Conheça os ganhadores do Prêmio Melhores da Gastronomia de São Paulo em 2022
Todos os anos, a Go Where Gastronomia, em parceria com a rádio Jovem Pan, realiza a premiação dos Melhores da Gastronomia de São Paulo, através de voto popular. Neste ano, foram premiadas 24 categorias que representam bem a cena gastronômica paulistana. Confira a seguir, a lista dos ganhadores e já prepare o seu roteiro para conhecer cada um deles!
Melhor Restaurante Italiano: Vicolo Nostro
Uma viagem sensorial instantânea à Toscana. É assim que os clientes do Vicolo Nostro se sentem ao entrar no restaurante, eleito o Melhor Italiano de São Paulo. Instalado em um casarão no Brooklin, a decoração do Vicolo Nostro encanta à primeira vista, com seu charmoso caminho de paralelepípedos e o jardim de hortênsias. O giro pelo “país da bota” continua ao nos depararmos com as excelentes opções do menu assinadas pelo chef Cristiano Panizza, que se inspira na culinária do norte da Itália para criar suas receitas, dando, sempre, um toque pessoal usando produtos brasileiros. Entre os destaques da casa, está o Petto d’Anatra AI Balsamico con Risotto di Gorgonzola (peito de pato grelhado, malpassado, com molho de aceito balsâmico, risoto de gorgonzola e amêndoas laminadas). Para coroar a experiência na casa, o atendimento da equipe também é impecável. “A experiência do cliente é fundamental para nós. Do início ao fim. Gastronomia, serviço e ambiente! O nosso desafio é sempre manter o padrão. Acreditamos que isso faz toda a diferença”, finaliza o chef.
Rua Jataituba, 29 – Brooklin – São Paulo
Tel.: (11) 5561- 5287
Melhor Restaurante Japonês: Toro Sushi
Com duas unidades na capital paulista – nos Jardins e em Moema –, o Toro Sushi é daqueles restaurantes onde a qualidade brilha em todas as áreas, do ambiente aconchegante e atendimento amigável até o menu que exalta os sabores da culinária contemporânea japonesa. Do balcão, comandado pelo sushiman Raí, saem sushis e sashimis preparados com cortes perfeitos de peixes como robalo, atum, salmão, carapau e buri. “No Toro temos a grande preocupação com o frescor de nossos pescados, recebidos diariamente. O que nos motiva no dia a dia é o sorriso de cada cliente que nos visita, confirmando que toda a atenção ao serviço e a excelência das matérias-primas são essenciais”, comenta o empresário Fernando Alvarez, que celebra o título de Melhor Restaurante Japonês de São Paulo. “Esse prêmio é a coroação de todos os esforços e toda a dedicação que nossa equipe procura desempenhar, consolidando a missão de sempre nos aprimorarmos na dedicação aos nossos clientes.” E, justamente por se preocuparem com a clientela acima de tudo, o Toro Sushi estará com muitas novidades em 2023 na unidade dos Jardins, que vai ganhar visual repaginado, além de novo menu e opções de drinks.
Alameda dos Anapurus, 1430 – Moema – São Paulo
Tel.: (11) 2386-6966
Rua da Consolação, 2947 – Jardins – São Paulo
Tel.: (11) 4508-3195
Melhor Restaurante Francês: Chez Claude
Ao lado do filho Thomas, o chef Claude Troisgros volta à capital paulista com Chez Claude, de cozinha autoral casual, primeiro restaurante do complexo Le Quartier. Com uma proposta que aponta um caminho descomplicado e confortável, traz uma tendência global, em que o formalismo é deixado de lado. A cozinha é aberta para o salão, sem nenhuma divisória, e os clientes que estão nas mesas ao redor podem acompanhar a dança dos cozinheiros. O menu foi elaborado com alguns pratos exclusivos no cardápio paulistano, como as Vieiras com doce de leite, palmito pupunha e limão; além do Steak tartare & Cornflake e pão de fermentação natural, entre outras entradas requintadas. Para os principais, obrigatório provar a Costela braseada por 5 horas, Aligot e Picles de Jiló confitado. Aqui, o chef Claude Troisgros fala sobre o sentimento de receber o prêmio de melhor restaurante francês. “A sensação de ganhar prêmios é sempre maravilhosa. Já recebi muitos no mundo todo, porém receber mais um prêmio de uma revista incrível como a Go Where Gastronomia é sempre uma emoção grande. É bom saber que depois de tantos anos de trabalho sigo no mercado, entre os melhores, recebendo prêmios e reconhecimento pelo trabalho que fazemos, eu e minha equipe. É muito bom. Um orgulho continuar valorizando o meu trabalho.”
