Conheça os ganhadores do Prêmio Melhores da Gastronomia de São Paulo em 2024
Todos os anos, a Go Where Gastronomia, em parceria com a Jovem Pan, elege os Melhores da Gastronomia de São Paulo, através de voto popular. Neste ano, foram premiados 37 restaurantes que representam bem a cena gastronômica da capital paulista. Confira a seguir a lista dos ganhadores e já se programe para conhecer cada um deles.
Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
Mais um ano especial para a conta do restaurante Vicolo Nostro. A começar pela abertura da Nossa Galeria Brasileira, um espaço dedicado à valorização de artistas brasileiros e, pelo terceiro ano consecutivo, é o vencedor do prêmio de Melhor Restaurante Italiano da cidade. “Para nós, é uma honra e uma alegria imensa ganhar este título pelo terceiro ano! Principalmente pelo tempo de casa que temos, e, ter um endosso do público juntamente com a GoWhere e com a Jovem Pan, é realmente um sentimento de gratidão, um super estímulo para continuarmos realizando nosso trabalho com cada vez mais excelência e comprometimento”, comemora o chef Cristiano Panizza. Localizado no bairro do Brooklin, zona sul da capital paulista, o restaurante é inspirado nas vilas da Toscana e conta com um menu cercado de receitas afetivas preparadas com ingredientes de altíssima qualidade. “Nosso maior desafio é manter o padrão e excelência na experiência do cliente dentro do Vicolo – do início ao fim. Buscando trazer cada vez mais novidades e vivências enriquecedoras para essa experiência”, acrescenta o chef. Não faltam pratos queridos pelos clientes. Os que mais se destacam são o Ossobuco di Vitela com Risoto Alla Milanese (ossobuco de vitela com risoto de açafrão e parmesão), o Papardelle al Ragu d’Anatra (massa larga, ragú de pato, pancetta e queijo de cabra maçaricado) e o Filetto Ripieno con Brie (filé-mignon recheado com queijo brie, ao molho de ervas, servido com risoto de cogumelos).
Rua Jataituba, 29, Brooklin
Tel.: (11) 5561 5287
www.vicolonostro.com.br
Melhor restaurante francês: Les Prèsidents
Pela primeira vez na lista dos Melhores de 2024 pela audiência da GoWhere Gastronomia e Jovem Pan, o francês Les Présidents tem a competência do chef Erick Jacquin no comando da cozinha. A equipe afiada reproduz com talento as receitas clássicas francesas, tornando o restaurante um lugar concorrido na cena gastronômica de São Paulo. “Ganhar prêmio é sempre bom. O reconhecimento do público nos faz querer melhorar a cada ano”, diz Erick Jacquin. Sobre os pratos que ele nunca tiraria do cardápio, Jacquin comenta que não é apegado às especialidades do menu, porém, enfatiza que o steak tartare é um clássico muito requisitado pelos clientes e difícil sair do cardápio. O menu degustação tem sete etapas e é uma boa forma de conhecer parte dos pratos do Les Présidents. A sequência pode ter o excelente foie gras de pato chapeado com pinhão caramelado, laranja e chocolate amargo e o ravióli de lagostim ao sauternes, hortaliças e gengibre. Além da vieira grelhada ao molho de espumante com legumes verdes e o delicado Robalo ao vapor com flor de sal, aspargos verdes, azeite de oliva e ervas frescas, redução de jus de uva.
Melhor restaurante japonês: Toro Sushi
O Toro Sushi conta com duas unidades em São Paulo, uma nos Jardins e outra em Moema. Em ambos os lugares, a casa privilegia o bem- -estar, com espaços internos e externos, nos quais o conforto e arquitetura única acolhem bem a todos. “Essa conquista tem toda importância! Fundamental para todos que fazem parte do Toro e motivação para que nossa busca pelo melhor seja ainda mais intensa. Gratificante ter o reconhecimento do nosso público, uma responsabilidade maior para seguirmos, por isso essa premiação é totalmente dedicada ao nosso time”, diz Fernando Alvarez, empresário e um dos sócios do Toro Sushi, que aproveita para fazer uma homenagem ao sushiman-chef da casa de Moema, Márcio Tadayoshi Kusaka. “Ele completou 10 anos de dedicação ao Toro e é um sushiman talentoso e profissional”, enfatiza Fernando. A alta gastronomia japonesa do Toro é o ponto alto. “A pedido de muitos clientes, acabamos criando o kaiseki especial, que é uma seleção de 34 peças mais pedidas nas nossas casas, e que geralmente é servida por etapas, para não irmos contra o nosso conceito de porções individualizadas, para todos terem uma memória degustativa mais marcante”, informa.
Jardins: Rua da Consolação, 2947 (11) 4508 -3195
Moema: Alameda dos Anapurus, 1430 (11) 2386-6966
Melhor árabe: Make Hommus. Not War
Quem passa em frente à tímida fachada do restaurante Make Hommus. Not War, localizado na Rua Oscar Freire, não imagina a excelente gastronomia típica do Oriente Médio que irá encontrar lá dentro. Não à toa, com apenas 4 anos de história, ganhou o prêmio de Melhor Restaurante Árabe de São Paulo. Comandado pelo chef Fred Caffarena e pela gastróloga Talita Silveira, o curioso nome do restaurante tem explicação. “‘Make hommus. Not war ’ é um termo que nasceu há alguns anos no Oriente Médio , em busca de promover reflexão sobre a identidade cultural compartilhada entre os povos vizinhos e, consequentemente, a paz. Como não temos descendência e nossa proposta sempre foi trazer pratos de vários países que fazem parte do Grande Oriente Médio, tendo o hommus como fio condutor, o nome foi certeiro. O hommus expressa bem o quanto em comum com o outro podemos encontrar em um prato de comida”, explica o chef. Agora, o que não precisa de explicação são as maravilhas que saem da cozinha: o comensal “entende” a proposta de cada prato já na primeira garfada. Tudo é extremamente saboroso e seu tempero aguça o paladar. O hommus, é claro, é a estrela da casa, mas o menu oferece muito mais, como o Shakshuka, com ovos escalfados no estilo tunisiano com tomate e especiarias, o Taboon (pão assado na pedra, servido com azeite, ervas frescas e zaatar) e o Taouk e toum (galeto frito marinado em cítricos, servido com molho de alho libanês).
Rua Oscar Freire, 2270 – Pinheiros – São Paulo
WhatsApp: (11) 99176-5171
Melhor restaurante português: A Quinta do Marquês
Criada em 2009 por Albino Nunes e os filhos Marcelo, Marcio e Marcos, o restaurante A Quinta do Marquês conta com uma culinária autêntica lusitana, com receitas familiares que foram passadas de geração para geração. A família, que é originária do distrito de Coimbra, na região da Bairrada, veio para o Brasil na década de 60, e iniciaram a vida empreendedora em São Paulo nos ramos de restaurante e padaria e, em 2009, resolveram abrir sua primeira unidade de A Quinta do Marquês, na Rodovia Castelo Branco KM 57. Hoje, o restaurante conta com outras quatro unidades, em Alphaville, em Campinas e duas em São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Alameda Ministro Rocha Azevedo. A casa conta com diversos pratos que, com o passar dos anos, se tornaram os favoritos dos clientes, como o bolinho de bacalhau, a alheira, as mais de 20 receitas de bacalhau, o polvo importado de Portugal, e o Leitão à Bairrada, feito em um forno à lenha. Eles também oferecem opções para uma refeição mais rápida, como o famoso Lanche de Jamón, com fatias finas de jamón espanhol, molho catalão e uma ciabata crocante. Na sobremesa, Pastel de Belém da Quinta do Marquês é o grande queridinho, já que, em apenas um domingo, são vendidas mais de 5 mil unidades do doce. “Temos ótimos restaurantes portugueses em São Paulo, mas o que nos diferencia dos nossos concorrentes é a variedade que temos em nosso cardápio e a qualidade que exigimos que seja servida. Esse prêmio significa muito para nossa família e equipe, é o reconhecimento de um ótimo trabalho feito ao longo de todos esses anos”, diz Marcelo Gonçalves Nunes.
