De jornalista a confeiteira de sucesso: a jornada inspiradora de Nathallie Casagrande
Quem vê a chef confeiteira Nathallie Casagrande preparando com maestria diversas receitas de sobremesas nas redes sociais, não imagina que esse era um talento que ela nem imaginava ter. Antes de mergulhar nesse universo de doçuras, Nat Cakes – como é carinhosamente conhecida – trabalhou como jornalista, em São Paulo, e nas principais grifes de moda, em Dubai. Mas foi na confeitaria que encontrou seu caminho profissional! “Quando voltei para o Brasil, minha sobrinha estava com seis meses de idade e a minha irmã fazia o tal do ‘mesversário’. A gente pediu um bolo de pasta americana e me encantei por ele, pela sua beleza.”
No mês seguinte, ela resolveu se desafiar e fazer bolo da sobrinha. “Minha mãe fez a massa e o recheio e eu peguei as coisas de confeitaria da faculdade de gastronomia da minha irmã e fui me aventurar. O meu primeiro bolo ficou muito bom, foi realmente um presente de Deus, um dom que nunca imaginei que tivesse.” A partir desse momento, Nat decidiu se dedicar inteiramente à nova profissão e começou a postar vídeos nas redes sociais, mostrando o passo a passo do preparo de seus bolos. Logo, começaram a surgir as primeiras encomendas. “Juntei as coisas que amo demais, que é a comunicação, o vídeo e a confeitaria. Sou muito feliz profissionalmente.”
De aprendiz à professora
Depois de seis anos fazendo bolos e doces, Nat teve de repensar sua trajetória profissional devido a uma tendinite, fruto do esforço repetitivo de fazer tantas massas e afins. “Passei por um momento muito triste que pensei que não ia mais conseguir trabalhar com algo que tanto amava por não dar conta fisicamente.” A solução veio de uma vizinha, que sugeriu que Nat criasse versões online dos cursos que dava presencialmente. E assim ela fez! O primeiro lançamento foi um sucesso: vendeu R$ 70 mil! “Quando comecei a dar aulas, vi que precisava de uma formação muito melhor e fui pra Itália estudar na Italian Chef Academy, onde fiz um curso de panificação e confeitaria bem extenso. Depois, fui para Paris estudar confeitaria no Le Cordon Bleu.” Tanto conhecimento e dedicação ajudaram a chef a criar mais de 60 cursos online, como brigadeiro, panificação, pipoca doce, bala de coco, pudim e muito mais.
Do digital para o mundo real
Sem tempo para trabalhar com encomendas de bolos e doces, Nat encontrou uma maneira de levar suas criações até o público: é ela quem assina todas as sobremesas do menu do restaurante Miró, localizado em São Paulo e comandado pelo chef Dalton Rangel. Em um novo momento profissional, ela revela que não vai mais vender cursos online para ir em busca de novas realizações nas redes sociais, sem deixar a confeitaria de lado, é claro! E quem sabe vem aí também a concretização de um antigo sonho da chef: ter a sua própria confeitaria! “É um sonho que tenho dentro de mim, abrir a minha loja física.” Estamos na torcida para que ele vire realidade logo, logo!
_________
POR: Cibele Carbone
FOTOS: Daniel Cancini