Rua Professor Tamandaré Toledo, 25 – Itaim Bibi – São Paulo
Melhor Cantina Italiana: Famiglia Mancini
Todo domingo a mesma cena se repete há mais de 40 anos na charmosa rua Avanhandava, no centro de São Paulo. Uma legião de paulistanos e de turistas encara cerca de duas horas de fila para saborear pratos italianos, servidos em porções generosas, da Famiglia Mancini – eleita pelo público como a melhor cantina de São Paulo. Sem dúvida, a campeã de pedidos é a lasanha à bolonhesa, que é feita de camadas entremeadas de massa, presunto, mussarela e molho à bolonhesa. Outra pedida é um clássico paulistano à moda italiana: o filé à parmegiana, que chega à mesa com arroz e batatas fritas. À frente da cantina e de outros restaurantes na mesma rua está Walter Mancini. Mesmo aos 80 anos, ele não sente o peso da idade: segue na ativa, trabalhando 12 horas por dia, com o mesmo entusiasmo de sempre. “Alguns clientes costumam me dizer que essa cantina não é mais minha, mas, sim, da cidade de São Paulo. Não tem nada que pague um elogio desses”, diz Mancini.
Rua Avanhandava, 81– Bela Vista – São Paulo
Tel.: (11) 3125-6599
Melhor Carta de Vinhos: Varanda
Comandada pelo restaurateur Sylvio Lazzarini, a steakhouse Varanda é sumidade quando o assunto são carnes especiais, preparadas com precisão, valorizando a textura e o sabor de cada corte. Inclusive, eles já ganharam – mais de uma vez – o prêmio de Melhor Restaurante com Carnes à la Carte pela Go Where Gastronomia. Mas onde se come muito bem, geralmente também se bebe muito bem. E no Varanda essa máxima é verdadeira! A carta de vinhos da steakhouse é um espetáculo, com mais de 3 mil garrafas. “O que consideramos um diferencial importante na nossa carta de vinhos é o controle de qualidade e a origem. São mais de 18 países e algo ao redor de 60 regiões produtoras, totalizando 340 diferentes rótulos”, comenta Sylvio Lazzarini.
Rua General Mena Barreto, 793 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel.: (11) 3887-8870
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – JK Iguatemi – 321B – Itaim Bibi – São Paulo
Tel.: (11) 3152-6777
Rua Prudente Correia, 432 – Jardim Europa – São Paulo
Tel.: (11) 3039-6500
Melhor Restaurante com Vista: Skye
Instalado no rooftop do Hotel Unique há duas décadas, o Skye não tem esse nome à toa. Afinal a vista para o Parque do Ibirapuera é uma das mais deslumbrantes da cidade e, com isso, conquista o prêmio de melhor skyline da cidade. Misto de bar e restaurante, o local oferece desde café da manhã até jantar. O menu elaborado pelo chef francês Emmanuel Bassoleil reúne sugestões inspiradas nas culinárias do mundo inteiro, mas com um toque de sofisticação. Um dos clássicos de Bassoleil é o robalo no vapor com creme de champagne, purê de inhame e caviar mujol. O Skye lançou, recentemente, uma seleção de drinques engarrafados, entre os quais se destaca o K6 (gin Tanqueray, licor de cassis, vermutes circollo e bianco). “Ganhar um prêmio depois de 20 anos tem um sabor muito especial para nós. Quer dizer que estamos no caminho certo e que conseguimos nos manter vivos, atuais, mas sem perder a nossa essência”, comenta Bassoleil.
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel.: (11) 3055-4702
Melhor Restaurante de Carnes à la Carte: Fazenda Churrascada
A Churrascada, evento gastronômico dedicado ao churrasco, fez tanto sucesso que ganhou um restaurante para chamar de seu há dois anos, em plena pandemia. Na verdade, o local, que conquista o prêmio de melhor carne à la carte de São Paulo, vai além de um mero restaurante. Trata-se de um complexo gastronômico, com oito mil m2, que reúne diversos ambientes, como bar e açougue boutique, e promove diversas experiências em torno do churrasco. O menu inclui uma seleção de cortes premium, como ancho, denver steak e brisket, que podem ser grelhados na parrilla, no pit de defumação, no varal ou no fogo de chão – montado aos finais de semana. “Foi um trabalho de cinco anos que, no início, nem imaginávamos ter um reconhecimento como esse”, diz Pierre Grego, um dos sócios da casa, que recebe cerca de 25 mil pessoas por mês. A garotada também se diverte no restaurante, que oferece diversas atividades para o público infantil. Antes de ir embora, vale dar uma passadinha na unidade pocket da sorveteria Davvero, que fica dentro do complexo, para pegar a sobremesa.