Melhor hamburgueria: Tradi
Desde 2015, quando a Tradi Hamburgueria abriu as portas de sua primeira unidade em São Paulo, a proposta era de servir hambúrgueres artesanais suculentos e que surpreendessem o público. E assim foi feito (e vêm sendo feito!) ao longo dos quase dez anos de trajetória da casa, que atualmente conta com dez unidades espalhadas por São Paulo. “O foco sempre foi entregar o melhor das receitas tradicionais de hambúrgueres, em um ambiente acolhedor que recebesse bem todo mundo, de todas as idades. Tradi vem de tradição, que significa consistência e qualidade, criando experiências gastronômicas que ficam para sempre na memória”, comenta Lierson Mattenhauer, que fundou a hamburgueria com seu filho Lierson Mattenhauer Jr. e os irmãos Marcelo Fernandes e Ernesto Fernandes. O carro-chefe da casa é o burger Oráculo, feito com hambúrguer de Angus coberto por fusão cremosa de queijo cheddar com pepperoni moído, servido no pão artesanal Attimino. Mas o menu traz outras opções que valem cada mordida, como o Crocantinho (hambúrguer de Angus, muçarela, rodelas de Catupiry Original empanado e geleia de pimenta da casa, servido no pão artesanal Attimino) e o Smash Tradi (hambúrguer de Angus na versão smash, american cheese, cebola roxa, picles, ketchup e mostarda, servido no pão artesanal Attimino).
Rua Diogo Jacome, 391 Vila Nova Conceição – São Paulo
www.hamburgueriatradi.com.br
Melhor restaurante asiático: Mugui
O Mugui aparece pela primeira vez na lista dos Melhores da Gastronomia pela GoWhere, na categoria restaurante asiático. E com méritos, afinal, a casa está sempre cheia e fica bem localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo, servindo pratos orientais incríveis. “O tempura, gyoza, lamen e o yakisoba são nossos clássicos. Todos os pratos são feitos artesanalmente, criados pela minha família. São quatro décadas de muito sucesso”, diz Matheus Kim Kumabe, que pertence à família do fundador e que administra a casa ao lado de Mario Kumabe Junior (seu irmão), Mario Kumabe (pai) e Carla Solange Kumabe (mãe). “É uma grande conquista. Gostaria de agradecer imensamente aos clientes, que são os responsáveis por esse reconhecimento, e a todos os colaboradores e fornecedores pelo desempenho, dedicação e superação. Esse prêmio dá um estímulo para continuar a luta de tantos obstáculos que a vida nos apresenta.” Matheus completa: “Alguns fatores que nos levaram a ganhar o prêmio são a união da família e muito trabalho. São familiares trabalhando em todas as posições, com um único objetivo, que é o de servir comida tradicional e saborosa. Quando você entrar no Mugui se sentirá em casa, com uma comida afetiva e saborosa, preparada com exímio cuidado.”
restaurantemugui.com
Rua da Glória, 111, primeiro andar, sala 11 – Liberdade – São Paulo
Melhor casa de música ao vivo: Fino da Bossa Canção de Autor
O empresário Raul Corrêa da Silva escolheu um salão anexo à galeria de arte New Gallery (de sua esposa Vera Havir) para empreender seu universo particular. Habituado no passado a promover saraus secretos em sua casa, nos quais recebia gente do quilate de Zé Rodrix, Tavito, Celso Viáfora, Guarabyra, Belchior e outros grandes artistas, Raul fez dali o Fino da Bossa Canção de Autor, espaço intimista inspirado nos antigos clubes de MPB e que busca incentivar a profunda relação que existe entre o músico, a arte, a poesia, o instrumento e a plateia – e faturou pela primeira vez o prêmio de melhor casa de música ao vivo pela GoWhere. “O Fino tem uma história de três anos, e dia a dia estamos trazendo bons artistas, em um ambiente realmente inovador. É um reconhecimento que estamos no caminho certo e que acertamos nas escolhas da casa, tanto no que diz respeito aos artistas, como na gastronomia, nos drinks e no ambiente”, diz Raul. “Nos inspiramos em uma tradição criada por mim e pela minha esposa, Vera, que são os saraus que realizávamos na nossa casa, o SaRaúl. A ideia sempre foi transportar este clima para o bar e acredito que conseguimos.” O ambiente intimista (40 lugares) e acolhedor, além do cardápio de drinks e pratos para compartilhar, são outros pilares do Fino da Bossa. “Nossos finger foods foram pensados e elaborados pelo premiado chef Dorival Ribas, que também assina o cardápio do Loup.” (Raul, aliás, é um dos sócios do Loup e também do Restaurante Cantaloup). “Temos ainda um menu com drinks clássicos. Por fim, tem a curadoria dos artistas, da qual participo pessoalmente – sempre com o objetivo de dar oportunidade a novos cantores ou reforçar o legado de quem já está na estrada e trazer música de qualidade ao nosso público. Tudo isso, aliado a uma equipe atenciosa e muito bem treinada fazem o sucesso do Fino da Bossa”, finaliza Raul.
@finodabossa.cancaodeautor
Av. Brigadeiro Faria Lima, 473, Pinheiros, São Paulo
Tel.: (11) 3530 3343
Melhor restaurante temático: Beco Hexagonal
Pelo segundo ano consecutivo, o Beco Hexagonal – localizado em Moema –, foi eleito o Melhor Restaurante de Experiência/Temático de São Paulo. “A sensação de sermos bicampeões é simplesmente incrível e reforça que todo o nosso esforço em proporcionar uma experiência mágica está sendo reconhecido. A importância de um prêmio como esse vai além do reconhecimento da nossa equipe, ele nos motiva a continuar inovando”, celebra Rodrigo de Oliveira e Silva, sócio do restaurante. Assim que o cliente entra na casa, ele é transportado para um universo lúdico, como se estivesse dentro das histórias de magia e da saga do Harry Potter. “Além da ambientação mística, os clientes podem participar de interações especiais, como realizar magias dentro do restaurante e interagir com quadros mágicos que ganham vida através da Realidade Aumentada. O uso da magia em conjunto com a tecnologia torna o Beco Hexagonal um lugar verdadeiramente encantador e inigualável”, comenta o empresário. O menu do Beco Hexagonal oferece pratos que combinam criatividade, sabor e apresentação impressionante. Entre os carros-chefes estão os hambúrgueres, como o Comensal, preparado um suculento disco de carne, american cheese, alface, tomate, molho ranch, bacon e cebola crispy, servido no brioche. Já entre as bebidas, o destaque é o drink Mestre de Poção, em que o cliente recebe um livro de instruções, um caldeirão e os ingredientes para preparar sua própria “poção mágica”, que libera fumaça durante a execução, proporcionando uma experiência visual e gustativa inesquecível.
