Conheça as gelaterias que conquistaram os paulistanos neste verão
Gelaterias para todos os gostos conquistam clientes com sabores autorais e ambientes acolhedores em São Paulo. Confira abaixo a lista e já prepare seu roteiro para provar sorvetes deliciosos.
San Lorenzo
Listada entre as 50 melhores gelaterias do mundo, de acordo com a última edição do Festival Mundial do Gelato realizado em Roma, hoje a San Lorenzo oferece mais de 100 sabores artesanais. Conhecida por essa diversidade em seu cardápio e pela qualidade, a casa ganhou destaque com o premiado sorvete San Lorenzo, cuja receita une ricota, mel com alecrim e pinoles. O menu de 16 sabores é alternado diariamente, mas sempre reserva uma novidade. Recentemente, foram lançados Cocco com pralinato di macadâmia, Fragola com zenzero (morango com gengibre) e Amaretto, entre outros. Para amantes da confeitaria, existem alternativas como Pistache, Baunilha, Gianduia e Amarena. A utilização de gorduras naturais, menor quantidade de açúcares, pouco ar incorporado e ausência de conservantes e corantes são alguns dos cuidados no preparo. O carro-chefe da casa é o San Lorenzo, seguido pelo San Gabriel, feito com leite, cookies e caramelo. Banoffee, Strudel, Mascarpone com figo e os Sorbets de frutas como morango e gengibre, também conquistam muitos clientes.
Av. Jorge João Saad, 900 – Morumbi – São Paulo
Tel.: (11) 2893-0387
Mooi Mooi
Inaugurada em 2022, a sorveteria artesanal Mooi Mooi já figura entre as mais visitadas de São Paulo. Não por acaso… O conceito é realmente inovador e, simplesmente, viralizou na internet! Lá os sorvetes e milkshakes podem ser criados pelos clientes. Sem contar com as combinações sugeridas pelo chef Oscar Bosch. Basicamente a casa oferece casquinhas feitas com massa de waffle, sorvetes e receitas de confeitaria. No momento do pedido, os diversos sabores podem ser misturados com alguns doces da casa e, para triturar esses ingredientes, a Mooi Mooi dispõe de uma máquina especial. Toda essa preparação ainda é finalizada por toppings incríveis. Entre os destaques do cardápio estão os sanduíches de sorvete UFO Ice, Cookies e a Pipoca caramelizada com flor de sal. Vale experimentar também o Crema Catalana, um sabor inspirado na sobremesa espanhola de mesmo nome. O doce à base de gemas, laranja, limão siciliano e canela ganhou a versão sorvete misturando esses ingredientes com crumble e crocante de macadâmia.
Rua Manuel Guedes, 249 – Itaim Bibi – São Paulo
Tel.: (11) 94456-8050
Le Botteghe Di Leonardo
Fundada em Bolonha na Itália, a Le Botteghe Di Leonardo chegou ao Brasil em 2015. Na ocasião, a flagship foi inaugurada na rua Oscar Freire, onde até hoje os gelatos são produzidos artesanalmente. Depois, vieram as lojas do Itaim, Shopping Eldorado e, em breve, no Shopping Tamboré em Alphaville. Naturalmente saudáveis, todos os produtos – cerca de 100 receitas – são preparados sem glúten (exceto o sabor de Panettone e chocolate com brownies). Além disso, a Le Botteghe conta com sabores veganos e outros sem açúcar (adoçados com stevia). Destaque para os sabores de fruta da estação e Pistacchio di Sicília, além de Hortelã (preparado com as folhas de hortelã em emulsão no leite para 48h). Pensando nos cães, eles têm ainda uma linha de picolé PET feito com iogurte branco orgânico natural, sem açúcar e sem lactose, apenas com uma gota de mel e uma fruta ou legume da estação.
Rua Oscar Freire, 42 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel.: (11) 3898-4517
Babaê Gelato
Contemporânea, brasileira e sem firulas. É assim que os proprietários definem a Babaê Gelato. Localizada em uma das ruas mais movimentadas de Pinheiros, a Ferreira de Araújo, a produção pode ser assistida por meio de um vidro entre a cozinha e o salão. Além da grande variedade de sabores e de uma cheirosa casquinha artesanal, a casa ainda oferece gelatos alcoólicos. As opções vão desde os sabores mais tradicionais, tais como Pistache e Doce de Leite, até os mais sofisticados como Queijo, figo e mel, Romeu e Julieta, Banana com Nutella e Pipoca de Cinema.