Av. Morumbi, 5594 – Morumbi- São Paulo
Tel.: (11) 2649-4394
Melhor Restaurante de Peixes e Frutos do Mar: Coco Bambu
Porções generosas, com camarões grandes, que enchem os olhos dos comensais. Essa é a melhor definição do Coco Bambu, rede de restaurantes que nasceu em Fortaleza, mas que conquistou os paulistanos pelo estômago. Mas o vasto menu da casa não é composto apenas pelas diversas receitas que levam camarão: há um mar de opções com lulas, mexilhões, polvo e pescados. “Nosso objetivo é encantar nossos clientes e colaboradores diariamente, entregando uma experiência gastronômica única e diferenciada. Além disso, temos ingredientes da melhor qualidade com preço justo, tudo isso em um ambiente moderno e aconchegante. Esses são alguns dos componentes de nosso sucesso”, comenta Afrânio Barreira, sócio proprietário da rede. Entre os pratos que mais se destacam, está a Rede de Pescador com Polvo (polvo, camarão, mexilhões, peixe e lula grelhados com molho provençal, acompanhado de arroz de açafrão com parmesão) e, claro, o icônico Camarão Internacional (camarões servidos sobre cremoso arroz com ervilhas e presunto, envolvido com molho branco, gratinado com queijo mussarela e acompanhado de batata palha).
Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 737 – Vila Nova Conceição – São Paulo
Tel.: (11) 3051-5255
Melhor Restaurante Brasileiro: A Baianeira
Nascida em Almenara (MG), que fica na divisa de Minas Gerais e Bahia, a chef Manuelle Ferraz traz as influências de sua terra natal para a cozinha do restaurante brasileiro, com dois endereços em São Paulo – um na Barra Funda e outro no MASP. O cardápio, que é uma celebração à cozinha de norte a sul do País, rendeu ao restaurante o prêmio de melhor brasileiro do ano. Entre as sugestões, destaque para o picadinho de carne de panela, servido com ovo caipira, banana-da-terra, arroz e feijão, além da costelinha com molho de melado de cana, pirão de feijão e couve – esse prato é exclusividade do cardápio do Masp. “São oito anos de uma história artesanada diariamente”, define Manuelle.
Rua Dona Elisa, 117 – Barra Funda – São Paulo
Tel.: (11) 2538-0844
Melhor Rodízio Japonês: Sushi Isao
O imigrante japonês Isao Gushi é o responsável por comandar um dos rodízios japoneses mais procurados de São Paulo, que atrai públicos dos quatro cantos da cidade, que vão em busca de clássicos típico dessa cozinha. O rodízio do Sushi Isao, instalado no coração do bairro da Liberdade, é no esquema buffet, onde o cliente mesmo se serve das iguarias da casa, como uramakis, niguiris, ossomakis, temakis, sashimis e ostras – a grande estrela da casa, junto dos camarões empanados. “Nosso diferencial vem de três itens muito importantes na culinária japonesa: o shoyu e o vinagre para arroz, que é de fabricação própria. Além, é claro, do cuidado que temos com os temperos e os nossos peixes, sempre muito frescos e muito bem selecionados”, conta o chef Isao.