Rua Gaivota, 1112 – Moema – São Paulo
Tel.: (11) 2667-2397
Melhor restaurante contemporâneo: Tartuferia San Paolo
O restaurante Tartuferia San Paolo, fundado pelo casal Monica e Carlos Claro, proporciona aos comensais uma experiência única com as trufas, um dos ingredientes mais nobres da gastronomia mundial. Essa iguaria é incorporada em receitas inspiradas na gastronomia italiana de maneira harmoniosa. E, se o cliente quiser, ele ainda pode acrescentar trufas laminadas sobre o prato escolhido. “Oferecemos um cardápio cuidadosamente elaborado, que permite aos clientes vivenciarem a experiência de saborear diferentes tipos de trufas frescas italianas, onde cada prato é pensado para que as trufas e todos os elementos sejam apreciados em harmonia, criando uma experiência única e memorável”, explica a fundadora da marca. O prêmio de Melhor Restaurante Contemporâneo de São Paulo chega para coroar a primeira década da trajetória de sucesso da casa. “A Go Where Gastronomia é uma das publicações mais renomadas no cenário gastronômico, reconhecida por sua curadoria rigorosa e expertise em identificar as melhores experiências culinárias. Ser indicado por essa equipe especializada já é, por si só, um reconhecimento de excelência. A escolha final por voto popular, reforça ainda mais a importância desse prêmio. Essa vitória demonstra a consistência do nosso trabalho, que celebra uma década de história marcada pelo pioneirismo em trazer trufas frescas da Itália em todas as temporadas, oferecendo uma experiência única e exclusiva. A conquista reafirma o papel da Tartuferia como referência na alta gastronomia italiana contemporânea”, celebra Monica.
Rua Oscar Freire, 155 – Jardins – São Paulo – WhatsApp: (11) 93202-2662
Rua Ferreira de Araujo, 302 – Pinheiros – São Paulo – WhatsApp: (11) 97486-2644
Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Morumbi Shopping – São Paulo– WhatsApp: (11) 97108-7051
Melhor rodízio japonês: Djapa
Esqueça tudo o que você já viu em um rodízio de comida japonesa. A experiência no Djapa, restaurante localizado em Moema, é completamente diferente. E não estamos falando apenas da gastronomia! A maneira com que as peças são oferecidas aos clientes é similar à das churrascarias: os garçons circulam entre as mesas com bandejas repletas dos mais variados tipos de sushis. Assim, os clientes podem escolher exatamente aquilo que eles têm vontade de degustar. Já os pratos frescos, como sashimis e carpaccios, são pedidos à mesa e preparados na hora. A variedade também chama atenção! Além dos itens tradicionais da culinária japonesa, o rodízio do Djapa inclui delícias como ostra, bolinho de bacalhau, pasteis variados, casquinha de siri, teppan de picanha, entre outros. “Isso está no DNA do Djapa. Quando o restaurante surgiu, há 20 anos, meus sócios decidiram introduzir pratos que não eram da culinária japonesa para atender bem quem não gostava dessa gastronomia”, explica José Miguel Hallage, sócio-proprietário do restaurante, que também oferece um rodízio especial para o público vegetariano e vegano, com variações de sushis, sashimis e carpaccios feitos com verduras, legumes, frutas, grãos e tofu.
Rua Gaivota, 168 – Moema – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2691-2003
www.djapa.com.br
Melhor restaurante brasileiro: Capim Santo
Com 26 anos de história em São Paulo e muitos ingredientes explorados para a criação de pratos ultrassaborosos, o Capim Santo é sinônimo da excelência da gastronomia brasileira. “O DNA do Capim Santo é o de uma cozinha saudável com ingredientes brasileiros – que reflete a cozinha do mar e da floresta com frutas e frutos do mar, peixes de rio, vegetais, grãos e farofas”, comenta a chef Morena Leite, que comanda o restaurante. Instalado em um espaço arejado dentro do Solar Fábio Prado, o menu do restaurante enaltece a culinária tropical unindo conceitos de comfort food e técnicas francesas. Entre as receitas clássicas da casa estão o Ravióli de tapioca com recheio de queijo da Serra da Canastra e molho de ervas, a Moqueca vegana, o Linguado recheado de pupunha e purê de banana da terra, além do famoso Bobó de camarão com arroz, farofa de beiju e salada de banana. “Receber o prêmio de Melhor Restaurante Brasileiro é uma grande alegria para nós, pois acreditamos que comida vai muito além do que está no prato. Ela representa saúde, cultura, diversão e arte. Este reconhecimento é fruto do trabalho de mais de 150 cozinheiros que integram o nosso grupo, que abrange não apenas o restaurante, mas também uma empresa de eventos, uma operação de alimentação escolar e um instituto-escola de gastronomia, dedicado a promover mobilidade social através da culinária”, celebra a chef.
Av. Faria Lima, 2705 – Solar Fábio Prado Jd. Paulistano – São Paulo
Tel.: (11) 3032-2277
WhatsApp: (11) 98189-0082
Melhor cantina/trattoria: Locale trattoria
Gabriel e Nicholas Fullen comandam o Grupo Locale, que abrange o Locale Caffè (mix de bar e café italiano), Locale Ristorante (pequenos pratos para compartilhar), quatro unidades do japonês Oguru Sushi Bar (Itaim, Jardins, Market Place, Campinas e delivery), entre outras casas. Méritos para um grupo jovem que acaba de conquistar mais um prêmio, o de melhor cantina/trattoria pela audiência da GoWhere com o Locale Trattoria. “Conquistar um prêmio como este é um reconhecimento que nos enche de orgulho e, de fato, premia a nossa constante busca pela maior qualidade possível do serviço e produtos, assim como entregar um entretenimento a todos os nossos clientes por meio da nossa hospitalidade”, dizem os sócios Gabriel e Nicholas. O Locale Trattoria tem pratos amados pelos clientes e que nunca saem do cardápio, como o Scaloppine di filetto con Fettuccine Alfredo; o Spaghetti alla carbonara; Filetto con risotto ai funghi; e o Gnocchi al ragù di ossobuco. “Acreditamos que o principal fator para essa eleição foi, sem dúvida, o comprometimento com a qualidade, que é inegociável para nós, e a atenção aos detalhes. O ambiente acolhedor, aliado ao atendimento próximo e consultivo, proporciona uma conexão genuína, fazendo com que os clientes se sintam especiais e bem-vindos, o que se reflete nesse reconhecimento para podermos figurar entre os melhores”, finalizam os sócios do Locale.
Rua Manuel Guedes, 369, Itaim Bibi – 11 3071 0482
@localetrattoria
Melhor restaurante de peixes e frutos do mar: Badauê
Localizado em uma elegante casa de dois andares na esquina das ruas Padre João Manuel com José Maria Lisboa, nos Jardins, o Badauê traz receitas da culinária caiçara com toques contemporâneos e preparados com os melhores pescados e crustáceos do mercado. Pela segunda vez, a casa leva o prêmio da GoWhere Gastronomia como melhor restaurante de peixes e frutos do mar. “Receber novamente o prêmio dos Melhores do Ano para o grupo Badauê é mais uma conquista memorável. Resultado de um trabalho feito com muita dedicação ao longo desses mais de 20 anos no mercado”, enfatizam os irmãos e proprietários Renato, Andre e Maurício Yedid. “Trabalhamos diariamente para entregar produtos frescos e de qualidade em cada uma das nossas unidades, com uma central de peixes que monitora cada produto até a chegada às nossas cozinhas e, em seguida, no prato de cada cliente.” Dentre as especialidades do Badauê, destaque para o Peixe do dia com camarão (Recheado com farofa de banana e camarões); a Pescada a Moris (Com aspargos frescos e Couscous marroquino e camarões); a Pescada Yemanja (Com purê de banana da terra e crosta de castanha); e a Pescada Juquehy (com camarões e risoto de arroz selvagem). “Criamos uma conexão com cada um de nossos clientes, visando sempre levar o melhor em cada atendimento. A ideia é trazer uma explosão de sentimentos para quem experimenta os pescados e frutos do mar. E não para por aí. Estamos inaugurando mais uma unidade em Juquehy, chamada Maraô, mais uma opção para todos os amantes do grupo Badauê”, concluem os proprietários.
