Conheça as faculdades participantes do 7º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs. Esse é o grande objetivo do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia, organizado pelo Grupo GoWhere, responsável pela publicação da revista GoWhere Gastronomia e pelo Prêmio Melhores da Gastronomia de São Paulo. “Há nove anos criei um concurso para descobrir o melhor estudante de gastronomia de São Paulo e ele se tornou um sucesso, graças a participação de importantes faculdades”, comenta Norberto Busto, presidente do Grupo GoWhere.
Em sua sétima edição, o Concurso Jovens Talentos da Gastronomia, trará duas grandes novidades. “Decidimos colocar um ‘tempero’ a mais no concurso e acrescentar a criação de uma sobremesa nas provas seletivas, além do já tradicional prato principal. Assim, os jurados poderão avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Para isso, convidamos para ser curadora do concurso a chef confeiteira Nathallie Casagrande, ao lado do chef Dalton Rangel, que foi nosso curador no ano passado e segue com a gente este ano”, explica João Norberto Busto Jr, vice-presidente do Grupo GoWhere.
Com o patrocínio das marcas Agropalma, Águas Prata, Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos e Polenghi Professional, a sétima edição do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia irá começar no dia 20 de maio. Ao todo, serão 8 faculdades participantes, cada uma delas com 5 duplas, que irão disputar uma vaga na prova final, que será realizada no mês de agosto.
Confira abaixo quais faculdades irão participar do 7º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia:
Anhembi Morumbi
Desde 1999, a Universidade Anhembi Morumbi oferece curso superior na área da Gastronomia, proporcionando aos alunos uma experiência única e enriquecedora no universo da culinária. As aulas práticas são verdadeiras imersões no mundo da gastronomia, permitindo que os estudantes aprimorem diferentes técnicas sob a orientação dos professores. Com coordenação de Daniel Frenda, o curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi se uniu ao Le Cordon Bleu para aprimorar a formação de futuros chefs, possibilitando a dupla certificação e graduação em Gastronomia.
https://portal.anhembi.br/graduacao/gastronomia/
Belas Artes
Participando pela primeira vez do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia, o curso Superior de Tecnólogo em Gastronomia da Belas Artes foi avaliado com 5 estrelas pelo MEC. Sob a coordenação de Robert Falk, o programa de 2 anos foi elaborado para atender às principais exigências do mercado. Além de serem preparados para criar, desenvolver ou adaptar cardápios, os alunos aprendem como conceber, planejar, organizar, gerenciar e liderar equipes em diversos estabelecimentos e setores da indústria de alimentos e bebidas.
https://www.belasartes.br/graduacao/matriz-cursos-de-graduacao/gastronomia/
Estácio
O curso de Gastronomia da Estácio oferece aos estudantes uma formação que vai além da cozinha, desenvolvendo também a habilidade de cada um na gestão de negócios. O coordenador Helio Takeda, da unidade Santo Amaro, relata que o grande diferencial do curso é a disciplina de Cozinha Francesa, além da grande quantidade de aulas práticas, onde são realizadas demonstrações de produção e montagem de pratos.
https://estacio.br/cursos/graduacao/gastronomia
FAM
De olho nas necessidades do mercado e da sociedade, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da FAM – coordenado por Marcelo Malta – conta com uma matriz curricular focada nas disciplinas práticas, permitindo a formação de profissionais com múltiplas competências e habilidades. Um dos diferenciais da Gastronomia FAM é a infraestrutura das cozinhas pedagógicas montadas com equipamentos profissionais de alta tecnologia.
https://www.vemprafam.com.br/cursos/gastronomia/
FMU
Com a missão de preparar profissionais conscientes, críticos e prontos para encararem os desafios do mercado de trabalho, o curso de Tecnologia em Gastronomia da FMU – coordenado por Sandra Monici – proporciona aos alunos o contato com técnicas gastronômicas de diferentes lugares do mundo. Além disso, os estudantes passam por uma imersão em questões importantes ligadas à sustentabilidade e à segurança dos alimentos. Durante o curso, também são abordados temas como gestão e marketing para empreendimentos gastronômicos. O curso conta com quatro cozinhas totalmente equipadas com bancadas, utensílios, eletrodomésticos, fornos elétricos e sistema de refrigeração de última geração, garantindo um ambiente de aprendizado similar ao das cozinhas profissionais.
https://portal.fmu.br/cursos/graduacao/gastronomia/
Mackenzie
Sob a coordenação de Camila Landi, o curso de gastronomia da Universidade Mackenzie conta com profissionais do setor e chefs com alto conhecimento das tradições culinárias brasileiras e paulistas. Os alunos aprendem a manejar os mais diferentes utensílios de cozinha ao mesmo tempo em que se aprofundam em técnicas culinárias avançadas, princípios de atendimento ao cliente, planejamento de eventos e criação de experiências gastronômicas memoráveis. O curso possui laboratórios culinários bem equipados e cozinhas modernas.
https://www.mackenzie.br/graduacao/sao-paulo-higienopolis/gastronomia-tecnologo
Senac
O curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – que está sob a coordenação de Zenir Dalla Costa – oferece uma jornada que combina arte, ciência e cultura na experiência educacional. Ao longo de dois anos, os estudantes aprendem a dominar diversas técnicas culinárias, enquanto adquirem conhecimento em história alimentar e gestão de negócios gastronômicos. O Senac também oferece atividades práticas nas cozinhas e nos laboratórios, seminários, eventos com profissionais da área e visitas técnicas.
https://www.sp.senac.br/graduacao/tecnologia-em-gastronomia
UNIP
O curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UNIP, coordenado por Rodrigo Stolf, apresenta aos alunos diversas disciplinas que compõem a área de gastronomia, formando profissionais que possam atuar e empreender com mais assertividade neste mercado. Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades práticas em disciplinas como Técnicas Básicas de Cozinha, Confeitaria, Panificação, Cozinha Internacional e Cozinha regional brasileira. As gastronomias vegetariana, funcional e sustentável também são abordadas durante as aulas.
https://www.unip.br/cursos/graduacao/tecnologicos/gastronomia.aspx
________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS FACULDADES: Divulgação, Divulgação FAM/Davi Lima Muller e Daniel Cancini (Mackenzie)