Conheça o Santo Mercado: o novo polo gastronômico de São Paulo
Após um intervalo de 5 anos fechado, o Mercado Municipal de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, reabriu suas portas em dezembro do ano passado com outro nome e visual. Agora, ele se chama Santo Mercado e marca o início da sua nova jornada após o trágico incêndio ocorrido em 2017. “Por ser considerado um marco cultural e histórico da região sul de São Paulo, o Mercado Municipal de Santo Amaro teve sua reabertura aguardada com muita ansiedade. Com essa importante retomada, nosso objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência única, na qual as pessoas possam fazer suas compras, utilizar-se de serviços e ter acesso à diversas opções de lazer. Além disso, o projeto biofílico do Santo Mercado valoriza o contato com a natureza, promovendo aos clientes bem-estar, com destaque para a iluminação e ventilação naturais, e o verde incorporado ao projeto com a preservação de árvores internas, bem como a partir da permeabilidade visual que permite ver de dentro do Mercado”, comenta Stella Pinheiro, superintendente do Santo Mercado.
Nesses seis primeiros meses de funcionamento, o Santo Mercado tem atraído não só o público da região, como também de outras áreas da capital paulista, já que o empreendimento está muito bem localizado: a cerca de 1 km do Terminal Santo Amaro de ônibus e a apenas duas quadras da estação Adolfo Pinheiro do metrô, linha 5 – Lilás.
O mais completo complexo gastronômico da região
O Santo Mercado está majestoso, com visual contemporâneo e aconchegante, mesmo contando com 11.500 m2 de área total, quase 4 vezes mais que a metragem anterior. Com 3 pisos, 120 lojas e 37 quiosques, ele reabriu suas portas com o propósito de ser o maior e mais completo complexo gastronômico da região. “Queremos proporcionar aos nossos clientes variadas opções gastronômicas, por isso nosso mix de operações é bastante diversificado com lojas e quiosques para refeições rápidas e práticas, bem como restaurantes gourmets com culinária brasileira e de outros países. Dessa forma, atendemos a todos os gostos e agregamos valor ao novo conceito do Santo Mercado, o novo polo gastronômico de São Paulo”, comenta Stella Pinheiro.
Além do enorme hortifruti, o Santo Mercado conta com peixarias, casas de carne, empórios, floricultura, loja de vinhos e bomboniere, além de inúmeros bares e restaurantes, como o Araguaia (primeira filial paulista da cervejaria artesanal de Belém), o Boteco Capadócia e o Lo Sal Peruano. E, em breve, será inaugurado um rooftop com mais de 500 m² de área, com vista para a Represa do Guarapiranga. “O rooftop será ocupado pelo El Tranvia, conhecido pelos cortes uruguaios, e sua abertura está prevista para outubro desse ano. O projeto atenderá mais de 200 lugares, com belíssima área externa”, explica a superintendente do empreendimento.
Muito mais clean e a arejado, o projeto arquitetônico do Santo Mercado é assinado pela AFGM Arquitetos Associados, com participação da KT Retail Art. A mescla de materiais orgânicos, como a madeira, com elementos industriais, como o aço preto, traz a sensação de acolhimento e conforto juntamente a um ar contemporâneo. A natureza também é uma marca forte do Santo Mercado, que conta uma grande área verde – foram preservadas as árvores da área – dentro do próprio empreendimento, promovendo uma sensação de bem-estar aos visitantes. Além de árvores internas, os cobogós (tradicionais tijolos vazados criados na década de 1920 e que compunham a arquitetura original) também foram mantidos. O conceito aberto, sem presença de muros, com calçadas e áreas para pedestres estendidas e boulevards externos, seguem as tendências mais atuais da arquitetura e do urbanismo, que valorizam o conceito de integração entre o público e o privado e a chamada cidades para pessoas – convidativas e que favorecem atividades sociais e de lazer de maneira combinada.
Santo Mercado
Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 – Santo Amaro
Horário: de segunda a sábado: das 7h às 22h | domingo e feriado: das 7h às 18h
Instagram: https://www.instagram.com/santomercadosp/
_______
FOTOS: Daniel Cancini e Divulgação Santo Mercado