Badauê São Paulo: R. José Maria Lisboa, 1397 Jardins – SP Tel.:(11) 2894-1804 Tel.: (12) 3863-7289
Badauê Juquehy: Av. Mãe Bernarda, 2.001 São Sebastião-SP Delivery: (12) 3863-2736
Maraô: Av. Mãe Bernarda, 2069, Juquehy, São Sebastião Tel.: (12) 3863-1661
Badauê Maresias: Av. Francisco Loup, 901 São Sebastião – 3P Tel.: (12) 3863-7289
Melhor novidade: Le Napoleon
O Le Napoleon, bistrô francês inaugurado em março deste ano, é um empreendimento dos restauranteurs Frédéric Renaut e Alexandre Marino. Com cardápio de clássicos da gastronomia francesa desenvolvido e assinado pelo conhecido chef Pascal Valero, que tem mais de uma década de experiência em restaurantes com três estrelas Michelin, o lugar é inspirado nos restaurantes de Paris. O sensorial do restaurante se completa com referências à Napoleão Bonaparte adornando o salão, bem como com os ritmos franceses que compõem a trilha sonora. “A conquista desse prêmio e a entrada para o seleto time dos melhores do ano pela Go Where Gastronomia representam um reconhecimento importante do trabalho e da dedicação de toda a nossa equipe” , dizem os proprietários Frédéric Renaut e Alexandre Marino. “Entre os pratos do nosso restaurante que são amados pelos nossos clientes, destacamos o clássico Steak Tartare (a entrada mais pedida), o Bouef Wellington, o Mexilhão, que faz tanto sucesso, o qual oferecemos em duas versões (Moules Frites Provençal e o Moules Frites Curry), e o mil folhas, disponível em quatro sabores (baunilha tradicional; gianduia chocolate; baunilha e caramelo flor de sal; e baunilha e frutas vermelhas) devido à sua grande popularidade”, reiteram.
Melhor restaurante de carnes à la carte: Pobre Juan
O restaurante Pobre Juan está tendo um ano especial: completou 20 anos de uma história pautada na excelência e respeito pelo fogo. A marca, de inspiração argentina, hoje conta com 16 casas em 12 cidades, estando presente nas cinco regiões do Brasil. Os sócios-fundadores do Pobre Juan, Cristiano Melles e Luiz Marsaioli, comemoram a trajetória iniciada em 2004. “Prêmios sempre são motivo de orgulho e, claro, celebração. Aqui no Pobre Juan, quando soubemos da notícia, ficamos em festa. Ser o melhor, entre tantos restaurantes de alto nível, é gratificante e desafiador, pois estamos sempre buscando superar expectativas e manter o padrão que nossos clientes procuram”, dizem os sócios. “Nos dedicamos para entregar qualidade nos pratos, nas taças e nas mesas, por meio de um atendimento impecável, para que eles tenham uma refeição memorável.” Sobre os pratos mais emblemáticos que tornaram o Pobre Juan o melhor restaurante de carnes à la carte pela audiência de GoWhere, eles completam: “o Bife Pobre Juan, um corte criado por nós, é a grande estrela e, não à toa, leva o nome da casa. o Arroz Biro-Biro e as Papas Soufflé sempre estão presentes em nossas mesas. E destaco dois itens que são marcas registradas, o Couvert e a Farofa de Pistache.”
www.pobrejuan.com.br
@restaurantepobrejuan
Brigada de Ouro: Varanda
Com 28 anos de história, o Varanda se destaca não apenas pela sua tradição, como também por conquistar o prêmio Melhores da Gastronomia de São Paulo na prestigiada categoria Brigada de Ouro. Fundado em 1996, o restaurante se tornou um verdadeiro ícone na cena gastronômica, especialmente entre os amantes de carnes nobres. O Varanda é conhecido por sua especialização em cortes de alta qualidade, provenientes da renomada Intermezzo Carnes. O cardápio é um convite ao prazer, com estrelas como o Bife de tira, a clássica Picanha e o suculento Flat Iron Steak. Para os paladares mais exigentes, o restaurante oferece cortes especiais, como Wagyu e Black Angus, que prometem uma experiência gastronômica inesquecível. Um dos grandes diferenciais do Varanda Grill é o cuidado com sua equipe. Sylvio Lazzarini Neto, fundador e proprietário, destaca que o segredo do sucesso está em valorizar cada membro da brigada, desde o atendimento até a cozinha. “Investir no desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores e promover um ambiente de trabalho positivo é fundamental. Realizamos treinamentos frequentes para garantir que todos estejam alinhados com nossos altos padrões de qualidade”, explica. Essa dedicação ao atendimento e à qualidade foi fundamental para a conquista do prêmio Brigada de Ouro, que reconhece os melhores restaurantes da cidade.
Rua General Mena Barreto, 793 – Jardim Paulista
Tels.: (11) 3887-8870 / (11) 99967-6497
Melhor feijoada: Pateo Sabor Paulista
Quando um grupo de amigos vindos de uma pequena cidade da Bahia e um português uniram suas paixões pela gastronomia para criar o restaurante Pateo Sabor Paulista, em 2015, certamente não imaginavam que anos depois, em 2024, receberiam o prêmio de Melhor Feijoada de São Paulo. “Esse prêmio traz uma importante confirmação de que trabalhando certo, não desistindo e indo em busca do melhor, sempre, conseguimos ter o que é mais importante: o reconhecimento dos nossos clientes”, celebra Moisés Chaves Abreu, sócio do restaurante. Em um ambiente despojado e aconchegante – situado pertinho da Avenida Paulista – os clientes do Pateo Sabor Paulista podem degustar, como entrada, um delicioso caldinho de feijão preto com bacon e torresmo crocante. Depois, chega à mesa a saborosa feijoada, acompanhada de couve, laranja, vinagrete, banana empanada, porchetta de rolo e picanha suína. Para acompanhar, vale apostar na clássica caipirinha de cachaça. Mas a casa ainda conta com um carta de drinks e chopp geladinho, que também combinam bem com a feijuca!
Rua Pamplona, 869 Jardim Paulista – São Paulo
WhatsApp: (11) 3262-0881
Instagram: @pateosaborpaulista
Melhor restaurante com vista: Lassù Rooftop Club
A palavra Lassù significa “lá em cima”, em italiano. E é justamente essa experiência que os comensais têm quando chegam ao restaurante, afinal a casa está no 28° andar de um suntuoso edifício, em Santana, na zona norte de São Paulo. O sucesso da casa, com ambiente descontraído e elegante, deve-se à maestria do restaurateur Ricardo Trevisani, às criativas receitas italianas valorizadas com ingredientes brasileiros, aos drinks autorais cheios de personalidade e, também, à deslumbrante vista da cidade, privilegiada ainda por um concorrido salão giratório, que demora uma hora e 20 minutos para dar uma volta completa. “Este reconhecimento nos incentiva a manter o esforço em trazer uma experiência memorável ao nosso cliente, seja na rica gastronomia ítalo- -brasileira, seja no ambiente inusitado que se debruça sobre São Paulo, através de uma vista que vai do Pico do Jaraguá, passando por todo espigão da Avenida Paulista, até a Serra da Cantareira”, enfatiza Ricardo Trevisani, restaurateur sócio-proprietário do Lassù e Lassù Rooftop Club.