Rua Ferreira de Araújo, 281 – Pinheiros – São Paulo
Albero Dei Gelati
Comandada pela gelataia Fernanda Pamplona, a Albero dei Gelati chegou a São Paulo em 2019, tendo a sustentabilidade como um de seus pilares. Fernanda criou incríveis gelatos orgânicos, com casquinhas produzidas ali mesmo. Os copinhos, feitos de mandioca, são compostáveis e até comestíveis. As pazinhas são biodegradáveis. As lojas têm plantas, horta, colmeias de abelhas e ainda são equipadas com composteiras. O húmus líquido resultante é oferecido gratuitamente aos clientes, assim como sementes para incentivar o plantio. Este conceito nasceu na região da Lombardia em 1985, com a primeira L’Albero dei Gelati, cujo significado é “árvore de sorvetes”. O casal fundador era apaixonado pela terra e pelo que ela dava de mais fresco e saboroso. No Brasil, logo vieram as indicações para importantes premiações gastronômicas e, em pouco tempo, São Paulo ganhou três unidades. Tipicamente italiano, cremoso, fresco, com pouco açúcar e pouca gordura, preparado com frutas nativas – Uvaia e Cambuci, por exemplo –, insumos naturais e sem corantes artificiais, aromatizantes ou aditivos químicos. Vale provar também o Sorbet de Cambuci e o sabor de Queijo da Canastra com mel e castanha de caju.
Rua dos Pinheiros, 342 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3063-1821
Walnuts
A Walnuts foi idealizada por quatro amigos de infância, com formações bem diferentes, mas todos eles apaixonados por sorvetes. Inaugurada em 2017, a sorveteria artesanal preza por artigos de qualidade e sabores inusitados – com ou sem leite. Todas as receitas são feitas diariamente na própria casa, com ingredientes naturais, sem conservantes e gordura hidrogenada. Entre os destaques do menu, o sorvete de Café com cardamomo e nibs de Cacau e o sorbet de Maracujá com gengibre (sem lactose). Vale experimentar também o sorvete de Chocolate branco com cupuaçu.
Rua Morgado de Mateus, 195B – Vila Mariana – São Paulo
Tel.: (11) 5082-1824
Al Kaseem
Sob o conceito de confort food, a Al Kaseem foi inaugurada no bairro de Moema em setembro de 2020. Mas desenvolver um sorvete tipicamente árabe, sem descaracterizar o legítimo gelato italiano, foi desafiador. As respectivas tradições foram compartilhadas entre a sócia-fundadora e criadora dos sabores, Luciana Tucci, de ascendência italiana, e seu esposo, também sócio-fundador e idealizador do menu, Alaa Kaseem, nascido na Síria. A preparação virou uma atração à parte para quem visita a unidade. A fim de proporcionar uma experiência completa, o casal trouxe uma máquina do exterior para preparo dos sorvetes. Os principais ingredientes também são trazidos do Líbano, da Síria, de Dubai e de outras regiões dos Emirados. Com uma técnica diferente e pouco conhecida, chegaram a receitas exclusivas capazes de surpreender até os conterrâneos. As diversas opções de sorvetes premium incluem o Sahlab, Tâmara e Rosas. Mas o carro-chefe da casa é o Buza Árabe, seguido pelo gelato de pistache com cobertura de pistache. Para os fãs, os proprietários anunciam uma nova filial, uma fábrica e um projeto de franquias já em andamento.
Alameda dos Nhambiquaras, 1657 – Lj 5 – Moema – São Paulo
Tel.: (11) 95089-4750
Gelato Boutique
Chef Gelatière Marcia Garbin é o nome por trás da marca. A única brasileira com o título de “Gelato Pioneer” conta com uma formação internacional invejável. Com uma proposta autoral, Marcia abriu sua primeira loja em plena Avenida Paulista. Meses depois partiu para a segunda unidade, em um charmoso sobrado nos Jardins – temporariamente fechada – e, em 2021, inaugurou mais uma loja em Pinheiros. Sabores próprios, técnica artesanal e curadoria de ingredientes naturais e locais garantem o sucesso da casa. Um desses elementos tipicamente brasileiros é o Cumaru, uma semente amazônica usada nas casquinhas. “Temos várias escolas de produção de sorvete, mas as principais são a americana, a francesa e a italiana. Então, quando falamos em gelato, também estamos nos referindo a uma técnica específica. A verdadeira qualidade está nos ingredientes usados e nas técnicas aplicadas”, explica Marcia Garbin. O carro-chefe da casa é o Caffè-Lime, uma combinação do espresso italiano com o sabor do limão tahiti que rendeu à chef o prêmio de melhor gelato no Festival de Florença. A base dessa receita é o próprio café servido na loja, um blend especialmente desenvolvido para a casa com um toque de limão.