Rua da Glória, 111 – Liberdade – São Paulo
Tel.: (11) 3106-7287
Melhor Restaurante Asiático: Dasian
O restaurante Dasian, localizado no edifício B32, na esquina da Avenida Faria Lima com a Rua Leopoldo Couto de Magalhães, traz para o Brasil a moderna cozinha asiática, tudo numa atmosfera que valeria um carimbo em qualquer passaporte. Comandado pelo chef Flavio Miyamura, o restaurante tem como proposta servir pratos para compartilhar, com toda a modernidade da nova gastronomia Asiática. “Nossos pratos são uma forma diferente e especial de comer. Sempre em porções para compartilhar, fazendo uso de técnicas de vanguarda, apresentação e sabor, para proporcionar ao cliente uma experiência sensorial de aromas nunca sentidos, cores nunca vistas e sabores nunca visitados”, diz Flavio. A casa, criada pelo restaurateur Jair Coser e Angelo Coser (sócios do renomado Corrientes 348), conta com um menu cheio de fascínio e mistério, cheio de sabores e experiências. Um dos exemplos é o Pato Pequim, uma receita muito antiga, servida nas cortes imperiais da China, feita com patos criados especialmente para esta preparação, com molho especial, finas lascas de pepino e alho porró, Bao e Crepes muito finos. A carne vem cuidadosamente fatiada para que cada cliente monte a sua própria refeição. Pela primeira vez a casa recebe o Prêmio de Melhor Cozinha Asiática pela Go Where Gastronomia. “Trata-se de um reconhecimento por fazermos uma relevante culinária oriental no Brasil, demonstrando nosso respeito e, principalmente, mantendo as raízes – sem perder a oportunidade de proporcionar um ambiente moderno, agradável e uma culinária intrigante ao paladar brasileiro”, revelam os sócios idealizadores do Dasian. Com paisagismo de João Jadao, o restaurante acolhe árvores e plantas na parte interna e externa, incorporadas com elementos rochosos. Com fachada toda em vidro, que proporciona uma farta iluminação natural, o DASIAN lembra uma agradável vitrine. Ao entrar, na parte superior, um imponente dragão de 15 metros do artist Marcelo Pasqua recebe o cliente e o acompanha por quase todo o salão de pé-direito com mais de sete metros. No segundo piso, há três salas privativas com cozinha independente, além de um espaço para eventos que comporta mais de 80 pessoas sentadas.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732 – Térreo – Itaim Bibi – São Paulo
Tel.: (11) 5182-4552
Melhor Pizzaria: Leggera
Comandada por Andre Guidon, a pizzaria aberta em 2013 em Perdizes, tem certificação da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), entidade italiana que atesta a autenticidade de pizzarias napolitanas pelo mundo todo. “A Leggera surgiu da vontade de trazer a experiência da pizza napolitana para os paulistanos. Costumo dizer que a nossa pizza é a passagem mais barata do mundo para Nápoles”, conta Guidon. Elaboradas com massa de fermentação natural, as redondas individuais são abertas à mão e assadas em forno a lenha a 450 °C. Além da clássica margherita verace, à base de molho de tomate, mussarela de búfala, parmesão, azeite e manjericão, outra pedida é a la divina commedia, com mussarela de búfala, manjericão, parmesão, provola defumada, linguiça curada picante, cebola roxa caramelizada, parmesão e azeite – essa premiada na Itália. Em 2020, a Leggera ganhou uma filial nos Jardins e, neste ano, se consagra com o prêmio de melhor pizzaria da cidade.
Rua Diana, 80 – Perdizes – São Paulo
Tel.: (11) 3862-2581
Chef Revelação: Dário Costa
Não é novidade para ninguém que os frutos do mar são as bases da cozinha do chef Dário Costa. Mas, por incrível que pareça, isso não tem nada a ver com a proximidade dele com o mar e a paixão pelo surf. Depois de percorrer países como Peru, México, Indonésia e Nova Zelândia, foi durante uma temporada na Itália, onde foi buscar formação profissional em gastronomia, a sua grande virada de chave. “Lá eles dão muito valor aos ingredientes e os pescados são excepcionais. Depois dessa temporada, eu me tornei um entusiasta da profissão”, lembra ele. De volta ao Brasil, Costa participou de realities shows que o projetaram, como o Masterchef Profissionais (Band), no qual ficou em terceiro lugar, e na segunda temporada do Mestre do Sabor (Rede Globo). Nesse meio tempo, ele inaugurou em Santos (SP), sua terra natal, o Madê, restaurante autoral em que os frutos do mar e a brasa são os grandes protagonistas. “O que mais me encanta na cozinha de fogo é que você não tem cem por cento de controle do processo de cocção. Quando a madeira está mais úmida, por exemplo, você precisa ter mais força na chama. Tem que ter ‘feeling’”, explica Dário, que faz questão de utilizar churrasqueira, forno a lenha e defumador nas cozinhas que comanda. O menu de encher os olhos do Madê reúne sugestões como o peixe do dia com escamas de banana ao molho de vinho branco com vôngoles e pupunha. Embora o Madê e o Paru, instalado no Mercado de Peixes de Santos e que funciona como um fast-food de frutos do mar, valham a viagem até a Baixada Santista, não é preciso ir até lá para provar as receitas elaboradas por Costa. Ele assina o menu do bar e restaurante instalado na unidade paulistana da Deus Ex Machina, marca australiana de roupas, pranchas, motos e bikes customizadas. Ele também elaborou o menu do restaurante Churrascada do Mar (dos mesmos donos da Fazenda Churrascada), onde apresenta sugestões como o ceviche da casa, que tem como base peixe branco, leite de tigre defumado, batata-doce, chips de banana-da-terra e milho peruano, além do espetinho de lula com uva verde. Como se não bastasse, Costa acabou de inaugurar, em Fernando de Noronha (PE), o Benedita, batizado com o nome de sua avó e repleto de pratos afetivos. Qual é o segredo para dar conta de tudo? “A minha presença nos restaurantes é mais balizadora. Os líderes dos restaurantes começaram comigo no Madê e compartilham desse entusiasmo que tenho pela cozinha”, conta ele, que recebe o prêmio de chef revelação deste ano.