Melhor salgado: Pastel de bacalhau do Hocca Bar
Pastel é algo que já é delicioso, faz parte da nossa cultura. Mas o do Hocca é algo fora do comum de tão bom. Não à toa, centenas de pessoas vão até as várias unidades do Hocca para se deliciar com o Pastel de Bacalhau do restaurante, eleito o Melhor Salgado de São Paulo. “A cada prêmio vibramos como se fosse o primeiro. Não se trata de mais um troféu, mas do reconhecimento e consolidação de uma marca com prestígio nacional e internacional e na moda há quase um século. Uma honra para o grupo”, celebra Angelo Gabriel, CEO do Hocca . Servido desde a década de 1930, esse pastel, ao lado do sanduíche da exclusiva mortadela Hocca e do bolinho de bacalhau, tornou o Hocca famoso, atraindo não só os moradores de São Paulo, mas também turistas do Brasil e do mundo inteiro. Com a exclusiva massa bem sequinha e crocante, esse pastel possui abundância no recheio, que é extremamente saboroso, graças a tradicional receita da casa que, após o dessalgue do bacalhau do Porto em água gelada, o deixa imerso, de um dia para o outro, no puro azeite de oliva. Esta iguaria está disponível nas outras unidades da rede no Brasil e Orlando (EUA), localizadas dentro de shoppings e malls, e na loja conceito em Moema.
Alameda Jauaperi, 1487 Moema – São Paulo
Tel.: (11) 4327-2582
Melhor pizzaria: La Braciera
Pelo segundo ano consecutivo a pizzaria La Braciera é reconhecida pela audiência da GoWhere e Jovem Pan como a melhor de São Paulo. “Ficamos honrados em ganhar o prêmio novamente este ano, pois é de extrema importância para todo nosso time, e o reflexo de um ano inteiro de trabalho dedicado a fazer nosso melhor aos clientes, sendo reconhecidos por um dos principais prêmios da cidade”, enfatiza Gustavo Brunello, um dos sócios da La Braciera. Em plena expansão, a rede de pizzarias começou com uma história bem característica: quatro sócios, com especialidades diferentes que se uniram para pôr em prática um negócio bem estruturado. Todo o esforço no marketing rendeu para a marca: primeiro uma loja, agora já são oito – hoje operam nos Jardins, Higienópolis, Morumbi, Brooklin, Vila Mariana, Tatuapé, Lapa e Santana – e atualmente se preparam para expandir para além da cidade paulistana: em janeiro de 2025 a La Braciera chega a Campinas. “Somos uma rede que se preocupa muito com a origem e qualidade dos ingredientes, unidos às técnicas centenárias da pizza Napoletana e sabores inovadores, em um ambiente agradável que constrói uma experiência única”, reitera Gustavo, que fala ainda dos sabores que são sucesso na La Braciera. “Os clássicos nunca saem de moda, como a Margherita Verace, que sempre está em nossos corações. Mas temos também pratos autorais que encantam nossos clientes, como a Vero Parma (Parma e Brie), a Burrata al Pesto e Pepperoni e, claro, nossas doces, que são de dar água na boca: Brownie, Nutella e Lindt, e nosso lançamento de Pistache Italiano.”
Melhor restaurante de hotel: Neto JW Marriott Hotel São Paulo
Alta gastronomia, ambiente requintado, cercado de luz natural, e hospitalidade típica de uma equipe de um hotel cinco estrelas. Essa é a proposta do restaurante Neto, localizado dentro do JW Marriott Hotel São Paulo. Comandado pelo chef Ícaro Rizzo, o menu contém receitas que fazem a fusão harmoniosa entre as tradições culinárias italianas e a riqueza dos ingredientes brasileiros. “A essência ítalo-brasileira do restaurante é marcada pela valorização dos produtos locais de alta qualidade, como a castanha do Brasil, o mel de abelha jataí e frutas nativas, resultando em preparos clássicos italianos com um toque brasileiro. Temos o compromisso de trabalhar sempre com ingredientes frescos e sazonais, aliados à criatividade e inovação da equipe, assim oferecemos uma experiência gastronômica autêntica e em aprimoramento contínuo”, comenta o chef. Entre os destaques do cardápio estão a Lasagna com mel de abelha jataí, queijo de cabra, castanha do Brasil e trufa negra; o Crudo de atum acompanhado de ovas de mujol, abacate, avelã e limão-siciliano; e o Pato Cacciatore (coxa e sobrecoxa de pato confitada, couve da época e creme de cogumelos). A excelência rendeu à casa o prêmio de Melhor Restaurante de Hotel. “Essa conquista reflete a tendência crescente no setor hoteleiro, onde os restaurantes, antes considerados irrelevantes, estão se tornando verdadeiros hotspots gastronômicos que atraem tanto hóspedes quanto o público local. O Neto exemplifica essa mudança, oferecendo uma experiência culinária sofisticada que eleva o prestígio do JW Marriott Hotel São Paulo”, celebra o chef.
Av. das Nações Unidas, 14401 – Torre Hotel – Chácara Sto. Antônio – São Paulo
Tel.: (11) 2526-0105
Melhor restaurante latino-americano: Ama.zo Cozinha Peruana
Comandado pelo chef Enrique Paredes, o restaurante Ama.zo Cozinha Peruana oferece uma gastronomia peruana contemporânea. Os pratos criados pelo talentoso chef exploram os mais diferentes ingredientes de todas as regiões do Peru, sobretudo a selva amazônica. E é assim que insumos como mandioca, formiga, pimentas aromáticas, tucupi, cacau e aguaymanto (physalis) se transformam nas estrelas de cada uma das receitas do menu, todas com uma apresentação impecável, por sinal. Os destaques do cardápio vão para pratos como o Arroz con Mariscos (arroz cremoso feito com temperos peruanos e frutos do mar marinados em salsa anticuchera no grill), a Causa Limeña (purê de batata roxa, tartar de camarão defumado, emulsão acebichada de tucupi preto e rocoto) e o Cebiche Ama.zo – prato servido quente, composto por peixe marinado levado à parrilla sobre folha de bananeira, manteiga de cecina (carne seca suína típica peruana), patacón e formiga. Pelo segundo ano consecutivo, o restaurante – que nasceu em 2018 – foi eleito o Melhor Latino-americano de São Paulo. “Ganhar esse prêmio representa a valorização pelo nosso trabalho tentando trazer a cultura gastronômica para o Brasil”, comemora o chef.
Rua dos Guaianazes, 1149 – Campos Elíseos – São Paulo
Av. Higienópolis, 618 – Shopping Pátio Higienópolis – São Paulo
Tel.: (11) 99560-4321
Melhor restaurante para ir a dois: Jacarandá
Instalado em uma charmosa casa em Pinheiros, bairro boêmio da capital paulista, o restaurante Jacarandá é o reduto perfeito para os casais que desejam desfrutar de uma refeição apaixonante. Sob o comando do restaurateur Milton Freitas desde 2016, o Jacarandá foi eleito o Melhor Restaurante para Ir a Dois. “O Jacarandá é um restaurante perfeito para ir a dois pela sua atmosfera intimista e romântica, principalmente de noite, quando as luzes baixas e decorativas são acesas, junto das velas das mesas, e contribuem para um clima todo romântico. O atendimento despojado e simpático da nossa equipe, agregado à excelente culinária, que visa valorizar o pequeno produtor e ingredientes orgânicos, reforçam a ideia de proporcionar uma experiência completa, inclusive com jardim que contempla todo cenário da ocasião”, comenta Milton. O menu é assinado pelo chef executivo Rodrigo Aguiar, que explora novos sabores na parrilla, focados na cozinha moderna dos Pampas. Para harmonizar, há uma diversidade de rótulos de vinhos, além de drinks e autorais. Outro diferencial do Jacarandá é o bar estilo speakeasy que fica no subsolo da casa. Batizado Raiz Club, o local é ótimo para os casais prolongarem a noite e curtir um bom jazz e blues.
