kong, Malta, Meribel, Mykonos, Monaco, Nice, Paris, Riviera Maya, Saint Tropez e São Paulo.O restaurante conta com uma ótima opção para a data: a Cauliflower steak, uma couve-flor assada com molho tahini verde, romã e gergelim.
Rua Barão de Capanema, 320-Cerqueira César
Tel.: (11) 2386-1918

FOTO: Divulgação Beefbar/Neuton Araújo
Cantaloup
Cantaloup destaca-se pela culinária contemporânea e criativa. Com uma proposta de uma culinária sem fronteiras, oferece um menu diversificado e inovador sob a liderança do Chef Valdir de Oliveira. Entre as opções sem carne, se destacam o Ovo mollet empanado com creme de cará trufado e molho de funghi, o Gnocchi de batata roxa, fonduta de Grana Padano e pistache e o Risotto de cogumelos com mascarpone e trufas negras
Rua Manuel Guedes, 474 – Itaim Bibi
Tel: (11) 3165-3445

FOTO: Divulgação Cantaloup/Raul da Mota
_________
POR Beatriz Freitas
FOTO DESTAQUE: Divulgação Capim Santo/Mário Rodrigues
FOTOS: Daniel Cancini (Vicolo Nostro), Divulgação Tartuferia San Paolo/Rubens Kato, Divulgação ICI Brasserie/ Mário Rodrigues, Divulgação Lanchonete da Cidade/Mário Rodrigues, Divulgação Manduque Massas/ Elvis Fernandes, Divulgação Osteria Nonna Rosa/ Raul da Mota, Divulgação Belô Café/ Neuton Araújo, Divulgação Fahrenheit/ Rodolfo Regini, Divulgação The Fresh Goodies/ Mário Rodrigues, Divulgação Daje Roma/ Gustavo Pitta, Divulgação Grotta Cucina/Rodolfo Regini, Divulgação Temperani Trattoria/ Lucas Alvim, Divulgação Capim Santo/ Mário Rodrigues, Divulgação Piccini, Divulgação Beefbar/Neuton Araújo e Divulgação Cantaloup/Raul da Mota