Madê
Rua Minas Gerais, 93 – Boqueirão – Santos
Tel.: (13) 3288-2434
Deus Ex Machina
Av. Rebouças, 3658 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 91206-8408
Churrascada do Mar
Av. Rebouças, 3415 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 94389-1435
Melhor Doceria: Casarìa
Não à toa o Casarìa aparece nesta lista dos ganhadores de 2022 do Prêmio da Go Where Gastronomia. Tudo lá é muito bom. O projeto Casarìa surgiu com a intenção de ser uma extensão de casa. Um lugar para frequentar em qualquer momento do dia – do brunch ao happy hour, da pausa para um café a uma taça de vinho. Tal conceito é logo percebido pelo nome, uma vez que Casarìa significa um conjunto de casas unidas por meio de um terraço central, que pode ser visto de todos os ambientes que o espaço abriga: restaurante, padaria, confeitaria, sala para eventos privados e uma cozinha dedicada a cursos e aulas. A arquitetura e decoração foram criadas com o mesmo princípio e procura transmiti aconchego e conforto, usando madeira e tijolos como principais materiais da casa antiga no bairro dos Jardins, com a maioria dos objetos vinda de garimpos em antiquários. As receitas presentes no menu de todos os departamentos trazem memórias afetivas, focados no sabor e na qualidade dos ingredientes selecionados. Como a casa recebeu o prêmio pelo item doceria, vale lembrar que a casa tem um cardápio forrado de boas tortas e sobremesas. Destaque para a trilogia de doces, o croissant e a mimosa de tangerina. Apesar de o conceito ser firmado no propósito do espaço ser um convite para se sentir em casa, a lógica reversa também acontece e é possível levar algumas das delícias Casarìa para viagem, entre biscoitos e receitas especiais feitas lá, como: geleia de banana e maracujá, chocolates, negroni da casa, entre outros.
Alameda Franca, 1243 – Cerqueira César – São Paulo
Melhor Cafeteria: illy Caffè São Paulo
Brasileiros e italianos compartilham várias paixões e, sem dúvida alguma, uma delas é o prazer de degustar um bom café, tirado à perfeição. E é exatamente isso que podemos encontrar na illy Caffè São Paulo: um excelente espresso. “Somos uma cafeteria oficial illy, líder mundial, indiscutível, da qualidade do café”, comenta Frederico Canepa, diretor da illycaffè no Brasil. Além disso, ele ressalta que as outras bebidas à base de café também devem ser perfeitas, assim como a qualidade de todos os itens disponíveis no espaço, que é um híbrido de loja, cafeteria e restaurante. “Tudo tem de ser excepcional!” E, acreditem, é mesmo! Inclusive o ambiente, que traduz o conceito da marca na sua decoração. “A illy acredita que a beleza melhora e completa a experiência de consumo de um excelente produto: além de oferecer um ambiente bonito e acolhedor, ligado à arte e à sustentabilidade, o objetivo da ambientação foi também sintetizar no espaço toda a história e os valores da illy, ligados à beleza, à ética, à inovação e à qualidade”, finaliza.