Rua Alves Guimarães, 153 Pinheiros – São Paulo
Melhor sorveteria: Frida & Mina
A Frida & Mina também aparece pela primeira vez este ano na lista dos Melhores da Gastronomia pela audiência da GoWhere. Aberta desde 2013, a sorveteria valoriza produtos naturais e produção artesanal dos gelados. “Quando a Frida & Mina abriu suas portas, em 2013, trouxemos uma proposta que se diferenciava das gelaterias italianas que dominavam o mercado na época. Nossa ideia era criar um sorvete totalmente livre de insumos da indústria alimentícia, valorizando ingredientes nacionais, e construir uma marca autêntica, sem ser uma mera cópia de outros conceitos”, informa Fernanda Bastos, fundadora da marca. “É por isso, inclusive, que preferimos chamar nosso produto de sorvete, e não de gelato. No fim das contas, o que define a qualidade não é o nome, mas os ingredientes que você escolhe e os processos de produção.” Outro item diferencial da Frida & Mina é a casquinha. “Também decidimos fazer nossas próprias casquinhas, preparadas na hora, bem na frente do cliente, com o aroma delicioso se espalhando pela esquina. Isso logo se tornou nossa marca registrada. Desde o início, tivemos como princípio criar um espaço acolhedor e amistoso para todas as pessoas. Sempre fizemos questão de garantir que qualquer pessoa se sentisse bem-vinda e à vontade em nosso ambiente”, enfatiza Fernanda. Entre os sabores mais queridos está o crocante de macadâmia, uma base de baunilha que leva pedaços de um crocante, feitos de macadâmia, açúcar mascavo, mel e manteiga. “A gente prepara grandes placas de crocante no forno, depois picamos elas em pedaços pequenos e misturamos ao sorvete assim que ele sai da produtora”, termina Fernanda.• Frida & Mina
Rua Artur de Azevedo, 1147, Pinheiros
Tel. (11) 2579 – 1444
Melhor Casa para eventos/buffet: Bisutti
A Bisutti tem know-how de sobra para emplacar mais esta premiação da GoWhere Gastronomia. Com 18 espaços para eventos, incluindo novos Chez Bisutti, em parceria com o Club Med, é referência em entrega de experiências exclusivas, principalmente no que diz respeito à destination wedding. “Cada prêmio que conquistamos é um reflexo do talento e da paixão de nossa equipe, que trabalha incansavelmente para criar eventos que encantam e surpreendem. Este reconhecimento reforça nossa posição de liderança no setor e nos motiva a continuar elevando nossos padrões”, diz Fabio Rugna, CEO da Bisutti. “A Bisutti se moldou com a inovação em seu DNA. Deixou de ser um espaço para eventos e incorporou os melhores especialistas de cada ramo para elevar a experiência dos clientes sem perder a personalização, o que nos coloca à frente de qualquer concorrente quando o propósito é superar as expectativas.” A Bisutti tem estrutura equipada e recursos modernos, e está sempre inovando em espaços, treinamento e serviços para oferecer eventos inesquecíveis. “Um serviço bem feito nunca sai de moda, além da personalização feita para cada cliente, o que faz do evento um momento único. Somos uma empresa movida por histórias e cada evento que fazemos é responsável por contar a parte mais feliz e importante dessas histórias”, conclui Fabio.
Melhor padaria: Dona Deôla
São Paulo é o paraíso dos apaixonados por padarias, e ser eleita como a Melhor Padaria da cidade é um feito que merece ser celebrado. “Vencer o prêmio da GoWhere significa o reconhecimento do público, além de mostrar que cada vez mais a rede investe na qualidade de seus produtos para atingir cada vez mais pessoas”, comemora Ana Carolina Mirandez, gerente de marketing da rede de padarias Dona Deôla. Além dos pães sempre fresquinhos e da infinidade de itens clássicos da panificação, os clientes da Dona Deôla sempre encontram novidades nas vitrines da padaria – o que torna a missão de sair de lá com mais coisas do que estava planejando comprar praticamente impossível. “Com cardápio amplo e ativações pontuais, a padaria mantém um público cativo e se renova a fim de abraçar todos que estão em busca de variedade e qualidade.” Quem gosta de sanduíches, encontra no menu desde os tradicionais, como o Americano (presunto, queijo prato, alface, tomate e ovo, no pão francês), até opções exclusivas, como o Bauru Dona Deôla (rosbife caseiro, gorgonzola, muçarela, parmesão, gouda, tomate e cebola) . As tortas salgadas e doces também fazem sucesso, assim como seus bolos e doces. Outro grande atrativo da rede são os fartos bufês de café da manhã, de almoço e de sopas no inverno.
Rua Conselheiro Brotero, 1422 – Higienópolis – São Paulo
Tel.: (11) 3826-4648 | (11) 94218-1999
www.donadeola.com.br
Melhor cafeteria: illy Caffè
Na illy Caffè, a tradição e a inovação andam de mãos dadas desde 1933, quando Francesco Illy fundou a marca em Trieste, uma das capitais europeias do café. Desde então, a missão de oferecer o melhor café do mundo nunca saiu de foco. E esse compromisso com a qualidade é o que garantiu o prêmio de Melhor Cafeteria de São Paulo. “Vencer pela terceira vez consecutiva este importante prêmio foi uma surpresa, já que nestes últimos três anos muitas novas cafeterias e pequenos restaurantes foram abertos em São Paulo. Este reconhecimento é importantíssimo para nós, pois chega diretamente do público, o que é recompensador e significa que estamos no caminho certo, sendo capazes de fazer um bom trabalho, de agradar as pessoas não só pela qualidade dos produtos que oferecemos, mas também pelo ambiente e atendimento”, diz Frederico Canepa, diretor da illy Caffè para o Brasil. A illy Caffè produz um blend exclusivo de alta qualidade, combinando nove variedades puras de café Arábica de regiões como América do Sul, Central, Índia e África. “Na illy Caffè somos mais do que uma marca. Somos um símbolo de paixão, arte, inovação e compromisso com a excelência. Esse reconhecimento também significa que temos sido capazes de manter uma clientela fiel, através de novidades contínuas em nosso cardápio.”
Rua Haddock Lobo, 1.467, Cerqueira César
Tel.: (11) 98236 8269
Melhor padaria artesanal: Feito à mão
Quem entra em uma padaria Feito à Mão percebe logo muitas diferenças para outros estabelecimentos. Aliás, não precisa nem entrar, a vitrine incrível já é um convite para conhecer os muitos pães artesanais de longa fermentação que ali são feitos com paixão por Cibele Costa, que gere o negócio ao lado do marido, Renato. Trata-se de uma história de superação, amor pelo que fazem e sucesso, consequência de tamanha dedicação que eles sempre tiveram pela marca. “Ganhar este prêmio nos dá a percepção que estamos no caminho certo, no entanto, nunca nos acomodamos e sempre criamos novas receitas, a cargo da Cibele Costa, proprietária e padeira chef”, diz Renato Costa. “A visibilidade que recebemos pela premiação é chancelada com confiança e credibilidade e nos desafia na jornada da excelência. Sabemos que o reconhecimento é uma porta aberta, com nível de exigência alto. Para nós, o prêmio é um novo começo!” Sobre os sucessos da Feito à Mão, Renato explica: “nos aperfeiçoamos muito na linha de produção de venosserie, então hoje os croissants, palmier, pain a chocolat são alguns dos itens dessa linha que são imperdíveis. Dentre os pães artesanais, que é nossa origem e especialização, continuamos com a baguete, grãos e brioche. De fato, pegamos a mão nesses três tipos de pães e, claro, o de parmesão com pimenta e o de limão-siciliano com chia também estão sempre entre os mais pedidos”, enfatiza Renato.