Rua dos Pinheiros, 444 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3541-1532
Davvero
Comandada pelas irmãs Débora Tesoto e Suelen Ferrari, a gelateria italiana Davvero foi inaugurada em 2015, no Itaim Bibi. Todos os produtos vendidos nas lojas são artesanais, começando pelas casquinhas à base de baunilha e a receita exclusiva de bolacha de castanhas colocada no topo dos gelatos. Frutas frescas brasileiras, pistache do Piemonte e favas de baunilha do Madagascar, entre outros ingredientes selecionados, compõem as receitas da casa. Caffe Bianco, Chocolate ao Leite Belga, Gianduja Croccante e Stracciatella são alguns dos sabores mais famosos. Mas os carros-chefes são Pistache e Doce de Leite. Tudo isso é possível graças a um equipamento importado da Itália que enriquece a produção. A fim de assegurar a qualidade, após nove anos de atuação e planejamento, finalmente a Davvero anuncia sua expansão para franquias.
Rua Afonso Braz, 351 – Vila Nova Conceição – São Paulo
Tel.: (11) 3045-7880
Pinguina Sorveteria
Quando Larissa Schutze e João Naufal abriram a primeira unidade da Pinguina em abril de 2019, nem imaginavam a proporção que o negócio tomaria. Hoje, o casal já conta com três unidades na capital paulista. Para quem nunca provou, o mais vendido da rede é o Chocolate branco com Caramelo e Macadâmia. O Sorvete de manga também é famoso! “Os clientes esperam pela época da fruta para tomar. Usamos a manga coquinho do quintal do meu pai, lá do Tocantins”, conta Larissa. Os sorvetes da casa não utilizam nada artificial, nem bases prontas, saborizantes ou corantes. As receitas são preparadas com ingredientes frescos. Os sabores de frutas, por exemplo, são feitos apenas com água e açúcares. Já os de leite, levam leite integral e creme de leite fresco.
Rua Martinico Prado, 471 – Vila Buarque – São Paulo
Nice Cream
A Nice Cream foi inaugurada no bairro do Campo Belo, em 2021, com o propósito de transformar o sorvete num alimento benéfico para a saúde das pessoas e do planeta. No entanto, a conexão das fundadoras com o esse universo já era antiga. Em 1936, o avô de Ana Franzini, cofundadora da marca, aprendeu a fazer sorvete com um imigrante russo e criou a primeira sorveteria de Mogi das Cruzes: a Santa Helena. Com essa bagagem de família, foi idealizada a nova casa em São Paulo. Desta vez, com receitas sem pastas, aromas e outros artifícios usados por sorveterias mais tradicionais. Na Nice Cream tudo é feito à base de ingredientes naturais. Fabricados artesanalmente, aqui a liga acontece com a fécula de araruta – um amido rico em fibras, de fácil digestão e sem glúten –, o leite animal A2 – hipoalergênico – e o açúcar demerara orgânico. Hoje, o carro-chefe é o Chico Bento, com massa de nata, queijo mascarpone e pedaços de goiabada. Outra recomendação é o Super Nice de merengue, com casquinha artesanal, sorvete de vanilla (feito com fava de baunilha natural), suspiro, couli de frutas vermelhas, morangos frescos e chantili batido com creme de leite fresco.
Rua Vicente Leporace, 1060 – Campo Belo – São Paulo
Tel.: (11) 5044-0378
___________
POR Kika Martins
FOTO DESTAQUE: Daniel Cancini (Al Kaseem)
FOTOS: Daniel Cancini (Al Kaseem), Divulgação Le Botteghe Di Leonardo, Divulgação Babaê Gelato, Divulgação Albero dei Gelati/Bruno Geraldi, Divulgação Walnuts/ Giovanna Aurélio, Divulgação San Lorenzo, Divulgação Mooi Mooi, Divulgação Gelato Boutique/Henrique Peron, Divulgação Davvero, Divulgação Pinguina, Divulgação Nice Cream/Estudio Mio