Rua Haddock Lobo, 1497 – Jardins – São Paulo
Tel.: (11) 3063-4004
Melhor Restaurante com Buffet: Ráscal
Com 10 unidades na capital paulista – e uma no Rio – a rede de restaurantes inaugurada em 1994 é conhecida pelo buffet farto e variado, que conquista o prêmio de melhor de São Paulo. O menu elaborado pela chef-executiva da rede, a italiana Nadia Pizzo, é repleto de receitas mediterrâneas – alguns preparos no melhor estilo comfort food. O buffet reúne uma grande variedade de antepastos, frios, saladas, além de massas e carnes. E, entre as sugestões, destaque para o atum em crosta de gergelim, o ravióli batizado com o nome da casa, à base de massa de espinafre recheada com queijo e o polpettone de carne. A rede serve ainda uma seleção de pizzas e pães artesanais. Quando o assunto é o menu de sobremesas, a pedida clássica é a torta de maçã da casa, que pode chegar à mesa com creme inglês ou com sorvete. “É uma alegria fazer parte da vida e da história de diferentes gerações, que sabem que aqui vão encontrar ingredientes frescos, comida saudável e artesanal. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do público por meio de prêmios como este”, comenta a sócia e diretora de marketing do grupo, Luisa Ralston.
Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 831 – Itaim Bibi – São Paulo
Tel.: (11) 3078-3351
Melhor Restaurante Português: Rancho Português
O enorme casarão branco com janelas azuis localizado em plena Avenida dos Bandeirantes, uma das mais movimentadas da capital paulista, chama a atenção de quem passa por ali. E quem entra, não se arrepende! Sucesso entre moradores e turistas da cidade, o Rancho Português foi, merecidamente, eleito o Melhor Restaurante Português de São Paulo. O vasto menu é repleto de boas opções da cozinha portuguesa (e que vão muito além do tradicional bacalhau). “O nosso cardápio tem opções de todas as regiões de Portugal, é bem diversificado”, comenta Valdeci Castro, gerente geral. Um dos destaques é o Leitão à Bairrada, que tem a pele tostada e dourada, e acompanha Salada da Bairrada, batatas portuguesas e laranja em rodelas. Na parte do bacalhau, há mais de dez receitas, entre elas o Bacalhau Tras-os-Montes (posta de bacalhau grelhada, cebola, batata, vinho branco, salsinha, amêndoas, hortelã, pimentões e azeitonas). A sobremesa é um show à parte e é, praticamente, impossível resistir aos doces apresentados em uma enorme bandeja pelos garçons.
Avenida Dos Bandeirantes, 1051 – Vila Olímpia – São Paulo
Tel.: (11) 2639-2077
Melhor Padaria Artesanal: Feito à Mão
Os pães artesanais de fermentação natural, feitos com paixão pelo casal Renato Costa e sua esposa, Cibele, já ficaram famosos. Não apenas pelo prêmio aqui conquistado, mas pela qualidade, talento e linda apresentação com que aparecem nas vitrines da Padaria Feito à Mão. Trata-se de uma história de superação, amor pelo que fazem e sucesso, consequência de tamanha dedicação que eles sempre tiveram pelo negócio. “Fazemos panificação com muito amor, e isso reflete na escolha dos nossos clientes, quando eles levam um pão da FEITO À MÃO para casa ou quando consomem algum produto em uma de nossas padarias, eles sentem que tem carinho. A forma como atendemos nossos clientes, o sorriso no rosto dos atendentes, tudo isso é muito mais importante do que os ingredientes”, enfatiza Renato e Cibele. “Nós oferecemos conforto em forma de pão, e isso não tem preço. Em troca, recebemos o reconhecimento!” No início, eles começaram fazendo pães artesanais, sempre bonitos, deliciosos e o melhor, de fermentação natural, apenas para a família. Depois passaram a fazer cafés da manhã para amigos, e os pães sempre foram unanimidade. Depois de um período de dificuldades, a paixão virou um negócio próspero, porém, o início não foi fácil. Cibele fazia os pães, na cidade onde moram, em Juquehy, litoral norte de São Paulo, e Renato saía para vender de bike. “Passei da bike para um lugar fixo, com ombrelone. Depois um mini trailer até realizarmos um sonho, o qual jamais imaginávamos, de abrir a padaria Feito à Mão.” Hoje, a padaria conta com quatro unidades. A primeira a ser aberta foi na cidade deles, em Juquehy, em 2017, e foi um grande sucesso em pouco tempo, formando fila na porta. Depois, na Praia da Baleia, também litoral norte de São Paulo. Em seguida, o casal subiu a serra e junto a um investidor abriu em Moema. E a última está instalada em Santos. “De fato, representa um filme que passa na nossa cabeça: quando começamos a sair de porta em porta vendendo 10 pães de bicicleta para chegarmos ao reconhecimento de melhor padaria de São Paulo”, concluem os empreendedores da Feito à Mão Renato e Cibele.