Melhor restaurante pet friendly: Le Jazz
Quem tem um bichinho de estimação sabe o quanto é gostoso encontrar um restaurante onde eles são bem recebidos. “O espaço dos pets é na área externa e oferecemos água, em potes individuais e coletivos. Alguns clientes costumam comprar tutano para seus cachorros”, explica Gil Carvalhosa Leite, um dos sócios-fundadores do Le Jazz, que recebeu prêmio de Melhor Restaurante Pet-Friendly de São Paulo. Enquanto os pets estão tranquilos aproveitando o espaço, seus donos podem apreciar a excelente gastronomia clássica de bistrô e brasserie servida no Le Jazz, que funciona na capital paulista desde 2009. Com quatro unidades na cidade, o menu traz desde Quiches e Club Sandwich de salmão defumado, queijo fresco, pepino, dill e cebola roxa, até pratos como Steak Tartare e Filet aux Poivre, com destaque para o L’Entrecôte Le Jazz – um steak grelhado servido com batatas fritas e molho secreto da casa. Entre as sobremesas, destaque para a Tarte aux Pommes, com amêndoas e sorvete caseiro de baunilha, e o Roméo et Juliette – mousse de queijo fresco com goiabada cremosa.
Rua Pinheiros, 254 – Pinheiros – São Paulo – Tel.: (11) 2359-8141
Melhor bar: Moela
O Bar Moela nasceu um mês antes da pandemia, em 2020. Teve muito sucesso durante um mês, depois veio a dificuldade, operou só com delivery, isso na primeira unidade, da Santa Cecília. “Depois, quando começaram a liberar as calçadas novamente, a casa voltou a ter um sucesso gigante e abrimos a segunda unidade, um pouco maior, aqui em Pinheiros, que também é um sucesso. O Moela vai fazer cinco anos em fevereiro de 2025, e já acumula diversos prêmios”, comenta Romulo Morente, proprietário do Bar Moela. “O segredo é servir comida boa, num preço que caiba no bolso de todo mundo, e cerveja de garrafa para poder compartilhar com os amigos.” Dos pratos amados do Bar Moela, Romulo destaca os bolinhos, que são vendidos por unidade. “Fazem sucesso o de milho com gorgonzola e o de costela com mandioquinha, que estão desde o início no cardápio. Além da nossa moela ao molho”, enfatiza Romulo. “Vale lembrar ainda da língua ao vinagrete e da língua quente com jiló, pois nosso foco são os miúdos também.”
Melhor vegetariano/vegano: Quincho
Comida vegetariana extremamente saborosa. Essa é a descrição perfeita para a gastronomia que você irá encontrar no Quincho Cozinha e Coquetelaria, inaugurado em 2018 e que foi eleito o Melhor Restaurante Vegetariano/Vegano de São Paulo. “Ganhar um prêmio é algo que traz muita luz ao nosso trabalho. É sempre uma posição que nos dá credibilidade tanto para os clientes quanto para o mercado. Fortalece o caminho que escolhemos, a forma como fazemos e servimos a comida. A premiação vem como uma vitória pessoal de saber que estamos no caminho certo e que estamos sendo vistos e reconhecidos. É muito bom!”, celebra a chef Mari Sciotti. O menu é repleto de receitas feitas com ingredientes naturais e técnicas que valorizam o potencial de cada vegetal, seja ele assado na brasa, com molhos potentes ou outros acompanhamentos. “O segredo das nossas receitas, acho que está no fato de que nós, de dentro da casa, não somos exclusivamente vegetarianos. Acredito que todos nós, tanto sócios quanto pessoas que trabalham na cozinha, tenhamos uma percepção de construção de sabor que abrange outros sentidos. Quando colocamos o vegetal como protagonista, conseguimos um resultado muito interessante porque partimos do ponto de que gostamos de fazer comida boa e bem-feita, e não ter carne é apenas um detalhe”, explica a chef.
Rua Mourato Coelho, 1447 Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 2597-6048
Melhor bar mixologia: Bar Du Quartier
O Bar du Quartier é o terceiro ambiente do complexo Le Quartier, que já abriga o Chez Claude e o Bistrot du Quartier. Aberto desde agosto de 2022, sua carta de drinks e menu são independentes dos restaurantes e o ambiente charmoso traz um ar da França para quem está aguardando uma mesa nos restaurantes ou simplesmente quer aproveitar a atmosfera do bar, que é incrível. “É uma grande honra sermos reconhecidos mais uma vez. O prêmio da GoWhere Gastronomia reforça a dedicação da nossa equipe e a qualidade da nossa operação. É uma validação de que estamos no caminho certo, sempre buscando excelência no atendimento e na experiência que oferecemos aos nossos clientes”, diz Claude Troisgros. “O sucesso na gastronomia em São Paulo depende de um equilíbrio entre inovação, qualidade e gestão eficiente. No dia a dia, não abrimos mão de um atendimento acolhedor e um cardápio bem executado”, enfatiza Claude. A carta de drinks traz clássicos como Fitzgerald e Dry Martini, e autorais como Mirabelle: gin, xarope de acerola, mix de limões e água tônica; Olive Negroni: Campari, Whisky Single Malt, Jerez e Shurb de azeitona siciliana, e outros. “O maior benefício é ver a satisfação dos clientes. Quando ele se torna fiel, recomenda e retorna, sabemos que todo o trabalho valeu a pena. Além disso, a oportunidade de construir um ambiente que seja parte da vida das pessoas é gratificante.”
Melhor doceria: Levena by Diego Lozano
A Levena By Diego Lozano é uma verdadeira joia na gastronomia de São Paulo, com sobremesas que encantam e opções para todos os gostos e horas do dia. Idealizada por um empreendedor visionário, a Levena é a síntese de uma experiência culinária completa, em que cada refeição é uma celebração do paladar. Com um conceito inovador de confeitaria e brunch, a casa opera durante todo o dia, oferecendo aos seus clientes a liberdade de saborear desde um café da manhã até um jantar requintado, sem esquecer das sobremesas que se tornaram o verdadeiro diferencial da marca. Entre as criações mais aclamadas, está a sobremesa “Isso Não É Uma Banana”, que leva crocante de coco, biscuit de amêndoas, geleia de maracujá e banana, e mousse de coco. Mas o que chama a atenção é a apresentação do doce, que é feito para imitar uma banana. Além do prato que é a assinatura do chef, há a sobremesa Belém, um tributo à brasilidade, unindo ingredientes como coco, cupuaçu e castanha do Pará. “Acho que o diferencial da Levena em relação às outras docerias é justamente como sabemos valorizar os produtos brasileiros, com releituras de grandes clássicos brasileiros, que estamos acostumados a comer de uma maneira, com a cara do que é tendência fora do país”, diz o proprietário e chef Diego Lozano. “Receber esse reconhecimento é a realização de um sonho, além de nos dar a certeza de que estamos no caminho certo”, comenta Lozano.
