Dia da Mandioca: guia de onde comer receitas deliciosas com esse ingrediente
Mandioca, aipim, macaxeira… São muitos os nomes que os brasileiros usam para se referir a esse alimento altamente nutritivo, versátil e extremamente saboroso. Queridinha por muitos, a mandioca até acabou um dia para ser celebrado: 22 de abril.
Nativa da América do Sul, a mandioca virou símbolo da cultura alimentar brasileira. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2021, as regiões Norte e Nordeste foram as maiores produtoras de mandioca no país, com 34% e 19,9% da produção nacional, respectivamente.
Se você também é fã da mandioca, confira alguns endereços em São Paulo onde os chefs apostaram no ingrediente para criar receitas que dão água na boca.
Macaxeira
No Macaxeira, localizado na zona leste de São Paulo, a paixão pela raiz vem estampada no nome da casa. O restaurante inspirado na cultura nordestina – desde a decoração, música e pratos – apresenta no cardápio algumas opções de pratos com a homenageada do dia, a começar pelas porções de Chips de macaxeira, bem sequinhas e crocantes, e de Macaxeira frita e cozida. Nos pratos, ela dá um toque especial e faz toda a diferença no sabor final, como no Escondidinho com purê de macaxeira cremoso e recheio de carne seca e no Cupim atolado com macaxeira. Por último, o delicioso Bolinho de macaxeira com carne seca e queijo, que não pode ficar de fora.
Rua Emília Marengo, 185 – Jd. Anália Franco – São Paulo
Tel.: (11) 2671-2233
Uru Mar Y Parrilla
Também localizado na Zona Leste de São Paulo, o restaurante uruguaio Uru, vai muito além das incríveis carnes na parrilla. Destaca-se pela gastronomia impecável e pela execução primorosa dos pratos, além de oferecer opções de entrada e acompanhamentos que valem a pena experimentar. É o caso da Mandioca com requeijão e leite de cabra, que acompanha muito bem os outros pratos da casa.
Rua Emília Marengo, 109 – Jd. Anália Franco – São Paulo
Tel.: (11) 2308-9499
Cajuí Brasil
O restaurante localizado na Vila Madalena oferece uma gastronomia brasileira 100% orgânica, inspirada no reino vegetal. O menu assinado pela chef Natalia Luglio, traz boas opções plant based, como o Nhoque de mandioca acompanhado de molho branco, confit de cogumelos e alho-poró, finalizado com farofa de alho.
Rua Aspicuelta, 202 – Vila Madalena – São Paulo
Tantin
Sob o comando do chef Marco Aurélio Sena, o Tantin é o local perfeito para bebericar os bons drinks do bartender Vina Apolinário ao mesmo tempo em que se delicia as boas pedidas d menu afetivo que mistura receitas do Brasil inteiro. Para reverenciar a mandioca, aposte no Bolinho de atolado de vaca com mandioca e carne desfiada, extremamente saboroso.
Rua dos Pinheiros, 987 – Pinheiros – São Paulo
Pirajá
No Pirajá, conhecido com a esquina carioca em São Paulo, todos os detalhes da casa fazem referência a Cidade Maravilhosa, desde a calçada até a decoração com fotos e objetos típicos da cidade. O cardápio completa a experiência do visitante com clássicos da “baixa gastronomia” como croquetes, pastéis e caipirinha. A mandioca, chamada de aipim no Rio de Janeiro, é perfeita para acompanhar uma cerveja gelada e ganha destaque acompanhando a saborosa linguiça na cachaça e a porção de frango à passarinho.
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 64
Telefone: (11) 3815-6881
Picanharia dos Amigos
Churrasco, cerveja gelada, deliciosas caipirinhas e diversas porções de petiscos. Essa é a melhor definição do que você irá encontrar na rede restaurantes Picanharia dos Amigos, nasceu com o propósito de ser uma extensão da casa de seus clientes, oferecendo um ambiente informal e descontraído. No cardápio, há duas versões da mandioca que combinam muito bem com os cortes de carne: a Mandioca cozida na manteiga de garrafa e a Mandioca frita.
Rua Relíquia, 33 – Casa Verde | Rua Guaipá, 1017 – Vila Leopoldina | Rua Pedrália, 370 – Ipiranga | Rua Gabriele D’annunzio, 1319 – Campo Belo | Praça Visconde de Sousa Fontes, 56 – Mooca
Ama.zo
O restaurante do chef peruano Enrique Paredes oferece um menu contemporâneo e livre da cozinha peruana e de seus diferentes terroires, bem representado pela combinação vibrante de ingredientes e receitas emblemáticas do Peru. Uma das criações do chef são os Patacones, tostadas de banana da terra com carne bovina desfiada e mousse de mandioca.
Rua dos Guaianazes, 1149 – Campos Elíseos – São Paulo
Tel.: (11) 99560-4321
Estela Passoni
O restaurante localizado em Pinheiros é especializado em comida saudável preparada, principalmente, com legumes e verduras. O Bobó de Camarão que eles servem é uma ótima pedida para apreciar a mandioca em uma textura diferente, já que ele tem como base o creme da mandioca cozida, temperado com cebola, alho e tomates. O prato é servido com arroz agulhinha e farofa feita com farinha de mandioca.
Rua Joaquim Antunes, 621 – Pinheiros. São Paulo
Tel.: (11) 3062-1353
Jordão Bar
Localizada em uma das esquinas mais conhecidas do bairro Tatuapé, o Jordão Bar é conhecido por sua coquetelaria, com uma carta de drinques autorais, e por um cardápio com opções de entradas e petiscos para compartilhar. E é claro que no menu há um clássico dos bares paulistanos, batizado por lá de Porção Mineira. Ela vem com mandioca frita, polenta frita e calabresa acebolada.
Rua Apucarana, 1452 – Tatuapé – São Paulo
___________
FOTO DESTAQUE: Divulgação Pirajá/Marcela Oliveira
FOTOS: Divulgação Macaxeira/Elvis Fernandes, Divulgação Pirajá/Marcela Oliveira, Divulgação Tantin/Rodolfo Regini, Divulgação Estela Passoni/Lena Mattar, Divulgação Cajuí Brasil, Divulgação Jordão Bar, Divulgação Picanharia dos Amigos, Divulgação Ama.zo/Luiz Morales Tineo e Divulgação Uru Mar Y Parrilla/ Elvis Fernandes