www.feitoamaopadariaartesanal.com.br
Melhor Rodízio de Carnes: Barbacoa
Com unidades espalhadas pelo Brasil, além de filiais no Japão e na Itália, a rede de churrascarias conquista o prêmio de melhor rodízio de São Paulo. Diariamente, garçons desfilam pelo salão do restaurante, que tem mais de três décadas de história, servindo cortes como picanha, fraldinha, bife Ancho e costela – a seleção inclui mais de 20 opções. O rodízio inclui ainda outras carnes como paleta de cordeiro, costeletas de javali e panceta suína à pururuca. Como acompanhamento, vale apostar no farto buffet de saladas e de acompanhamentos. E, antes de tudo, não deixe de lado o couvert da casa, que inclui sugestões como pão de queijo, pasteis, pães e diversos molhos.
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 65 – Itaim Bibi – São Paulo
Tel.: (11) 3168-5522
Melhor Restaurante Vegetariano/Comida Saudável: Frutaria São Paulo
Foi-se o tempo em que gastronomia saudável era sinônimo de comida insossa e sem graça. O irresistível cardápio da rede Frutaria São Paulo, com oito unidades na capital paulista, está aí para provar isso. Elaborado pela chef Luciane Recco, que participou da edição deste ano do Masterchef Profissionais (Band), o menu à base de orgânicos e ingredientes naturais inclui sugestões que vão desde a salada penne (massa integral ao molho pesto, frango orgânico, tomate cereja, mussarela de búfala e semente de girassol), até o medalhão de filé mignon com risoto de shimeji ao azeite de trufas brancas. Na ala dos sanduíches, destaque para o wrap vegetariano, com hommus, quinoa, compota de tomate orgânico, espinafre, mussarela de búfala e molho pesto, que pode ter como base tanto uma tortilha de espinafre integral quanto uma folha de couve. Vale lembrar que com pequenas substituições vegetarianos e veganos podem consumir boa parte dos pratos. “Oferecemos um menu diversificado, para que o cliente possa fazer a melhor escolha de acordo com o seu estilo de vida e suas necessidades”, explica a chef. Outro sucesso da casa é o açaí, uma receita exclusiva que pode chegar à mesa com complementos como granola, banana, abacaxi e flocos de coco.
Av. Hélio Pellegrino, 100 – Jd. Nova Conceição – São Paulo
Tel.: (11) 3842-9934
Melhor Hamburgueria: Z Deli Sandwiches
Tudo começou em 2011, quando o chef Julio Raw abriu uma lanchonete no imóvel vizinho ao restaurante judaico de sua avó. Pouco mais de uma década depois, o Z Deli Sandwiches conquista o prêmio de melhor hambúrguer da cidade. “O sentimento é de gratidão. Não é um ramo fácil de se atuar quando se leva a sério e reconhecimentos como esse prêmio nos deixa com um orgulho imenso”, diz Julio Raw. O segredo do sucesso está no fato de que, praticamente tudo é feito na casa, desde o pão até a mostarda. Já os discos de 170 g de carne fresca (nunca congelada!), moldados à mão, são protagonistas de sanduíches como o jalapeño, que leva a pimenta, blue cheese, cebola tostada e sour cream, além do chopped steak, com cebola branca na chapa, picles e queijo americano – servido no pão de forma tostado. Como acompanhamento, vale pedir a pastrami fries (batatas fritas com casca cobertas com queijo fundido, sour cream, pastrami feito na casa e cebolinha). Já o cheesecake com calda de amoras é uma das sobremesas clássicas da casa.