Rua Artur de Azevedo, 495 Cerqueira César
Tel: (11) 91798-9883
Melhor restaurante próximo a São Paulo: Origem
Com a proposta de oferecer pratos onde cada ingrediente vem de um cultivo sustentável e livre de agrotóxicos, o Origem75 abriu suas portas em 2020. O proprietário, Rodrigo Rivellino e seus sócios, Ricardo Capucci e Norberto Elias, apostaram na crescente demanda por alimentação saudável e no turismo gastronômico, em Vinhedo. O restaurante se destaca pelo seu buffet 100% orgânico, que é um verdadeiro show de cores e sabores, disponível nos almoços de segunda a sexta-feira. Com uma variedade incrível de pratos, o buffet oferece uma experiência de gastronomia saudável e consciente. Mas o Origem não é apenas sobre comida boa; lá, a experiência dos clientes também é prioridade. O ambiente é acolhedor e convida a uma conexão com a natureza. “O grande diferencial é o carinho que temos pela natureza e pela saúde. Temos uma horta na qual nossos chefs colhem vegetais fresquinhos e jabuticabeiras que permitem que os clientes peguem as frutas diretamente do pé. Tudo isso traz momentos de tranquilidade e alegria para quem nos visita”, conta Rodrigo.
Av. Aparecida Tellau Serafim, 1800 Lot. Banespa, Vinhedo
Tel.: (19) 99880-7138
Chef do Ano: Luiz Felipe Souza do Evvai
Pela primeira vez recebendo o prêmio como Chef do Ano pela audiência de GoWhere, Luiz Filipe Souza, do Evvai, tem mostrado um trabalho consistente. “Esse ano foi incrível para nós, e me sinto muito honrado com essa nomeação”, diz o chef. “Estes prêmios reforçam e endossam nosso compromisso com a excelência, nos revigoram e empolgam a continuar desenvolvendo nossos menus.” Moderno, criativo e com raízes italianas: esses mesmos atributos que descrevem o Evvai aplicam-se ao seu chef, Luiz Filipe Souza. Em seu restaurante autoral de alta gastronomia, o jovem e premiado talento explora suas origens, a troca cultural nascida da imigração da Itália para o Brasil, praticando o que ele costuma chamar de cozinha Oriundi: uma culinária que combina produtos regionais brasileiros com receitas italianas, traçando paralelos e conexões entre tradição e contemporaneidade, entre o Brasil e a Itália. “O Evvai é um lugar de gastronomia criativa e lúdica, que trabalha ambiguamente o Brasil e a Itália por meio de suas culturas, produtos, receitas e tradições , seus pontos de inflexão e como se relacionam. É um restaurante único, que retrata uma importante faceta cultural gastronômica da cidade de São Paulo”, exemplifica Filipe. Na edição de 2024 do Guia MICHELIN, o Evvai conquistou a sua segunda estrela. Em 2024, o chef assumiu mais duas operações, inaugurou seu novo restaurante, Trattorita EVVAI, com uma proposta mais casual, e resgata as suas celebradas pizzas. Além disso, em março deste ano, passa a assinar a proposta do restaurante Y, localizado no Belmond Cataratas, em Foz do Iguaçu. O chef Luiz Filipe Souza fala ainda sobre o processo de criação do famoso e sempre intrigante menu degustação do Evvai, sucesso entre os clientes e a crítica. “É um longo e constante processo de aperfeiçoamento. Cada menu é uma evolução do anterior, e vai se dotando de novas histórias, produtos, abordagens. Tudo entra no esboço criativo: música, arte, viagens, restaurantes, produtos, cultura…”, diz ele. “A bomba de vieira é a única que, desde 2017, nunca saiu e acredito que nunca sairá do menu.”
Restaurateur do ano: Marcelo Magalhães
O mundo dos negócios e o corre-corre do dia a dia não tiram do restaurateur Marcelo Magalhães o prazer de servir bem e o encontro com a família em torno da mesa. Marcelo é de uma família de mineiros, descendente de italianos. Mesmo em meio ao trabalho intenso, aberturas de novas casas e operações crescendo, não deixa de valorizar o melhor da vida. “A mesa é um lugar que a família sempre se encontrou e se encontra até hoje. Isso me faz perceber a importância da cozinha na nossa vida. Nossas tradições prezam por uma culinária maravilhosa com mistura de sabores intensos, com produtos do campo, da fazenda, da roça, que me fizeram conhecer e colher ingredientes desde cedo e entender a qualidade do que é genuíno e duradouro”, enfatiza Marcelo Magalhães. Hoje, o empresário, fundador no Nino Cucina, está envolvido em operações como o Casarìa, complexo gastronômico Le Quartier, com o sócio e amigo Claude Troisgros, Restaurante Refúgio Jardins, Barolo Jardins, Vinarium Antica Trattoria, A Casa de Antonia, além do Palacete Tira-Chapéu, em Salvador, um espaço histórico na Rua Chile. “As viagens me fizeram entender e aprender ainda mais sobre produtos e sabores. Nós aprendemos muito com as pessoas e São Paulo também ensina muito, aliás, o mundo ensina. Servir bem é o principal ingrediente do que está sendo minha caminhada nessa São Paulo querida. Amo o trabalho e o arrojo de São Paulo, certamente uma das cidades mais gastronômicas do mundo, que tem uma qualidade ótima de serviço, apesar de todas as dificuldades que o País passa. E é bom salientar que os setores do turismo, da gastronomia e área de eventos ampara todos os outros segmentos e nós, da iniciativa privada, temos feito essa diferença”, explica Marcelo. Marcelo também capitaneia o projeto do Palacete Tira-Chapéu, em Salvador, e ancora 10 operações de gastronomia com diversas culinárias e parceiros de prestígio. “Outra paixão que adquiri foi o vinho, que é a segunda pessoa à mesa. Importante citar a vinícola UVVA, da Chapada Diamantina, oficial do Palacete Tira-Chapéu, e que nos faz ter orgulho. Um vinho brasileiro, baiano, de Tirar o Chapéu, assim como é a Chocolat du Jour, cuja fazenda de cacau na Bahia tem um projeto nobre de sustentabilidade, além do Café 3 Corações. E posso citar ainda outros produtos brasileiros que nos orgulham como os premiados queijos, os brancos e prosecos de Santa Catarina e outros”, conclui Marcelo Magalhães. “Sou grato por lembrarem desse trabalho e agradeço a toda nossa equipe, ímpar e maravilhosa.”
_______
Por Aroldo Oliveira, Cibele Carbone e Beatriz Freitas
FOTO: Toro Sushi/ Daniel Cancini
FOTOS: Daniel Cancini (Vicolo Nostro, Toro Sushi, Mugui, Beco Hexagonal, Varanda, Hocca Bar, Dona Deôla, illy caffè, Bar Du Quartier), Mauro Holanda (Fino da Bossa Canção de Autor, Djapa, Capim Santo, Badauê, Pateo Sabor Paulista, Moela, Levena by Diego Lozano), Divulgação Les Prèsidents/ Thamilou Photography, Divulgação Make Hommus. Not War/ Ricardo D’Angelo, Divulgação A Quinta do Marquês, Divulgação Tradi, Divulgação Tartuferia San Paolo/Israel Liz, Divulgação Locale Trattoria/ Mário Rodrigues, Divulgação Le Napoleon/ Neuton Araújo, Divulgação Pobre Juan, Divulgação Lassù Rooftop Club/Renan Magalhães, Divulgação La Braciera/ Neuton Araújo, Divulgação JW Marriott Hotel São Paulo/Tadeu Brunelli, Divulgação Ama.zo Comida Peruana/ Luiz Morales Tineo, Divulgação Jacarandá/ Roberto Seba, Divulgação Frida & Mina/ Lais Acsa, Divulgação Bisutti/ Helson Gomes, Divulgação Feito à Mão, Divulgação Le Jazz/ Lais Acsa, Divulgação Quincho/Julia Mataruna, Divulgação Origem/ Leo Kleemann, Divulgação Evvai/ Tadeu Brunelli e Marcelo Magalhães/ Arquivo Pessoal