Rua Haddock Lobo, 1386 – Jardins – São Paulo
Tel.: (11) 3083-0021
Melhor Boteco: Tatu Bola
Pertencente ao Grupo Alife Nino, que reúne endereços como o restaurante Nino Cucina e o bar Eu Tu Eles, a rede de bares Tatu Bola foi campeã de votos na categoria boteco. A marca registrada do bar é a brasilidade, que está presente na decoração repleta de objetos regionais e no cardápio. Na ala dos drinques, o carro-chefe é a caipirinha, servida no pote de vidro, que pode ter como base cachaça, vodka ou saquê. Entre as versões, destaque para a batizada com o nome da casa, que leva uva niágara e hortelã. Para petiscar as pedidas são a coxinha de frango com Catupiry, que é finalizada com farofa de bacon e parmesão, além da costela no bafo, salteada com vinagrete da casa, pimenta biquinho e cheiro-verde, que chega à mesa com mandioca frita. Para garantir a animação, todos os dias tem música ao vivo, e aos fins de semana o público tem a oportunidade de curtir uma roda de samba. “Toda nossa proposta é especialmente pensada para agradar ao público. Sermos eleitos por eles como o melhor boteco é o maior reconhecimento. A prova de que estamos no caminho certo”, comenta o VP de Relações Institucionais e Novos Negócios do Grupo Alife Nino, Flavio Sarahyba.
Rua Augusta, 3000 – Cerqueira César – São Paulo
Tel.: (11) 94722-3806
Melhor Restaurante Árabe: Arabia
Comandado pelo casal Leila e Sergio Kuczynski, um dos restaurantes árabes mais emblemáticos da cidade se consagra como o melhor de São Paulo na categoria. O menu elaborado por Leila reúne diversos clássicos da cozinha libanesa executados com maestria. A começar pelos mezzés, que reúne três opções de pastinhas: homus (à base de grão-de-bico), babaganuch (feito com berinjela) e coalhada seca. Outra sugestão é a salada fatuch (mix de folhas, tomate, rabanete, pepino, cebola, salsinha, hortelã, pão árabe crocante e sementes de romã) temperada com molho à base de melaço de romã e azeite extra virgem. Um dos carros-chefes, entre os pratos principais, é michui de cordeiro com tomate e cebola na brasa, servido com arroz com aletria ou batata à moda libanesa.
Rua Haddock Lobo, 1397, Jardins – São Paulo
Tel.: (11) 3061 3234
Melhor Frango/Galeto: O Brazeiro
Fundado em 1969 por Salvador Mangini e sua esposa, o restaurante O Brazeiro faz parte da história da gastronomia paulistana graças ao tempero especial usado nos galetos assados. E que continua o mesmo há mais de cinco décadas! “O Brazeiro carrega consigo o sonho de Salvador Mangini, que sempre buscou fazer o melhor frango assado de São Paulo. Hoje, somos a terceira geração da família cultivando a receita do tempero secreto e as técnicas de assar o galeto na churrasqueira desenvolvidas e aprimoradas por Salvador ao longo do tempo e seguidas por seus filhos e netos. Em todas as etapas do processo, somos rigorosíssimos no controle de qualidade dos ingredientes, usamos apenas produtos frescos, nada congelado entra em nosso preparo”, comenta Carlos Mangini, diretor de operações do Grupo Brazeiro, neto do fundador. Eleitos como o Melhor Frango/Galeto de São Paulo, O Brazeiro possui duas unidades – a da Vila Mariana, que deu início a essa trajetória, e a do Morumbi – e ambas oferecem, além dos famosos galetos, diversos acompanhamentos, como polenta, farofa e salada de cebola. “Este prêmio é muito importante para nós, é um reconhecimento pelo trabalho de nossa família e colaboradores ao longo de 53 anos. E a cada prêmio novo reforçamos a ideia de que seguimos no caminho certo”, finaliza Carlos.
Rua Luís Gois, 843 – Vila Mariana – São Paulo
Tel.: (11) 2275-7139
Rua Dr. Fonseca Brasil, 205 – Morumbi
São Paulo – Tel.: (11) 3368-7537
___________________________
POR Aroldo Oliveira, Cibele Carbone e Cíntia Oliveira
FOTOS: Daniel Cancini (Dário Costa, Fazenda Churrascada, Sushi Isao, Vicolo Nostro, Toro Sushi, Frutaria São Paulo, Leggera, Varanda, Chez Claude, Ráscal e illy Caffè São Paulo), Mauro Holanda (Casarìa, A Baianeira, Dasian, Rancho Português, Barbacoa, Coco Bambu, Famiglia Mancini e Skye), Divulgação Feito à Mão, Divulgação Tatu Bola/Tadeu Brunelli, Divulgação Arabia/Rodrigo Vieira, Divulgação Z Deli/Amanda Francelino e Divulgação O Brazeiro.